Um estudo histórico sobre as práticas psicanalíticas institucionais com crianças autistas no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marfinati, Anahi Canguçu [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/97628
Resumo: Apesar de as ideias relativas à psicanálise de crianças já circularem entre os profissionais brasileiros, desde a década de 1930, é só a partir da década de 1990 que as publicações de analistas brasileiros dedicados ao tema do autismo ganham representatividade, resultando em um elevado número de trabalhos científicos em periódicos nacionais, decorrentes em grande parte de práticas institucionais. Desse modo, a presente pesquisa buscou compreender, valendo-se de um vértice histórico, o surgimento e o desenvolvimento das práticas institucionais psicanalíticas ligadas ao atendimento de crianças autistas, no Brasil, no período de 1990 a 2010. Com o intuito de alcançarmos os objetivos propostos, fizemos uso de duas fontes históricas, a saber: as fontes documentais e as fontes orais. As fontes documentais foram empregadas na primeira etapa deste trabalho e, por meio delas, pudemos identificar quais são as práticas psicanalíticas, onde se localizam e quais as características das mesmas, bem como verificar quais os profissionais que mais publicaram na área, os quais participaram da segunda etapa da pesquisa. A escolha por utilizar as fontes orais reside no fato de que, no período que nos propomos estudar, a maioria dos profissionais responsáveis pelo desenvolvimento dessas práticas clínicas se encontra em plena atividade profissional. Dessa maneira, por meio da análise das entrevistas, discorremos acerca de questões importantes para compreensão das práticas psicanalíticas desenvolvidas em território nacional, quais sejam: mudanças em relação à forma pela qual o autismo tem sido compreendido, ao longo dos anos; contribuições da psicanálise para o entendimento e tratamento do autismo; diagnóstico diferencial entre autismo e psicose; pluralidade de entendimentos sobre a etiologia do autismo; práticas...
id UNSP_445cae9a8b7a02c6d61c3acb27945860
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/97628
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Um estudo histórico sobre as práticas psicanalíticas institucionais com crianças autistas no BrasilAutismoCrianças autistasPsicanaliseAutismApesar de as ideias relativas à psicanálise de crianças já circularem entre os profissionais brasileiros, desde a década de 1930, é só a partir da década de 1990 que as publicações de analistas brasileiros dedicados ao tema do autismo ganham representatividade, resultando em um elevado número de trabalhos científicos em periódicos nacionais, decorrentes em grande parte de práticas institucionais. Desse modo, a presente pesquisa buscou compreender, valendo-se de um vértice histórico, o surgimento e o desenvolvimento das práticas institucionais psicanalíticas ligadas ao atendimento de crianças autistas, no Brasil, no período de 1990 a 2010. Com o intuito de alcançarmos os objetivos propostos, fizemos uso de duas fontes históricas, a saber: as fontes documentais e as fontes orais. As fontes documentais foram empregadas na primeira etapa deste trabalho e, por meio delas, pudemos identificar quais são as práticas psicanalíticas, onde se localizam e quais as características das mesmas, bem como verificar quais os profissionais que mais publicaram na área, os quais participaram da segunda etapa da pesquisa. A escolha por utilizar as fontes orais reside no fato de que, no período que nos propomos estudar, a maioria dos profissionais responsáveis pelo desenvolvimento dessas práticas clínicas se encontra em plena atividade profissional. Dessa maneira, por meio da análise das entrevistas, discorremos acerca de questões importantes para compreensão das práticas psicanalíticas desenvolvidas em território nacional, quais sejam: mudanças em relação à forma pela qual o autismo tem sido compreendido, ao longo dos anos; contribuições da psicanálise para o entendimento e tratamento do autismo; diagnóstico diferencial entre autismo e psicose; pluralidade de entendimentos sobre a etiologia do autismo; práticas...Despite the ideas concerning psychoanalysis of children already circulate among Brazilian professionals since the 1930s, it is only from the 1990s that publications of Brazilian analysts dedicated to the topic of autism gain representation, resulting in a large number of scientific papers in national journals, stemming largely from institutional practices. Therefore the present study aimed to understand, using a historical view, the emergence and development of institutional psychoanalytical practices dedicated to the care of autistic children in Brazil, from 1990 to 2010. In order to achieve the proposed objectives, we made use of two historical sources, namely: the documentary sources and oral sources. The documentary sources were used in the first stage of this paper, and, through it, we could identify what are the psychoanalytical practices, where they are located and what are their characteristics, as well as identify which professionals published most in the area, who participated in the second stage of the research. The choice to use oral sources lies in the fact that, during the period in which we propose ourselves to study, most of the professionals responsible for the development of these clinical practices is in full professional activity. Thereby, through the analysis of the interviews, we discuss about important issues to the understanding of psychoanalytical practices developed in the country, namely: changes towards the way autism has been understood over the years; contributions of psychoanalysis to the understanding and treatment of autism; differential diagnosis between autism and psychosis; plurality of understandings about the etiology of autism; institutional psychoanalytical practices oriented to the treatment and schooling of autistic children; innovations brought by Brazilian authors and the difficulties that... