Sistema de Comunicação Alternativa na Interação de um aluno com autismo e seu professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Andréa Rizzo dos [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Deliberato, Débora [UNESP], Ana Lúcia Rossito Aiello
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.periodicos.proped.pro.br/index.php/revistateias/article/view/802
http://hdl.handle.net/11449/115052
Resumo: Individuals with autism are often unable to communicate through speech, and the ones that are able to speak sometimes cannot begin or to maintain a conversation. This article presents a case study that observed the communicative profile of a young student with autism interacting with his teacher during classroom activities using adapted PECS. The results demonstrated that the autistic student enhanced communicative initiatives in the interaction with his teacher, and the augmentative and alternative communication system was a facilitating tool used in the communicative learning process.
id UNSP_4317ed81a6343abdc31a62d01c4e3a34
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/115052
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Sistema de Comunicação Alternativa na Interação de um aluno com autismo e seu professorAugmentative and alternative communication system in interaction between an autist student and his teacherautismoComunicação Alternativainteração socialIndividuals with autism are often unable to communicate through speech, and the ones that are able to speak sometimes cannot begin or to maintain a conversation. This article presents a case study that observed the communicative profile of a young student with autism interacting with his teacher during classroom activities using adapted PECS. The results demonstrated that the autistic student enhanced communicative initiatives in the interaction with his teacher, and the augmentative and alternative communication system was a facilitating tool used in the communicative learning process.Indivíduos com autismo muitas vezes são incapazes de se comunicar por meio da fala, e os que chegam a falar possuem prejuízo na capacidade de iniciar ou manter uma conversação. Este artigo apresenta um estudo de caso que examinou o uso do sistema comunicativo PECS-Adaptado por um aluno autista na interação com sua professora nos momentos de atividades em sala de aula. Os resultados encontrados demonstraram que o aluno autista apresentou, por meio do uso do PECS-Adaptado, mais iniciativas comunicativas na relação com seu professor, o que parece ter sido um canal facilitador no processo da aprendizagem da comunicação.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, R. Hygino Muzzi Filho,737, Campus Universitário, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)Santos, Andréa Rizzo dos [UNESP]Deliberato, Débora [UNESP]Ana Lúcia Rossito Aiello2015-02-24T13:57:43Z2015-02-24T13:57:43Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article227-245application/pdfhttp://www.periodicos.proped.pro.br/index.php/revistateias/article/view/802Teias, v. 13, n. 30, p. 227-245, 2012.1518-5370http://hdl.handle.net/11449/115052ISSN15185370-2012-13-30-227-245.pdf98044074129750625154063375333536Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporTeiasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-12T06:15:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/115052Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-12T06:15:52Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Sistema de Comunicação Alternativa na Interação de um aluno com autismo e seu professor
Augmentative and alternative communication system in interaction between an autist student and his teacher
title Sistema de Comunicação Alternativa na Interação de um aluno com autismo e seu professor
spellingShingle Sistema de Comunicação Alternativa na Interação de um aluno com autismo e seu professor
Santos, Andréa Rizzo dos [UNESP]
autismo
Comunicação Alternativa
interação social
title_short Sistema de Comunicação Alternativa na Interação de um aluno com autismo e seu professor
title_full Sistema de Comunicação Alternativa na Interação de um aluno com autismo e seu professor
title_fullStr Sistema de Comunicação Alternativa na Interação de um aluno com autismo e seu professor
title_full_unstemmed Sistema de Comunicação Alternativa na Interação de um aluno com autismo e seu professor
title_sort Sistema de Comunicação Alternativa na Interação de um aluno com autismo e seu professor
author Santos, Andréa Rizzo dos [UNESP]
author_facet Santos, Andréa Rizzo dos [UNESP]
Deliberato, Débora [UNESP]
Ana Lúcia Rossito Aiello
author_role author
author2 Deliberato, Débora [UNESP]
Ana Lúcia Rossito Aiello
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Andréa Rizzo dos [UNESP]
Deliberato, Débora [UNESP]
Ana Lúcia Rossito Aiello
dc.subject.por.fl_str_mv autismo
Comunicação Alternativa
interação social
topic autismo
Comunicação Alternativa
interação social
description Individuals with autism are often unable to communicate through speech, and the ones that are able to speak sometimes cannot begin or to maintain a conversation. This article presents a case study that observed the communicative profile of a young student with autism interacting with his teacher during classroom activities using adapted PECS. The results demonstrated that the autistic student enhanced communicative initiatives in the interaction with his teacher, and the augmentative and alternative communication system was a facilitating tool used in the communicative learning process.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2015-02-24T13:57:43Z
2015-02-24T13:57:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.proped.pro.br/index.php/revistateias/article/view/802
Teias, v. 13, n. 30, p. 227-245, 2012.
1518-5370
http://hdl.handle.net/11449/115052
ISSN15185370-2012-13-30-227-245.pdf
9804407412975062
5154063375333536
url http://www.periodicos.proped.pro.br/index.php/revistateias/article/view/802
http://hdl.handle.net/11449/115052
identifier_str_mv Teias, v. 13, n. 30, p. 227-245, 2012.
1518-5370
ISSN15185370-2012-13-30-227-245.pdf
9804407412975062
5154063375333536
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Teias
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 227-245
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649693763239936