Ginástica artística: prática de atividades psicomotoras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Sa_de/Saude129.htm http://hdl.handle.net/11449/148482 |
Resumo: | Introdução: Projeto em desenvolvimento no Câmpus da UNESP de Bauru, com a participação de aproximadamente 150 crianças de ambos os sexos e idade variando entre 06 e 10 anos. Propõe-se a desenvolver um programa com conteúdos e objetivos não só motor, porém cognitivo, afetivo e social, respeitando-se as características, necessidades, expectativas, interesses e capacidades das crianças, utilizando-se dos elementos básicos da Ginástica Artística (GA). A utilização desses elementos, permitem descobrir os diversos segmentos do corpo, sentir e realizar vários movimentos que se sucedem. A GA possibilita aos praticantes, conscientização geral da existência do corpo, dos deslocamentos em um espaço onde as distâncias, intervalos, direções e sentidos são avaliados e controlados. Esse esporte possui uma variedade de movimentos (situações e posições inabituais) que se tornam indispensáveis em um programa de atividades psicomotoras; são altamente motivantes, pelo desafio que proporcionam à necessidade de ação da criança, despertando o prazer da execução, além é claro, de estimularem a atenção, o reflexo e o raciocínio. As crianças envolvidas são levadas a explorarem os aparelhos específicos desse esporte, apossar e adaptar seu corpo à ele, de modo a transformá-lo em um instrumento de sua própria habilidade. Assim concebido, esse esporte torna-se um aspecto de educação total da criança, um processo que permite adquirir conhecimentos e domínios melhor do mundo e si mesmo. Objetivos: Aplicar uma prática esportiva onde as atividades psicomotoras sejam integradas no sentido de favorecer o desenvolvimento integral da criança; proporcionar desenvolvimento motor, cognitivo e social das crianças envolvidas; proporcionar aos participantes, a possibilidade de intervir e desenvolver suas atividades agindo, criando, mostrando, organizando, envolvendo sempre as diferentes dimensões de sua personalidade e verificar a existência de diferença significativa na melhoria da coordenação motora das crianças. Método: Propõe-se a utilizar dos elementos da GA, como uma prática educacional inserida num projeto pedagógico global, conjugado a formação intelectual, social, moral, psicológica e motora, visando cultuar e não cultivar as energias físicas, contribuindo para a formação da criança, onde os conteúdos desenvolvidos propõe-se a respeitar as fases de crescimento e desenvolvimento dos participantes. Resultados Esperados: Proporcionar aos participantes, uma prática esportiva saudável, que atenda suas necessidades e interesses; buscar o desenvolvimento de uma atitude favorável à atividade física, apresentando e valorizando os benefícios inerentes à prática do exercício físico vigoroso e regular para o praticante e para a sociedade em geral e propiciar o desenvolvimento motor, afetivo, psicomotor e social das crianças envolvidas no projeto. |
id |
UNSP_438e1ca53af3b27b074657576d922d26 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/148482 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Ginástica artística: prática de atividades psicomotorasIntrodução: Projeto em desenvolvimento no Câmpus da UNESP de Bauru, com a participação de aproximadamente 150 crianças de ambos os sexos e idade variando entre 06 e 10 anos. Propõe-se a desenvolver um programa com conteúdos e objetivos não só motor, porém cognitivo, afetivo e social, respeitando-se as características, necessidades, expectativas, interesses e capacidades das crianças, utilizando-se dos elementos básicos da Ginástica Artística (GA). A utilização desses elementos, permitem descobrir os diversos segmentos do corpo, sentir e realizar vários movimentos que se sucedem. A GA possibilita aos praticantes, conscientização geral da existência do corpo, dos deslocamentos em um espaço onde as distâncias, intervalos, direções e sentidos são avaliados e controlados. Esse esporte possui uma variedade de movimentos (situações e posições inabituais) que se tornam indispensáveis em um programa de atividades psicomotoras; são altamente motivantes, pelo desafio que proporcionam à necessidade de ação da criança, despertando o prazer da execução, além é claro, de estimularem a atenção, o reflexo e o raciocínio. As crianças envolvidas são levadas a explorarem os aparelhos específicos desse esporte, apossar e adaptar seu corpo à ele, de modo a transformá-lo em um instrumento de sua própria habilidade. Assim concebido, esse esporte torna-se um aspecto de educação total da criança, um processo que permite adquirir conhecimentos e domínios melhor do mundo e si mesmo. Objetivos: Aplicar uma prática esportiva onde as atividades psicomotoras sejam integradas no sentido de favorecer o desenvolvimento integral da criança; proporcionar desenvolvimento motor, cognitivo e social das crianças envolvidas; proporcionar aos participantes, a possibilidade de intervir e desenvolver suas atividades agindo, criando, mostrando, organizando, envolvendo sempre as diferentes dimensões de sua personalidade e verificar a existência de diferença significativa na melhoria da coordenação motora das crianças. Método: Propõe-se a utilizar dos elementos da GA, como uma prática educacional inserida num projeto pedagógico global, conjugado a formação intelectual, social, moral, psicológica e motora, visando cultuar e não cultivar as energias físicas, contribuindo para a formação da criança, onde os conteúdos desenvolvidos propõe-se a respeitar as fases de crescimento e desenvolvimento dos participantes. Resultados Esperados: Proporcionar aos participantes, uma prática esportiva saudável, que atenda suas necessidades e interesses; buscar o desenvolvimento de uma atitude favorável à atividade física, apresentando e valorizando os benefícios inerentes à prática do exercício físico vigoroso e regular para o praticante e para a sociedade em geral e propiciar o desenvolvimento motor, afetivo, psicomotor e social das crianças envolvidas no projeto.