A aprendizagem do desenho e da escrita: uma experiência com ideogramas japoneses no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maruyama, Monica Lie [UNESP]
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/139097
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-04-01/000863417.pdf
Resumo: The aim of this paper is to gather research information and studies posted about the importance of social environment in the development of symbolic systems on children. Languages verbal, visual and written are interrelated representation systems, although each one has its own characteristics and elements. The objective of this paper is to elucidate the importance of linking the various existing types of language and therefore the importance of a coordinate approach also in the teaching-learning situations of these systems. The work also intends to disclose how thin is the line that separates writing of drawing, both of them as representative systems. As well as to show how visual information and language are intrinsically linked as thought happens by the connections between them. The work includes the report of an activity with Japanese ideograms done in the author's teacher's training at formal education. It also approaches pictographic, creative and poetic aspects of ideograms that brings up new ways of thinking and representing symbolically just like the methods of artistic language
id UNSP_435f279dd6fc8cb64aae803616d316da
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/139097
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A aprendizagem do desenho e da escrita: uma experiência com ideogramas japoneses no ensino fundamentalAlfabetizaçãoDesenho infantilCaracteres chineses - JapãoDesenho - Estudo e ensinoLiteracyThe aim of this paper is to gather research information and studies posted about the importance of social environment in the development of symbolic systems on children. Languages verbal, visual and written are interrelated representation systems, although each one has its own characteristics and elements. The objective of this paper is to elucidate the importance of linking the various existing types of language and therefore the importance of a coordinate approach also in the teaching-learning situations of these systems. The work also intends to disclose how thin is the line that separates writing of drawing, both of them as representative systems. As well as to show how visual information and language are intrinsically linked as thought happens by the connections between them. The work includes the report of an activity with Japanese ideograms done in the author's teacher's training at formal education. It also approaches pictographic, creative and poetic aspects of ideograms that brings up new ways of thinking and representing symbolically just like the methods of artistic languageO presente trabalho pretende reunir informações de pesquisas e artigos publicados sobre a importância do meio social no desenvolvimento dos sistemas simbólicos nas crianças. A linguagem verbal, visual e escrita são sistemas de representação entrelaçados, mas cada um possui seus elementos e características próprias. O objetivo do trabalho é elucidar a importância de articular as diversas linguagens existentes e por consequência a importância de uma abordagem articulada também nas situações de ensino-aprendizagem desses sistemas. O trabalho pretende também revelar como é tênue a linha que distingue a escrita do desenho, sendo ambos sistemas de representação além de evidenciar como a visualidade e a linguagem são intrinsecamente ligadas uma vez que o pensamento se dá através das conexões entre ambas. O trabalho conta com o relato de uma atividade com ideogramas japoneses, realizada durante o estágio na educação formal da autora. Aborda o aspecto pictográfico, criativo e poético dos ideogramas, que, trazendo à tona novas formas de pensar e representar simbolicamente, conversando com os métodos da própria linguagem artísticaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Coutinho, Rejane Galvão [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Maruyama, Monica Lie [UNESP]2016-06-07T17:10:39Z2016-06-07T17:10:39Z2015-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis58 f.application/pdfMARUYAMA, Monica Lie. A aprendizagem do desenho e da escrita: uma experiência com ideogramas japoneses no ensino fundamental. 2015. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (bacharelado - Artes Visuais) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2015.http://hdl.handle.net/11449/139097000863417http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-04-01/000863417.pdf91506590983346330000-0002-9761-8135Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-18T06:15:47Zoai:repositorio.unesp.br:11449/139097Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:37:57.556194Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A aprendizagem do desenho e da escrita: uma experiência com ideogramas japoneses no ensino fundamental
title A aprendizagem do desenho e da escrita: uma experiência com ideogramas japoneses no ensino fundamental
spellingShingle A aprendizagem do desenho e da escrita: uma experiência com ideogramas japoneses no ensino fundamental
Maruyama, Monica Lie [UNESP]
Alfabetização
Desenho infantil
Caracteres chineses - Japão
Desenho - Estudo e ensino
Literacy
title_short A aprendizagem do desenho e da escrita: uma experiência com ideogramas japoneses no ensino fundamental
title_full A aprendizagem do desenho e da escrita: uma experiência com ideogramas japoneses no ensino fundamental
title_fullStr A aprendizagem do desenho e da escrita: uma experiência com ideogramas japoneses no ensino fundamental
title_full_unstemmed A aprendizagem do desenho e da escrita: uma experiência com ideogramas japoneses no ensino fundamental
title_sort A aprendizagem do desenho e da escrita: uma experiência com ideogramas japoneses no ensino fundamental
author Maruyama, Monica Lie [UNESP]
author_facet Maruyama, Monica Lie [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coutinho, Rejane Galvão [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Maruyama, Monica Lie [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Desenho infantil
Caracteres chineses - Japão
Desenho - Estudo e ensino
Literacy
topic Alfabetização
Desenho infantil
Caracteres chineses - Japão
Desenho - Estudo e ensino
Literacy
description The aim of this paper is to gather research information and studies posted about the importance of social environment in the development of symbolic systems on children. Languages verbal, visual and written are interrelated representation systems, although each one has its own characteristics and elements. The objective of this paper is to elucidate the importance of linking the various existing types of language and therefore the importance of a coordinate approach also in the teaching-learning situations of these systems. The work also intends to disclose how thin is the line that separates writing of drawing, both of them as representative systems. As well as to show how visual information and language are intrinsically linked as thought happens by the connections between them. The work includes the report of an activity with Japanese ideograms done in the author's teacher's training at formal education. It also approaches pictographic, creative and poetic aspects of ideograms that brings up new ways of thinking and representing symbolically just like the methods of artistic language
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-25
2016-06-07T17:10:39Z
2016-06-07T17:10:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARUYAMA, Monica Lie. A aprendizagem do desenho e da escrita: uma experiência com ideogramas japoneses no ensino fundamental. 2015. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (bacharelado - Artes Visuais) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2015.
http://hdl.handle.net/11449/139097
000863417
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-04-01/000863417.pdf
9150659098334633
0000-0002-9761-8135
identifier_str_mv MARUYAMA, Monica Lie. A aprendizagem do desenho e da escrita: uma experiência com ideogramas japoneses no ensino fundamental. 2015. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (bacharelado - Artes Visuais) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2015.
000863417
9150659098334633
0000-0002-9761-8135
url http://hdl.handle.net/11449/139097
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-04-01/000863417.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 58 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129230274297856