O romance em desconstrução: inovação e experimentação em Jacques le fataliste et son maître
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/151003 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é mostrar como o romance de Denis Diderot (1713-1784), Jacques le fataliste et son maître (1778), discute no plano da obra propriamente dita as principais questões do gênero romanesco, colocando em prática uma série de procedimentos que propunham a renovação e evolução da forma do romance. Pretende-se mostrar como Diderot descreve em seus ensaios críticos essas técnicas e as utiliza em seu romance, desmascarando a ficcionalidade de qualquer relato romanesco através de um narrador realista e lúcido e de um protagonista de caracteres picarescos como Jacques. Trata-se, portanto, de demonstrar a importância de Jacques le fataliste para a evolução do próprio gênero ao colocar em evidência procedimentos e temas literários inovadores, transformando o falso - a ficção – em forma de declarar a verdade e de discutir os problemas históricos de seu tempo. Jacques le fataliste é um romance que, ao mesmo tempo em que reforça sua associação com a verossimilhança através do retrato dos costumes, indaga e procura dar uma resposta em sua própria estrutura sobre as perguntas-chave em relação ao romance enquanto gênero: o que é a ficção? O que vem a ser um romance? Nesse contexto, pode-se dizer que a obra de Diderot é o primeiro romance francês que alia radicalmente a discussão sobre a natureza do gênero com os problemas sócio-históricos da França. |
id |
UNSP_4382b5d9870ef4fcd91a105e020f3bf9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/151003 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O romance em desconstrução: inovação e experimentação em Jacques le fataliste et son maîtreLe roman déconstruit: l'innovation et l'expérimentation dans Jacques le fataliste et son maître.História do romanceJacques le fataliste et son maîtreRealismoSéculo XVIIIO objetivo deste trabalho é mostrar como o romance de Denis Diderot (1713-1784), Jacques le fataliste et son maître (1778), discute no plano da obra propriamente dita as principais questões do gênero romanesco, colocando em prática uma série de procedimentos que propunham a renovação e evolução da forma do romance. Pretende-se mostrar como Diderot descreve em seus ensaios críticos essas técnicas e as utiliza em seu romance, desmascarando a ficcionalidade de qualquer relato romanesco através de um narrador realista e lúcido e de um protagonista de caracteres picarescos como Jacques. Trata-se, portanto, de demonstrar a importância de Jacques le fataliste para a evolução do próprio gênero ao colocar em evidência procedimentos e temas literários inovadores, transformando o falso - a ficção – em forma de declarar a verdade e de discutir os problemas históricos de seu tempo. Jacques le fataliste é um romance que, ao mesmo tempo em que reforça sua associação com a verossimilhança através do retrato dos costumes, indaga e procura dar uma resposta em sua própria estrutura sobre as perguntas-chave em relação ao romance enquanto gênero: o que é a ficção? O que vem a ser um romance? Nesse contexto, pode-se dizer que a obra de Diderot é o primeiro romance francês que alia radicalmente a discussão sobre a natureza do gênero com os problemas sócio-históricos da França.L’objectif principal de cette recherche est de demontrer comment le roman Jacques le fataliste et son maître met en discussion, dans la structure de l’oeuvre, les questions principales du genre romanesque. Le roman propose la rénovation et l’évolution du modèle romanesque. Nous voulons, ainsi, montrer comment Diderot décrit dans ses essais critiques les manières nouvelles qu’il utilize dans l’écriture d’ un récit et comment il fait usage de celles-là, en démasquant la fictionnalité de tout récit romanesque à travers un narrateur réaliste et ludique et aussi un héros aux caractéristiques picaresques comme Jacques. Il s’agit, alors, de démontrer l’importance de Jacques le fataliste pour l’évolution du genre romanesque, surtout parce que ce roman met en évidence des procédures et des thèmes littéraires innovateurs, que transforment l’artificiel - la fiction - dans une forme de déclaration du vrai et de mise en question des problèmes historiques du dix-huitième siècle. Jacques le fataliste est un roman qui assure la vraisemblance au moyen du portrait de moeurs, et en même temps, cherche à donner une réponse aux quéstions-clé sur le genre romanesque: C’est quoi la fiction? C’est quoi le romanc? Dans ce contexte, nous pouvons dire que l’oeuvre de Diderot c’est le premier roman français qui allie de façon radicale le questionnement du genre avec les problèmes historiques de son époque.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Leite, Guacira Marcondes Machado [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Evaneide Araújo da [UNESP]2017-06-28T20:43:43Z2017-06-28T20:43:43Z2017-05-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15100300088824733004030016P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T19:22:04Zoai:repositorio.unesp.br:11449/151003Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:46:40.097562Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O romance em desconstrução: inovação e experimentação em Jacques le fataliste et son maître Le roman déconstruit: l'innovation et l'expérimentation dans Jacques le fataliste et son maître. |
title |
O romance em desconstrução: inovação e experimentação em Jacques le fataliste et son maître |
spellingShingle |
O romance em desconstrução: inovação e experimentação em Jacques le fataliste et son maître Silva, Evaneide Araújo da [UNESP] História do romance Jacques le fataliste et son maître Realismo Século XVIII |
title_short |
O romance em desconstrução: inovação e experimentação em Jacques le fataliste et son maître |
title_full |
O romance em desconstrução: inovação e experimentação em Jacques le fataliste et son maître |
title_fullStr |
O romance em desconstrução: inovação e experimentação em Jacques le fataliste et son maître |
title_full_unstemmed |
O romance em desconstrução: inovação e experimentação em Jacques le fataliste et son maître |
title_sort |
O romance em desconstrução: inovação e experimentação em Jacques le fataliste et son maître |
author |
Silva, Evaneide Araújo da [UNESP] |
author_facet |
Silva, Evaneide Araújo da [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Leite, Guacira Marcondes Machado [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Evaneide Araújo da [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História do romance Jacques le fataliste et son maître Realismo Século XVIII |
topic |
História do romance Jacques le fataliste et son maître Realismo Século XVIII |
description |
O objetivo deste trabalho é mostrar como o romance de Denis Diderot (1713-1784), Jacques le fataliste et son maître (1778), discute no plano da obra propriamente dita as principais questões do gênero romanesco, colocando em prática uma série de procedimentos que propunham a renovação e evolução da forma do romance. Pretende-se mostrar como Diderot descreve em seus ensaios críticos essas técnicas e as utiliza em seu romance, desmascarando a ficcionalidade de qualquer relato romanesco através de um narrador realista e lúcido e de um protagonista de caracteres picarescos como Jacques. Trata-se, portanto, de demonstrar a importância de Jacques le fataliste para a evolução do próprio gênero ao colocar em evidência procedimentos e temas literários inovadores, transformando o falso - a ficção – em forma de declarar a verdade e de discutir os problemas históricos de seu tempo. Jacques le fataliste é um romance que, ao mesmo tempo em que reforça sua associação com a verossimilhança através do retrato dos costumes, indaga e procura dar uma resposta em sua própria estrutura sobre as perguntas-chave em relação ao romance enquanto gênero: o que é a ficção? O que vem a ser um romance? Nesse contexto, pode-se dizer que a obra de Diderot é o primeiro romance francês que alia radicalmente a discussão sobre a natureza do gênero com os problemas sócio-históricos da França. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-28T20:43:43Z 2017-06-28T20:43:43Z 2017-05-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/151003 000888247 33004030016P0 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/151003 |
identifier_str_mv |
000888247 33004030016P0 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129461595406336 |