Estudos, conversas, vivências e reflexões: o que a BNCC arte do ensino fundamental nos diz?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/202329 |
Resumo: | O tema desta dissertação está relacionado aos estudos da legislação da política educacional e determinações curriculares, em relação ao ensino-aprendizagem de Arte presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em especial nas artes visuais. Busca-se investigar, por meio dos discursos presentes no documento, os sentidos das escolhas e termos utilizados, bem como suas relações com documentos oficiais. Para isso optamos pelo levantamento e análise de fontes sobre a BNCC, artigos, obras, documentos, pareceres, entrevistas, em consonâncias com o estudo de teorias curriculares e bibliografia especializada, a fim trazer à reflexão de como os discursos refletem, de fato, ideologias que transpassam níveis teóricos – neste caso as Artes. |
id |
UNSP_4476fd9b0790ec5852244117c8c365a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/202329 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Estudos, conversas, vivências e reflexões: o que a BNCC arte do ensino fundamental nos diz?Studies, chats, life experiences and reflections: what does the BNCC art at primary education tell us?ArtesCurrículoEducaçãoEnsino de artePolítica educacionalArtsArt TeachingCurriculumEducationEducational politicsO tema desta dissertação está relacionado aos estudos da legislação da política educacional e determinações curriculares, em relação ao ensino-aprendizagem de Arte presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em especial nas artes visuais. Busca-se investigar, por meio dos discursos presentes no documento, os sentidos das escolhas e termos utilizados, bem como suas relações com documentos oficiais. Para isso optamos pelo levantamento e análise de fontes sobre a BNCC, artigos, obras, documentos, pareceres, entrevistas, em consonâncias com o estudo de teorias curriculares e bibliografia especializada, a fim trazer à reflexão de como os discursos refletem, de fato, ideologias que transpassam níveis teóricos – neste caso as Artes.This dissertation focuses on the legislation of educational policy and curriculum parameters in relation to art teaching and learning in the National Curriculum Common Core (Base Nacional Comum Curricular, BNCC), especially visual arts. Through the analysis of a range of documents, the dissertation will explore the reasons behind the linguistic choices and terms employed, as well as their relationship with official documents. Sources examined will include critical literature on the BNCC, articles, artworks, documents, reports and interviews, in line with curriculum theories and specialized bibliography studies and with the aim of provoking reflection on how these sources indeed reflect ideologies that traverse theoretical domains – in this case, the arts.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Palma Filho, Joao Cardoso [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lima, Simone Laiz de Morais2021-01-11T22:18:49Z2021-01-11T22:18:49Z2020-11-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20232933004013063P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-10-04T19:13:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/202329Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-10-04T19:13:30Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudos, conversas, vivências e reflexões: o que a BNCC arte do ensino fundamental nos diz? Studies, chats, life experiences and reflections: what does the BNCC art at primary education tell us? |
title |
Estudos, conversas, vivências e reflexões: o que a BNCC arte do ensino fundamental nos diz? |
spellingShingle |
Estudos, conversas, vivências e reflexões: o que a BNCC arte do ensino fundamental nos diz? Lima, Simone Laiz de Morais Artes Currículo Educação Ensino de arte Política educacional Arts Art Teaching Curriculum Education Educational politics |
title_short |
Estudos, conversas, vivências e reflexões: o que a BNCC arte do ensino fundamental nos diz? |
title_full |
Estudos, conversas, vivências e reflexões: o que a BNCC arte do ensino fundamental nos diz? |
title_fullStr |
Estudos, conversas, vivências e reflexões: o que a BNCC arte do ensino fundamental nos diz? |
title_full_unstemmed |
Estudos, conversas, vivências e reflexões: o que a BNCC arte do ensino fundamental nos diz? |
title_sort |
Estudos, conversas, vivências e reflexões: o que a BNCC arte do ensino fundamental nos diz? |
author |
Lima, Simone Laiz de Morais |
author_facet |
Lima, Simone Laiz de Morais |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Palma Filho, Joao Cardoso [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Simone Laiz de Morais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artes Currículo Educação Ensino de arte Política educacional Arts Art Teaching Curriculum Education Educational politics |
topic |
Artes Currículo Educação Ensino de arte Política educacional Arts Art Teaching Curriculum Education Educational politics |
description |
O tema desta dissertação está relacionado aos estudos da legislação da política educacional e determinações curriculares, em relação ao ensino-aprendizagem de Arte presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em especial nas artes visuais. Busca-se investigar, por meio dos discursos presentes no documento, os sentidos das escolhas e termos utilizados, bem como suas relações com documentos oficiais. Para isso optamos pelo levantamento e análise de fontes sobre a BNCC, artigos, obras, documentos, pareceres, entrevistas, em consonâncias com o estudo de teorias curriculares e bibliografia especializada, a fim trazer à reflexão de como os discursos refletem, de fato, ideologias que transpassam níveis teóricos – neste caso as Artes. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-13 2021-01-11T22:18:49Z 2021-01-11T22:18:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/202329 33004013063P4 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/202329 |
identifier_str_mv |
33004013063P4 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriounesp@unesp.br |
_version_ |
1813546531896164352 |