A aprendizagem do desenho e da escrita: uma experiência com ideogramas japoneses no ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/139097 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-04-01/000863417.pdf |
Resumo: | The aim of this paper is to gather research information and studies posted about the importance of social environment in the development of symbolic systems on children. Languages verbal, visual and written are interrelated representation systems, although each one has its own characteristics and elements. The objective of this paper is to elucidate the importance of linking the various existing types of language and therefore the importance of a coordinate approach also in the teaching-learning situations of these systems. The work also intends to disclose how thin is the line that separates writing of drawing, both of them as representative systems. As well as to show how visual information and language are intrinsically linked as thought happens by the connections between them. The work includes the report of an activity with Japanese ideograms done in the author's teacher's training at formal education. It also approaches pictographic, creative and poetic aspects of ideograms that brings up new ways of thinking and representing symbolically just like the methods of artistic language |
id |
UNSP_435f279dd6fc8cb64aae803616d316da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/139097 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A aprendizagem do desenho e da escrita: uma experiência com ideogramas japoneses no ensino fundamentalAlfabetizaçãoDesenho infantilCaracteres chineses - JapãoDesenho - Estudo e ensinoLiteracyThe aim of this paper is to gather research information and studies posted about the importance of social environment in the development of symbolic systems on children. Languages verbal, visual and written are interrelated representation systems, although each one has its own characteristics and elements. The objective of this paper is to elucidate the importance of linking the various existing types of language and therefore the importance of a coordinate approach also in the teaching-learning situations of these systems. The work also intends to disclose how thin is the line that separates writing of drawing, both of them as representative systems. As well as to show how visual information and language are intrinsically linked as thought happens by the connections between them. The work includes the report of an activity with Japanese ideograms done in the author's teacher's training at formal education. It also approaches pictographic, creative and poetic aspects of ideograms that brings up new ways of thinking and representing symbolically just like the methods of artistic languageO presente trabalho pretende reunir informações de pesquisas e artigos publicados sobre a importância do meio social no desenvolvimento dos sistemas simbólicos nas crianças. A linguagem verbal, visual e escrita são sistemas de representação entrelaçados, mas cada um possui seus elementos e características próprias. O objetivo do trabalho é elucidar a importância de articular as diversas linguagens existentes e por consequência a importância de uma abordagem articulada também nas situações de ensino-aprendizagem desses sistemas. O trabalho pretende também revelar como é tênue a linha que distingue a escrita do desenho, sendo ambos sistemas de representação além de evidenciar como a visualidade e a linguagem são intrinsecamente ligadas uma vez que o pensamento se dá através das conexões entre ambas. O trabalho conta com o relato de uma atividade com ideogramas japoneses, realizada durante o estágio na educação formal da autora. Aborda o aspecto pictográfico, criativo e poético dos ideogramas, que, trazendo à tona novas formas de pensar e representar simbolicamente, conversando com os métodos da própria linguagem artísticaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Coutinho, Rejane Galvão [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Maruyama, Monica Lie [UNESP]2016-06-07T17:10:39Z2016-06-07T17:10:39Z2015-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis58 f.application/pdfMARUYAMA, Monica Lie. A aprendizagem do desenho e da escrita: uma experiência com ideogramas japoneses no ensino fundamental. 2015. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (bacharelado - Artes Visuais) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2015.http://hdl.handle.net/11449/139097000863417http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-04-01/000863417.pdf91506590983346330000-0002-9761-8135Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-18T06:15:47Zoai:repositorio.unesp.br:11449/139097Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:37:57.556194Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A aprendizagem do desenho e da escrita: uma experiência com ideogramas japoneses no ensino fundamental |
title |
A aprendizagem do desenho e da escrita: uma experiência com ideogramas japoneses no ensino fundamental |
spellingShingle |
A aprendizagem do desenho e da escrita: uma experiência com ideogramas japoneses no ensino fundamental Maruyama, Monica Lie [UNESP] Alfabetização Desenho infantil Caracteres chineses - Japão Desenho - Estudo e ensino Literacy |
title_short |
A aprendizagem do desenho e da escrita: uma experiência com ideogramas japoneses no ensino fundamental |
title_full |
A aprendizagem do desenho e da escrita: uma experiência com ideogramas japoneses no ensino fundamental |
title_fullStr |
A aprendizagem do desenho e da escrita: uma experiência com ideogramas japoneses no ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
A aprendizagem do desenho e da escrita: uma experiência com ideogramas japoneses no ensino fundamental |
title_sort |
A aprendizagem do desenho e da escrita: uma experiência com ideogramas japoneses no ensino fundamental |
author |
Maruyama, Monica Lie [UNESP] |
author_facet |
Maruyama, Monica Lie [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coutinho, Rejane Galvão [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maruyama, Monica Lie [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Desenho infantil Caracteres chineses - Japão Desenho - Estudo e ensino Literacy |
topic |
Alfabetização Desenho infantil Caracteres chineses - Japão Desenho - Estudo e ensino Literacy |
description |
The aim of this paper is to gather research information and studies posted about the importance of social environment in the development of symbolic systems on children. Languages verbal, visual and written are interrelated representation systems, although each one has its own characteristics and elements. The objective of this paper is to elucidate the importance of linking the various existing types of language and therefore the importance of a coordinate approach also in the teaching-learning situations of these systems. The work also intends to disclose how thin is the line that separates writing of drawing, both of them as representative systems. As well as to show how visual information and language are intrinsically linked as thought happens by the connections between them. The work includes the report of an activity with Japanese ideograms done in the author's teacher's training at formal education. It also approaches pictographic, creative and poetic aspects of ideograms that brings up new ways of thinking and representing symbolically just like the methods of artistic language |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-25 2016-06-07T17:10:39Z 2016-06-07T17:10:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MARUYAMA, Monica Lie. A aprendizagem do desenho e da escrita: uma experiência com ideogramas japoneses no ensino fundamental. 2015. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (bacharelado - Artes Visuais) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2015. http://hdl.handle.net/11449/139097 000863417 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-04-01/000863417.pdf 9150659098334633 0000-0002-9761-8135 |
identifier_str_mv |
MARUYAMA, Monica Lie. A aprendizagem do desenho e da escrita: uma experiência com ideogramas japoneses no ensino fundamental. 2015. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (bacharelado - Artes Visuais) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2015. 000863417 9150659098334633 0000-0002-9761-8135 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/139097 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-04-01/000863417.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
58 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129230274297856 |