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação Física, Faculdade de Ciências de BauruUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação Física, Faculdade de Ciências de BauruUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Alves, Cleusa Medina Custódio [UNESP]Alves, Raquel Custódio [UNESP]Rocha, Milton Hurpia da [UNESP]2017-01-18T18:11:49Z2017-01-18T18:11:49Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Sa_de/Saude129.htmhttp://hdl.handle.net/11449/148482PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-24T18:53:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148482Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:38:09.083447Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ginástica artística: prática de atividades psicomotoras |
title |
Ginástica artística: prática de atividades psicomotoras |
spellingShingle |
Ginástica artística: prática de atividades psicomotoras Alves, Cleusa Medina Custódio [UNESP] |
title_short |
Ginástica artística: prática de atividades psicomotoras |
title_full |
Ginástica artística: prática de atividades psicomotoras |
title_fullStr |
Ginástica artística: prática de atividades psicomotoras |
title_full_unstemmed |
Ginástica artística: prática de atividades psicomotoras |
title_sort |
Ginástica artística: prática de atividades psicomotoras |
author |
Alves, Cleusa Medina Custódio [UNESP] |
author_facet |
Alves, Cleusa Medina Custódio [UNESP] Alves, Raquel Custódio [UNESP] Rocha, Milton Hurpia da [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Raquel Custódio [UNESP] Rocha, Milton Hurpia da [UNESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Cleusa Medina Custódio [UNESP] Alves, Raquel Custódio [UNESP] Rocha, Milton Hurpia da [UNESP] |
description |
Introdução: Projeto em desenvolvimento no Câmpus da UNESP de Bauru, com a participação de aproximadamente 150 crianças de ambos os sexos e idade variando entre 06 e 10 anos. Propõe-se a desenvolver um programa com conteúdos e objetivos não só motor, porém cognitivo, afetivo e social, respeitando-se as características, necessidades, expectativas, interesses e capacidades das crianças, utilizando-se dos elementos básicos da Ginástica Artística (GA). A utilização desses elementos, permitem descobrir os diversos segmentos do corpo, sentir e realizar vários movimentos que se sucedem. A GA possibilita aos praticantes, conscientização geral da existência do corpo, dos deslocamentos em um espaço onde as distâncias, intervalos, direções e sentidos são avaliados e controlados. Esse esporte possui uma variedade de movimentos (situações e posições inabituais) que se tornam indispensáveis em um programa de atividades psicomotoras; são altamente motivantes, pelo desafio que proporcionam à necessidade de ação da criança, despertando o prazer da execução, além é claro, de estimularem a atenção, o reflexo e o raciocínio. As crianças envolvidas são levadas a explorarem os aparelhos específicos desse esporte, apossar e adaptar seu corpo à ele, de modo a transformá-lo em um instrumento de sua própria habilidade. Assim concebido, esse esporte torna-se um aspecto de educação total da criança, um processo que permite adquirir conhecimentos e domínios melhor do mundo e si mesmo. Objetivos: Aplicar uma prática esportiva onde as atividades psicomotoras sejam integradas no sentido de favorecer o desenvolvimento integral da criança; proporcionar desenvolvimento motor, cognitivo e social das crianças envolvidas; proporcionar aos participantes, a possibilidade de intervir e desenvolver suas atividades agindo, criando, mostrando, organizando, envolvendo sempre as diferentes dimensões de sua personalidade e verificar a existência de diferença significativa na melhoria da coordenação motora das crianças. Método: Propõe-se a utilizar dos elementos da GA, como uma prática educacional inserida num projeto pedagógico global, conjugado a formação intelectual, social, moral, psicológica e motora, visando cultuar e não cultivar as energias físicas, contribuindo para a formação da criança, onde os conteúdos desenvolvidos propõe-se a respeitar as fases de crescimento e desenvolvimento dos participantes. Resultados Esperados: Proporcionar aos participantes, uma prática esportiva saudável, que atenda suas necessidades e interesses; buscar o desenvolvimento de uma atitude favorável à atividade física, apresentando e valorizando os benefícios inerentes à prática do exercício físico vigoroso e regular para o praticante e para a sociedade em geral e propiciar o desenvolvimento motor, afetivo, psicomotor e social das crianças envolvidas no projeto. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2017-01-18T18:11:49Z 2017-01-18T18:11:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Sa_de/Saude129.htm http://hdl.handle.net/11449/148482 |
url |
http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Sa_de/Saude129.htm http://hdl.handle.net/11449/148482 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129538812542976 |