O papel da disciplina educação física no processo de inclusão de alunos provindos das camadas populares no espaço escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reina, Fábio Tadeu [UNESP]
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90353
Resumo: Este estudo examina o potencial da disciplina Educação Física para promover a inclusão escolar de alunos provindos das camadas populares na escola periférica EMEF Ricardo C.C. Monteiro e popularmente apelidada como CAIC do Vale do Sol, por estar localizada no bairro cujo nome é Vale do Sol em Araraquara- SP. A partir de entrevistas com agentes envolvidos na instituição, levantaram-se os dados que comprovam a importância da disciplina Educação Física e do Projeto SEMEAR como estratégias de manutenção da permanência do discente no espaço escolar e as conseqüências positivas dessa inclusão. Por tratar-se de uma pesquisa de caráter sociológico, foi utilizado dos estudos de Pierre Bourdieu e colaboradores, onde suas categorias de análise sociológica garantem o suporte necessário para verificar a reestruturação do habitus primário dos alunos, adquirido no seio familiar em habitus cultivado pela escola, para que haja a aceitação dos códigos simbólicos impostos pela instituição escolar e legitimados pela sociedade. Fica, portanto, subliminar nesta pesquisa a relevância dos conteúdos específicos da área e que, com os depoimentos dos alunos pode-se constatar que são bem trabalhados pelos professores de Educação Física, tornando-se ferramentas importantes na sistematização desse processo de inclusão. Conclui-se que, a Educação Física; disciplina obrigatória do currículo escolar, desempenha um papel fundamental nesta instituição escolar e principalmente para estas famílias pertencentes a esta fração de classe que, consciente ou inconscientemente atribuem a ela (Educação Física), a longevidade do percurso escolar de sua prole, vislumbrando assim uma melhor qualidade de vida.
id UNSP_448801cdcbe9f91fb74388a57767f55a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90353
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O papel da disciplina educação física no processo de inclusão de alunos provindos das camadas populares no espaço escolarInclusão social - Araraquara (SP)Educação fisica - Aspectos sociais - Araraquara (SP)Inclusão em educaçãoProjeto SEMEAR - Araraquara (SP)Physical educationEste estudo examina o potencial da disciplina Educação Física para promover a inclusão escolar de alunos provindos das camadas populares na escola periférica EMEF Ricardo C.C. Monteiro e popularmente apelidada como CAIC do Vale do Sol, por estar localizada no bairro cujo nome é Vale do Sol em Araraquara- SP. A partir de entrevistas com agentes envolvidos na instituição, levantaram-se os dados que comprovam a importância da disciplina Educação Física e do Projeto SEMEAR como estratégias de manutenção da permanência do discente no espaço escolar e as conseqüências positivas dessa inclusão. Por tratar-se de uma pesquisa de caráter sociológico, foi utilizado dos estudos de Pierre Bourdieu e colaboradores, onde suas categorias de análise sociológica garantem o suporte necessário para verificar a reestruturação do habitus primário dos alunos, adquirido no seio familiar em habitus cultivado pela escola, para que haja a aceitação dos códigos simbólicos impostos pela instituição escolar e legitimados pela sociedade. Fica, portanto, subliminar nesta pesquisa a relevância dos conteúdos específicos da área e que, com os depoimentos dos alunos pode-se constatar que são bem trabalhados pelos professores de Educação Física, tornando-se ferramentas importantes na sistematização desse processo de inclusão. Conclui-se que, a Educação Física; disciplina obrigatória do currículo escolar, desempenha um papel fundamental nesta instituição escolar e principalmente para estas famílias pertencentes a esta fração de classe que, consciente ou inconscientemente atribuem a ela (Educação Física), a longevidade do percurso escolar de sua prole, vislumbrando assim uma melhor qualidade de vida.This study examines the potential of Physical Education as a discipline that promotes the school inclusion of students coming from a lower class of the EMEF Ricardo C.C. Monteiro, na outskirt school , popularly called as Caic Vale do Solas it is located in the Vale do Sol neighborhood in Araraquara, SP. As a result of the interviews done with the agents unvolved in that institution, data were collected that prove the importance of the discipline Physical Education and the SEMEAR Project as strategies of maintenance of permanence of the students in the school space and the positive consequences of that inclusion. As it is a research of sociological character, Pierre Bourdieu and cooperator's studies were used where their categories of sociological analysisguarantee the necessary theorical support for the accomplishment of this research that wants to verify the restructuring of the primary habitus of the students acquired in the family into habitus cultivated by the school so that there is acceptance of symbolic codes imposed by the school institution and legitimized by the society. So, it's implicit in this research the relevance of specific contents in this area and verified by the answers of the students well worked by the Physical Education teachers, becoming important instruments in the systematization of this process of inclusion. The conclusion is that Physical Education, obligatory discipline of the school grade, has a fundamental role in that school institution and mainly for that social class that consciously or unconsciously imputes to it (Physical Education) the longevity of the school trajectory of their children, aiming at a better quality of life.