Sonhos e mitos: leitura semiótica de Sandman
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/93873 |
Resumo: | Esta dissertação visa compreender os sistemas de significação da mídia popular contemporânea. São destacados, como corpus, textos sincréticos produzidos pela indústria cultural norteamericana: Comic books (chamados de histórias em quadrinhos – HQs – no Brasil). Como a proposta é examinar textos que apresentam o plano de expressão verbal conjugado ao plano de expressão visual (textos sincréticos), o arcabouço teórico baseia-se na teoria Semiótica francesa proposta por A. J. Greimas, uma vez que ocorrem desenvolvimentos consideráveis nos estudos semióticos de textos visuais, realizados a partir da teoria greimasiana. Percebe-se que as HQs, em sua maioria, continham temas infantis e que hoje existem várias HQs direcionadas para o público adulto. Com o objetivo de entender a estrutura e o contexto de produção das HQs produzidas para adultos destaca-se a série Sandman (que é produzida para leitores adultos) para análise. As personagens da série são figurativizações de mitos da Antigüidade Clássica. A dissertação pretende estudar a estrutura narrativa e discursiva do texto, e também a figuratividade e as categorias semi-simbólicas e tensivas no plano de expressão visual. Será discutida a intertextualidade que há entre a série Sandman e a literatura. Este trabalho também tenciona entender como os mitos da Antigüidade, com toda sua carga de significados, são projetados em simulacros passionais e reconstruídos pela indústria cultural contemporânea. A respeito dos mitos, é possível formular uma configuração semântica de natureza patêmica que instaura uma nova mitologia e influi tanto no campo cognitivo quanto no campo afetivo do leitor |
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Sonhos e mitos: leitura semiótica de SandmanMitologiaCultura popularSemiotica e literaturaSemi-simbolismoSemiótica tensivaSemi-simbolismTensive semiotcsPop cultureMythologyEsta dissertação visa compreender os sistemas de significação da mídia popular contemporânea. São destacados, como corpus, textos sincréticos produzidos pela indústria cultural norteamericana: Comic books (chamados de histórias em quadrinhos – HQs – no Brasil). Como a proposta é examinar textos que apresentam o plano de expressão verbal conjugado ao plano de expressão visual (textos sincréticos), o arcabouço teórico baseia-se na teoria Semiótica francesa proposta por A. J. Greimas, uma vez que ocorrem desenvolvimentos consideráveis nos estudos semióticos de textos visuais, realizados a partir da teoria greimasiana. Percebe-se que as HQs, em sua maioria, continham temas infantis e que hoje existem várias HQs direcionadas para o público adulto. Com o objetivo de entender a estrutura e o contexto de produção das HQs produzidas para adultos destaca-se a série Sandman (que é produzida para leitores adultos) para análise. As personagens da série são figurativizações de mitos da Antigüidade Clássica. A dissertação pretende estudar a estrutura narrativa e discursiva do texto, e também a figuratividade e as categorias semi-simbólicas e tensivas no plano de expressão visual. Será discutida a intertextualidade que há entre a série Sandman e a literatura. Este trabalho também tenciona entender como os mitos da Antigüidade, com toda sua carga de significados, são projetados em simulacros passionais e reconstruídos pela indústria cultural contemporânea. A respeito dos mitos, é possível formular uma configuração semântica de natureza patêmica que instaura uma nova mitologia e influi tanto no campo cognitivo quanto no campo afetivo do leitorThis dissertation intends to comprehend the systems of signification of the contemporary cultural industry about the point of view of greimasian semiotic theory. The objects selected, as corpus, are the syncretic texts produced for the north-american cultural industry: Comic books. The propose is to examine texts that presents the verbal plan of expression united with the visual plan of expression (syncretic texts), the theory choosed are the French semiotic propose by A. J. Greimas, because the studies about visual texts, realized for the greimasian theory, are in great development. The comic books, in great part, are characterized by infantile themes, but, nowadays, there are many comic books produced for mature readers. With the objective of to understand the structure and the production context of the comic books produced by mature readers, this work detaches, as corpus, the Sandman series (produced for mature readers), to the analysis. The characters of the series are figurative creations of myths of Classical Antiquity. The dissertation intends to study the narrative and the discursive structure of the text, and also the figurativity and the semi-symbolic categories and the tensive semiotics concepts in the visual plan of expression. Will be discussed the intertextuality between the Sandman series and the literature. This work aims to understand how the ancient myths, with all their content of meanings, are projected in passional simulacrums and reconstructed for the contemporary cultural industry. Concerning the myths, is possible to formulate a semantic configuration of passional nature that establishes a new mythology and influences in the cognition dimensions and also in the affection dimensions of the readerCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Marchezan, Renata Coelho [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Baquião, Rubens César [UNESP]2014-06-11T19:26:48Z2014-06-11T19:26:48Z2010-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis155 f. : il. color.application/pdfBAQUIÃO, Rubens César. Sonhos e mitos: leitura semiótica de Sandman. 2010. 155 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2010.http://hdl.handle.net/11449/93873000617877baquiao_rc_me_arafcl.pdf33004030009P488276984773732120000-0001-7453-1734Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-13T14:06:45Zoai:repositorio.unesp.br:11449/93873Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-13T14:06:45Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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Esta dissertação visa compreender os sistemas de significação da mídia popular contemporânea. São destacados, como corpus, textos sincréticos produzidos pela indústria cultural norteamericana: Comic books (chamados de histórias em quadrinhos – HQs – no Brasil). Como a proposta é examinar textos que apresentam o plano de expressão verbal conjugado ao plano de expressão visual (textos sincréticos), o arcabouço teórico baseia-se na teoria Semiótica francesa proposta por A. J. Greimas, uma vez que ocorrem desenvolvimentos consideráveis nos estudos semióticos de textos visuais, realizados a partir da teoria greimasiana. Percebe-se que as HQs, em sua maioria, continham temas infantis e que hoje existem várias HQs direcionadas para o público adulto. Com o objetivo de entender a estrutura e o contexto de produção das HQs produzidas para adultos destaca-se a série Sandman (que é produzida para leitores adultos) para análise. As personagens da série são figurativizações de mitos da Antigüidade Clássica. A dissertação pretende estudar a estrutura narrativa e discursiva do texto, e também a figuratividade e as categorias semi-simbólicas e tensivas no plano de expressão visual. Será discutida a intertextualidade que há entre a série Sandman e a literatura. Este trabalho também tenciona entender como os mitos da Antigüidade, com toda sua carga de significados, são projetados em simulacros passionais e reconstruídos pela indústria cultural contemporânea. A respeito dos mitos, é possível formular uma configuração semântica de natureza patêmica que instaura uma nova mitologia e influi tanto no campo cognitivo quanto no campo afetivo do leitor |
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