Dispositivo estratégico, resistência e relações de poder: um ensaio sobre a identidade do Centro de Educação Matemática (CEM) e seu papel na (E)educação (M)matemática brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Heloísa da [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.5212/PraxEduc.v.7i2.0006
http://hdl.handle.net/11449/134881
Resumo: This paper presents some results of the investigation on the Mathematical Education Centre (CEM), a group of mathematics teachers’ educators in São Paulo, Brazil, acting mainly between 1984 and 1997. The essay, marked by an effort to constitute the identity of the CEM based on Foucault, assumes that the identity constitution process is not about what CEM is or was, but mainly about a set of possibilities of apprehending it from its historically contextualized strategies and initiatives. In this Foucauldian reading, which brings about concepts such as "strategic device", "resistance" and "power relations", the CEM constitution appears while it creates conditions for the constitution of Brazilian modern mathematical education.
id UNSP_432646b5476484c8dc0e7d5a42f3808c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/134881
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Dispositivo estratégico, resistência e relações de poder: um ensaio sobre a identidade do Centro de Educação Matemática (CEM) e seu papel na (E)educação (M)matemática brasileiraStrategic device, resistance and power relations: an essay on the identity of the Mathematical Education Center (CEM in the Brazilian abbreviation) and its role in the Brazilian Mathematical EducationMathematical instructionIdentitiesFoucauldian readingEducação matemáticaIdentidadesLeitura FoucaultianaThis paper presents some results of the investigation on the Mathematical Education Centre (CEM), a group of mathematics teachers’ educators in São Paulo, Brazil, acting mainly between 1984 and 1997. The essay, marked by an effort to constitute the identity of the CEM based on Foucault, assumes that the identity constitution process is not about what CEM is or was, but mainly about a set of possibilities of apprehending it from its historically contextualized strategies and initiatives. In this Foucauldian reading, which brings about concepts such as "strategic device", "resistance" and "power relations", the CEM constitution appears while it creates conditions for the constitution of Brazilian modern mathematical education.Este artigo apresenta alguns resultados da investigação realizada sobre o Centro de Educação Matemática (CEM), um grupo de educadores matemáticos da cidade de São Paulo atuante principalmente entre os anos de 1984 e 1997. No ensaio, marcado por um exercício de constituir a identidade do CEM a partir de uma leitura foucaultiana, assume-se que o processo de constituição de identidades não se refere ao que o CEM é ou foi, mas a um conjunto de possibilidades de apreendê-lo a partir de estratégias e iniciativas historicamente contextualizadas. Nessa leitura foucaultiana, que traz à cena conceitos como "dispositivo estratégico", "resistências" e "relações de poder", o CEM é visto como constituindo-se ao criar condições para a constituição da moderna Educação Matemática brasileira.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), Departamento de Educação Matemática, Rio Claro, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Matemática, Bauru, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), Departamento de Educação Matemática, Rio Claro, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Matemática, Bauru, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Heloísa da [UNESP]Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP]2016-03-02T12:58:50Z2016-03-02T12:58:50Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article421-443application/pdfhttp://dx.doi.org/10.5212/PraxEduc.v.7i2.0006Práxis Educativa, v. 7, n. 2, p. 421-443, 2012.1809-4309http://hdl.handle.net/11449/13488110.5212/PraxEduc.v.7i2.0006ISSN1809-4309-2012-07-02-421-443.pdf63413568869219815089072868644414Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPráxis Educativainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-29T14:59:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/134881Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-29T14:59:29Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Dispositivo estratégico, resistência e relações de poder: um ensaio sobre a identidade do Centro de Educação Matemática (CEM) e seu papel na (E)educação (M)matemática brasileira
Strategic device, resistance and power relations: an essay on the identity of the Mathematical Education Center (CEM in the Brazilian abbreviation) and its role in the Brazilian Mathematical Education
title Dispositivo estratégico, resistência e relações de poder: um ensaio sobre a identidade do Centro de Educação Matemática (CEM) e seu papel na (E)educação (M)matemática brasileira
spellingShingle Dispositivo estratégico, resistência e relações de poder: um ensaio sobre a identidade do Centro de Educação Matemática (CEM) e seu papel na (E)educação (M)matemática brasileira
Silva, Heloísa da [UNESP]
Mathematical instruction
Identities
Foucauldian reading
Educação matemática
Identidades
Leitura Foucaultiana
title_short Dispositivo estratégico, resistência e relações de poder: um ensaio sobre a identidade do Centro de Educação Matemática (CEM) e seu papel na (E)educação (M)matemática brasileira
title_full Dispositivo estratégico, resistência e relações de poder: um ensaio sobre a identidade do Centro de Educação Matemática (CEM) e seu papel na (E)educação (M)matemática brasileira
title_fullStr Dispositivo estratégico, resistência e relações de poder: um ensaio sobre a identidade do Centro de Educação Matemática (CEM) e seu papel na (E)educação (M)matemática brasileira
title_full_unstemmed Dispositivo estratégico, resistência e relações de poder: um ensaio sobre a identidade do Centro de Educação Matemática (CEM) e seu papel na (E)educação (M)matemática brasileira
title_sort Dispositivo estratégico, resistência e relações de poder: um ensaio sobre a identidade do Centro de Educação Matemática (CEM) e seu papel na (E)educação (M)matemática brasileira
author Silva, Heloísa da [UNESP]
author_facet Silva, Heloísa da [UNESP]
Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP]
author_role author
author2 Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Heloísa da [UNESP]
Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Mathematical instruction
Identities
Foucauldian reading
Educação matemática
Identidades
Leitura Foucaultiana
topic Mathematical instruction
Identities
Foucauldian reading
Educação matemática
Identidades
Leitura Foucaultiana
description This paper presents some results of the investigation on the Mathematical Education Centre (CEM), a group of mathematics teachers’ educators in São Paulo, Brazil, acting mainly between 1984 and 1997. The essay, marked by an effort to constitute the identity of the CEM based on Foucault, assumes that the identity constitution process is not about what CEM is or was, but mainly about a set of possibilities of apprehending it from its historically contextualized strategies and initiatives. In this Foucauldian reading, which brings about concepts such as "strategic device", "resistance" and "power relations", the CEM constitution appears while it creates conditions for the constitution of Brazilian modern mathematical education.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2016-03-02T12:58:50Z
2016-03-02T12:58:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.5212/PraxEduc.v.7i2.0006
Práxis Educativa, v. 7, n. 2, p. 421-443, 2012.
1809-4309
http://hdl.handle.net/11449/134881
10.5212/PraxEduc.v.7i2.0006
ISSN1809-4309-2012-07-02-421-443.pdf
6341356886921981
5089072868644414
url http://dx.doi.org/10.5212/PraxEduc.v.7i2.0006
http://hdl.handle.net/11449/134881
identifier_str_mv Práxis Educativa, v. 7, n. 2, p. 421-443, 2012.
1809-4309
10.5212/PraxEduc.v.7i2.0006
ISSN1809-4309-2012-07-02-421-443.pdf
6341356886921981
5089072868644414
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Práxis Educativa
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 421-443
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046049233764352