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Muzzeti, Luci Regina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Reina, Fábio Tadeu [UNESP]2014-06-11T19:24:36Z2014-06-11T19:24:36Z2006-06-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis133 f.application/pdfREINA, Fábio Tadeu. O papel da disciplina educação física no processo de inclusão de alunos provindos das camadas populares no espaço escolar. 2006. 133 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, 2006.http://hdl.handle.net/11449/90353000464022reina_ft_me_arafcl.pdf33004030079P25851335209487224Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T13:54:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90353Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:10:35.285588Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel da disciplina educação física no processo de inclusão de alunos provindos das camadas populares no espaço escolar
title O papel da disciplina educação física no processo de inclusão de alunos provindos das camadas populares no espaço escolar
spellingShingle O papel da disciplina educação física no processo de inclusão de alunos provindos das camadas populares no espaço escolar
Reina, Fábio Tadeu [UNESP]
Inclusão social - Araraquara (SP)
Educação fisica - Aspectos sociais - Araraquara (SP)
Inclusão em educação
Projeto SEMEAR - Araraquara (SP)
Physical education
title_short O papel da disciplina educação física no processo de inclusão de alunos provindos das camadas populares no espaço escolar
title_full O papel da disciplina educação física no processo de inclusão de alunos provindos das camadas populares no espaço escolar
title_fullStr O papel da disciplina educação física no processo de inclusão de alunos provindos das camadas populares no espaço escolar
title_full_unstemmed O papel da disciplina educação física no processo de inclusão de alunos provindos das camadas populares no espaço escolar
title_sort O papel da disciplina educação física no processo de inclusão de alunos provindos das camadas populares no espaço escolar
author Reina, Fábio Tadeu [UNESP]
author_facet Reina, Fábio Tadeu [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Muzzeti, Luci Regina [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Reina, Fábio Tadeu [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão social - Araraquara (SP)
Educação fisica - Aspectos sociais - Araraquara (SP)
Inclusão em educação
Projeto SEMEAR - Araraquara (SP)
Physical education
topic Inclusão social - Araraquara (SP)
Educação fisica - Aspectos sociais - Araraquara (SP)
Inclusão em educação
Projeto SEMEAR - Araraquara (SP)
Physical education
description Este estudo examina o potencial da disciplina Educação Física para promover a inclusão escolar de alunos provindos das camadas populares na escola periférica EMEF Ricardo C.C. Monteiro e popularmente apelidada como CAIC do Vale do Sol, por estar localizada no bairro cujo nome é Vale do Sol em Araraquara- SP. A partir de entrevistas com agentes envolvidos na instituição, levantaram-se os dados que comprovam a importância da disciplina Educação Física e do Projeto SEMEAR como estratégias de manutenção da permanência do discente no espaço escolar e as conseqüências positivas dessa inclusão. Por tratar-se de uma pesquisa de caráter sociológico, foi utilizado dos estudos de Pierre Bourdieu e colaboradores, onde suas categorias de análise sociológica garantem o suporte necessário para verificar a reestruturação do habitus primário dos alunos, adquirido no seio familiar em habitus cultivado pela escola, para que haja a aceitação dos códigos simbólicos impostos pela instituição escolar e legitimados pela sociedade. Fica, portanto, subliminar nesta pesquisa a relevância dos conteúdos específicos da área e que, com os depoimentos dos alunos pode-se constatar que são bem trabalhados pelos professores de Educação Física, tornando-se ferramentas importantes na sistematização desse processo de inclusão. Conclui-se que, a Educação Física; disciplina obrigatória do currículo escolar, desempenha um papel fundamental nesta instituição escolar e principalmente para estas famílias pertencentes a esta fração de classe que, consciente ou inconscientemente atribuem a ela (Educação Física), a longevidade do percurso escolar de sua prole, vislumbrando assim uma melhor qualidade de vida.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-06-05
2014-06-11T19:24:36Z
2014-06-11T19:24:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv REINA, Fábio Tadeu. O papel da disciplina educação física no processo de inclusão de alunos provindos das camadas populares no espaço escolar. 2006. 133 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, 2006.
http://hdl.handle.net/11449/90353
000464022
reina_ft_me_arafcl.pdf
33004030079P2
5851335209487224
identifier_str_mv REINA, Fábio Tadeu. O papel da disciplina educação física no processo de inclusão de alunos provindos das camadas populares no espaço escolar. 2006. 133 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, 2006.
000464022
reina_ft_me_arafcl.pdf
33004030079P2
5851335209487224
url http://hdl.handle.net/11449/90353
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 133 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129168491151360