Nas profundezas do mar da história do teatro brasileiro : um mergulho feminista na produção dramatúrgica de Nivalda Costa e no teatro político escrito pelas mulheres de 1964 a 1985

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Patricia Borin [UNESP]
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/254823
Resumo: A pesquisa irá se debruçar sobre a reflexão produzida a respeito da dramaturgia das mulheres que escreveram no período da ditadura civil militar brasileira, tendo por estudos de caso a obra de Nivalda Costa e a experimentação dramatúrgica autoral “Um azul nos bueiros de São Paulo”. A princípio dialogando com as análises de Elza Cunha de Vincenzo (1992), Maria Cristina de Souza (1990) e Ana Lúcia Vieira de Andrade (2006), o estudo atualiza a história do teatro político brasileiro das décadas de 1960-80. Como observa Margareth Rago (1998), este é o ponto de partida para refletirmos sobre a mutação epistemológica que os estudos de gênero e feministas operam nas Artes Cênicas. Esta nova epistemologia, que enfatiza a historicidade dos conceitos e a coexistência de temporalidades (RAGO, 1998), traduzindo uma reação crítica à predominância dos saberes hegemônicos (FISCHER, 2018), evidencia o lugar do arquivo como espaço da memória (BARROS; AMÉLIA, 2009) e acumulado de discursos, sujeitos às relações de saber/poder (FOUCAULT, 2008). Deste acesso aos arquivos é que o nome da dramaturga baiana Nivalda Costa ascende à pesquisa, fonte complementada pelo trabalho primoroso de Débora de Souza (2019). O arquivo pessoal de Costa, bem como informações sobre sua vasta produção dramatúrgica e sua vida na militância e na arte, nos conduz a questionamentos sobre memória, visibilidade artística, censura e apagamentos históricos. Integra-se, por fim, o processo de escrita da peça “Um azul nos bueiros de São Paulo”, dramaturgia autoral que trata do acesso à memória das dramaturgas ocultas (SOUZA, 1990) da história no período da ditadura civil-militar brasileira. O trabalho artístico estabelece um espaço criativo, em que os materiais tratados na tese são ressignificados, de maneira a reposicionar os conceitos de registro de si, narrativas nas margens e dramaturgia do teatro político no Brasil, evidenciando o retorno ao passado não só como um momento libertador da lembrança, mas como uma captura do presente (SARLO, 2007, p. 9). Neste contexto, a memória aqui questionada se torna presente no momento em que o público entra em contato com este passado, tendo em vista ser aquele o único tempo da memória (SARLO, 2007, p. 10).
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Como observa Margareth Rago (1998), este é o ponto de partida para refletirmos sobre a mutação epistemológica que os estudos de gênero e feministas operam nas Artes Cênicas. Esta nova epistemologia, que enfatiza a historicidade dos conceitos e a coexistência de temporalidades (RAGO, 1998), traduzindo uma reação crítica à predominância dos saberes hegemônicos (FISCHER, 2018), evidencia o lugar do arquivo como espaço da memória (BARROS; AMÉLIA, 2009) e acumulado de discursos, sujeitos às relações de saber/poder (FOUCAULT, 2008). Deste acesso aos arquivos é que o nome da dramaturga baiana Nivalda Costa ascende à pesquisa, fonte complementada pelo trabalho primoroso de Débora de Souza (2019). O arquivo pessoal de Costa, bem como informações sobre sua vasta produção dramatúrgica e sua vida na militância e na arte, nos conduz a questionamentos sobre memória, visibilidade artística, censura e apagamentos históricos. Integra-se, por fim, o processo de escrita da peça “Um azul nos bueiros de São Paulo”, dramaturgia autoral que trata do acesso à memória das dramaturgas ocultas (SOUZA, 1990) da história no período da ditadura civil-militar brasileira. O trabalho artístico estabelece um espaço criativo, em que os materiais tratados na tese são ressignificados, de maneira a reposicionar os conceitos de registro de si, narrativas nas margens e dramaturgia do teatro político no Brasil, evidenciando o retorno ao passado não só como um momento libertador da lembrança, mas como uma captura do presente (SARLO, 2007, p. 9). Neste contexto, a memória aqui questionada se torna presente no momento em que o público entra em contato com este passado, tendo em vista ser aquele o único tempo da memória (SARLO, 2007, p. 10).The research will focus on the reflection produced regarding the dramaturgy of women who wrote during the period of the Brazilian civil military dictatorship, using as case studies the work of Nivalda Costa and the authorial dramaturgical experimentation “Um azul nos bueiros de São Paulo”. Initially dialoguing with the analyzes of Elza Cunha de Vincenzo (1992), Maria Cristina de Souza (1990) and Ana Lúcia Vieira de Andrade (2006), the study updates the history of Brazilian political theater from the 1960s-80s. As Margareth Rago (1998) observes, this is the starting point for reflecting on the epistemological mutation that gender and feminist studies operate in the Performing Arts. This new epistemology, which emphasizes the historicity of concepts and the coexistence of temporalities (RAGO, 1998), translating a critical occurrence to the predominance of hegemonic knowledge (FISCHER, 2018), highlights the place of the archive as a space of memory (BARROS; AMÉLIA, 2009 ) and accumulated discourses, subject to knowledge/power relations (FOUCAULT, 2008). From this access to the archives, the name of the Bahian playwright Nivalda Costa comes to the research, a source complemented by the exquisite work of Débora de Souza (2019). Costa's personal archive, as well as information about his vast dramaturgical production and his life in activism and art, leads us to questions about memory, artistic visibility, censorship and historical erasures. Finally, it integrates the process of writing the play “Um azul nos bueiros de São Paulo”, an authorial dramaturgy that deals with access to the memory of hidden female playwrights (SOUZA, 1990) in history during the period of the Brazilian civil-military dictatorship. The artistic work establishes a creative space, in which the materials treated in this thesis are given new meanings, in order to reposition the concepts of self-recording, narratives on the margins and dramaturgy of political theater in Brazil, highlighting the return to the past not only as a moment liberating of memory, but as a capture of the present (SARLO, 2007, p. 9). In this context, the memory questioned here becomes present at the moment the public comes into contact with this past, given that that is the only time of memory (SARLO, 2007, p. 10).Universidade Estadual Paulista (Unesp)Romano, Lucia Regina Vieira [UNESP]Ribeiro, Patricia Borin [UNESP]2024-03-28T17:56:21Z2024-03-28T17:56:21Z2024-01-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRIBEIRO, Patricia Borin. Nas profundezas do mar da história do teatro brasileiro: um mergulho feminista na produção dramatúrgica de Nivalda Costa e no teatro político escrito pelas mulheres de 1964 a 1985 . 2024. 121 f. Dissertação (Mestrado em Artes), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, São Paulo, 2024.https://hdl.handle.net/11449/254823porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-03-29T06:02:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/254823Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-03-29T06:02:11Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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