Estudos, conversas, vivências e reflexões: o que a BNCC arte do ensino fundamental nos diz?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Simone Laiz de Morais
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/202329
Resumo: O tema desta dissertação está relacionado aos estudos da legislação da política educacional e determinações curriculares, em relação ao ensino-aprendizagem de Arte presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em especial nas artes visuais. Busca-se investigar, por meio dos discursos presentes no documento, os sentidos das escolhas e termos utilizados, bem como suas relações com documentos oficiais. Para isso optamos pelo levantamento e análise de fontes sobre a BNCC, artigos, obras, documentos, pareceres, entrevistas, em consonâncias com o estudo de teorias curriculares e bibliografia especializada, a fim trazer à reflexão de como os discursos refletem, de fato, ideologias que transpassam níveis teóricos – neste caso as Artes.
id UNSP_4476fd9b0790ec5852244117c8c365a2
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/202329
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Estudos, conversas, vivências e reflexões: o que a BNCC arte do ensino fundamental nos diz?Studies, chats, life experiences and reflections: what does the BNCC art at primary education tell us?ArtesCurrículoEducaçãoEnsino de artePolítica educacionalArtsArt TeachingCurriculumEducationEducational politicsO tema desta dissertação está relacionado aos estudos da legislação da política educacional e determinações curriculares, em relação ao ensino-aprendizagem de Arte presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em especial nas artes visuais. Busca-se investigar, por meio dos discursos presentes no documento, os sentidos das escolhas e termos utilizados, bem como suas relações com documentos oficiais. Para isso optamos pelo levantamento e análise de fontes sobre a BNCC, artigos, obras, documentos, pareceres, entrevistas, em consonâncias com o estudo de teorias curriculares e bibliografia especializada, a fim trazer à reflexão de como os discursos refletem, de fato, ideologias que transpassam níveis teóricos – neste caso as Artes.This dissertation focuses on the legislation of educational policy and curriculum parameters in relation to art teaching and learning in the National Curriculum Common Core (Base Nacional Comum Curricular, BNCC), especially visual arts. Through the analysis of a range of documents, the dissertation will explore the reasons behind the linguistic choices and terms employed, as well as their relationship with official documents. Sources examined will include critical literature on the BNCC, articles, artworks, documents, reports and interviews, in line with curriculum theories and specialized bibliography studies and with the aim of provoking reflection on how these sources indeed reflect ideologies that traverse theoretical domains – in this case, the arts.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Palma Filho, Joao Cardoso [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lima, Simone Laiz de Morais2021-01-11T22:18:49Z2021-01-11T22:18:49Z2020-11-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20232933004013063P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-10-04T19:13:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/202329Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-10-04T19:13:30Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudos, conversas, vivências e reflexões: o que a BNCC arte do ensino fundamental nos diz?
Studies, chats, life experiences and reflections: what does the BNCC art at primary education tell us?
title Estudos, conversas, vivências e reflexões: o que a BNCC arte do ensino fundamental nos diz?
spellingShingle Estudos, conversas, vivências e reflexões: o que a BNCC arte do ensino fundamental nos diz?
Lima, Simone Laiz de Morais
Artes
Currículo
Educação
Ensino de arte
Política educacional
Arts
Art Teaching
Curriculum
Education
Educational politics
title_short Estudos, conversas, vivências e reflexões: o que a BNCC arte do ensino fundamental nos diz?
title_full Estudos, conversas, vivências e reflexões: o que a BNCC arte do ensino fundamental nos diz?
title_fullStr Estudos, conversas, vivências e reflexões: o que a BNCC arte do ensino fundamental nos diz?
title_full_unstemmed Estudos, conversas, vivências e reflexões: o que a BNCC arte do ensino fundamental nos diz?
title_sort Estudos, conversas, vivências e reflexões: o que a BNCC arte do ensino fundamental nos diz?
author Lima, Simone Laiz de Morais
author_facet Lima, Simone Laiz de Morais
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Palma Filho, Joao Cardoso [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Simone Laiz de Morais
dc.subject.por.fl_str_mv Artes
Currículo
Educação
Ensino de arte
Política educacional
Arts
Art Teaching
Curriculum
Education
Educational politics
topic Artes
Currículo
Educação
Ensino de arte
Política educacional
Arts
Art Teaching
Curriculum
Education
Educational politics
description O tema desta dissertação está relacionado aos estudos da legislação da política educacional e determinações curriculares, em relação ao ensino-aprendizagem de Arte presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em especial nas artes visuais. Busca-se investigar, por meio dos discursos presentes no documento, os sentidos das escolhas e termos utilizados, bem como suas relações com documentos oficiais. Para isso optamos pelo levantamento e análise de fontes sobre a BNCC, artigos, obras, documentos, pareceres, entrevistas, em consonâncias com o estudo de teorias curriculares e bibliografia especializada, a fim trazer à reflexão de como os discursos refletem, de fato, ideologias que transpassam níveis teóricos – neste caso as Artes.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-13
2021-01-11T22:18:49Z
2021-01-11T22:18:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/202329
33004013063P4
url http://hdl.handle.net/11449/202329
identifier_str_mv 33004013063P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv repositoriounesp@unesp.br
_version_ 1813546531896164352