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Abrão, Jorge Luís Ferreira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Marfinati, Anahi Canguçu [UNESP]2014-06-11T19:29:03Z2014-06-11T19:29:03Z2012-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis175 p.application/pdfMARFINATI, Anahi Canguçu. Um estudo histórico sobre as práticas psicanalíticas institucionais com crianças autistas no Brasil. 2012. 175 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis, 2012.http://hdl.handle.net/11449/97628000706063marfinati_ac_me_assis.pdf33004048021P6Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T13:45:24Zoai:repositorio.unesp.br:11449/97628Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:35:41.189873Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo histórico sobre as práticas psicanalíticas institucionais com crianças autistas no Brasil
title Um estudo histórico sobre as práticas psicanalíticas institucionais com crianças autistas no Brasil
spellingShingle Um estudo histórico sobre as práticas psicanalíticas institucionais com crianças autistas no Brasil
Marfinati, Anahi Canguçu [UNESP]
Autismo
Crianças autistas
Psicanalise
Autism
title_short Um estudo histórico sobre as práticas psicanalíticas institucionais com crianças autistas no Brasil
title_full Um estudo histórico sobre as práticas psicanalíticas institucionais com crianças autistas no Brasil
title_fullStr Um estudo histórico sobre as práticas psicanalíticas institucionais com crianças autistas no Brasil
title_full_unstemmed Um estudo histórico sobre as práticas psicanalíticas institucionais com crianças autistas no Brasil
title_sort Um estudo histórico sobre as práticas psicanalíticas institucionais com crianças autistas no Brasil
author Marfinati, Anahi Canguçu [UNESP]
author_facet Marfinati, Anahi Canguçu [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abrão, Jorge Luís Ferreira [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Marfinati, Anahi Canguçu [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Autismo
Crianças autistas
Psicanalise
Autism
topic Autismo
Crianças autistas
Psicanalise
Autism
description Apesar de as ideias relativas à psicanálise de crianças já circularem entre os profissionais brasileiros, desde a década de 1930, é só a partir da década de 1990 que as publicações de analistas brasileiros dedicados ao tema do autismo ganham representatividade, resultando em um elevado número de trabalhos científicos em periódicos nacionais, decorrentes em grande parte de práticas institucionais. Desse modo, a presente pesquisa buscou compreender, valendo-se de um vértice histórico, o surgimento e o desenvolvimento das práticas institucionais psicanalíticas ligadas ao atendimento de crianças autistas, no Brasil, no período de 1990 a 2010. Com o intuito de alcançarmos os objetivos propostos, fizemos uso de duas fontes históricas, a saber: as fontes documentais e as fontes orais. As fontes documentais foram empregadas na primeira etapa deste trabalho e, por meio delas, pudemos identificar quais são as práticas psicanalíticas, onde se localizam e quais as características das mesmas, bem como verificar quais os profissionais que mais publicaram na área, os quais participaram da segunda etapa da pesquisa. A escolha por utilizar as fontes orais reside no fato de que, no período que nos propomos estudar, a maioria dos profissionais responsáveis pelo desenvolvimento dessas práticas clínicas se encontra em plena atividade profissional. Dessa maneira, por meio da análise das entrevistas, discorremos acerca de questões importantes para compreensão das práticas psicanalíticas desenvolvidas em território nacional, quais sejam: mudanças em relação à forma pela qual o autismo tem sido compreendido, ao longo dos anos; contribuições da psicanálise para o entendimento e tratamento do autismo; diagnóstico diferencial entre autismo e psicose; pluralidade de entendimentos sobre a etiologia do autismo; práticas...
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-07
2014-06-11T19:29:03Z
2014-06-11T19:29:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARFINATI, Anahi Canguçu. Um estudo histórico sobre as práticas psicanalíticas institucionais com crianças autistas no Brasil. 2012. 175 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/97628
000706063
marfinati_ac_me_assis.pdf
33004048021P6
identifier_str_mv MARFINATI, Anahi Canguçu. Um estudo histórico sobre as práticas psicanalíticas institucionais com crianças autistas no Brasil. 2012. 175 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis, 2012.
000706063
marfinati_ac_me_assis.pdf
33004048021P6
url http://hdl.handle.net/11449/97628
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 175 p.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128953313918976