Método de avaliação de ensaios não destrutivos em componentes aeronáuticos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/244757 |
Resumo: | Os ensaios não destrutivos, conhecido como END, são amplamente utilizados na indústria aeronáutica e aeroespacial, devido a sua capacidade de identificação e avaliação de possíveis defeitos em componentes, sem prejudicar a integridade do material submetido ao ensaio. Uma vez que essas industriais possuem diversos tipos de materiais em seu produto, os compósitos foram selecionados para serem o objeto deste estudo e ainda em compósitos existe uma vasta gama de aplicabilidade em componentes aeronáutico, adotou-se dois perfis, sendo eles laminado e sanduíche. A partir da seleção dos corpos de prova, voltou-se a atenção para o ensaio não destrutivo de ultrassom, pois foi avaliado que este possuía critérios suficientes para se realizar a detecção e validação dos corpos de prova, comparado com os demais ensaios não destrutivos considerados clássicos. O objetivo deste estudo é definir parâmetros e técnicas apropriados para a realização de uma inspeção e validação do material como conforme ou não conforme. A partir da revisão bibliográfica e aplicação dos conceitos, concluiu-se que para ensaiar componentes constituídos de compósito no layout laminado, a técnica eco pulso é a mais apropriada, possibilitando a detecção da presença de descontinuidades e sua posição no material. Enquanto que para o perfil sanduíche, a técnica apropriada é a transmissão que possibilidade a identificação de descontinuidades no corpo de prova, mas não é possível identificar a sua posição. Portanto, com essa informações foi possível desenhar um fluxograma dos critérios necessários para realizar uma tarefa de inspeção. É válido ressaltar ainda que aprende-se com este estudo que não existe um melhor método de ensaio não destrutivo que poderá ser aplicado em qualquer ocasião, mas sim que é necessário avaliar cada caso e selecionar um método mais adequado para aplicação em questão, ainda se necessário utilizar mais de um ensaio não destrutivo para elaboração do laudo de integridade. |
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Método de avaliação de ensaios não destrutivos em componentes aeronáuticosMethod of non-destructive testing on aeronautical componentsENDensaio não destrutivocompósito laminadocompósito sanduícheultrassomNDTNon-destructive testLaminated plateSandwich panelUltrasoundOs ensaios não destrutivos, conhecido como END, são amplamente utilizados na indústria aeronáutica e aeroespacial, devido a sua capacidade de identificação e avaliação de possíveis defeitos em componentes, sem prejudicar a integridade do material submetido ao ensaio. Uma vez que essas industriais possuem diversos tipos de materiais em seu produto, os compósitos foram selecionados para serem o objeto deste estudo e ainda em compósitos existe uma vasta gama de aplicabilidade em componentes aeronáutico, adotou-se dois perfis, sendo eles laminado e sanduíche. A partir da seleção dos corpos de prova, voltou-se a atenção para o ensaio não destrutivo de ultrassom, pois foi avaliado que este possuía critérios suficientes para se realizar a detecção e validação dos corpos de prova, comparado com os demais ensaios não destrutivos considerados clássicos. O objetivo deste estudo é definir parâmetros e técnicas apropriados para a realização de uma inspeção e validação do material como conforme ou não conforme. A partir da revisão bibliográfica e aplicação dos conceitos, concluiu-se que para ensaiar componentes constituídos de compósito no layout laminado, a técnica eco pulso é a mais apropriada, possibilitando a detecção da presença de descontinuidades e sua posição no material. Enquanto que para o perfil sanduíche, a técnica apropriada é a transmissão que possibilidade a identificação de descontinuidades no corpo de prova, mas não é possível identificar a sua posição. Portanto, com essa informações foi possível desenhar um fluxograma dos critérios necessários para realizar uma tarefa de inspeção. É válido ressaltar ainda que aprende-se com este estudo que não existe um melhor método de ensaio não destrutivo que poderá ser aplicado em qualquer ocasião, mas sim que é necessário avaliar cada caso e selecionar um método mais adequado para aplicação em questão, ainda se necessário utilizar mais de um ensaio não destrutivo para elaboração do laudo de integridade.Non-destructive tests, known as NDT, are widely used in the aeronautical and aerospace industry, due to their ability to identify and evaluate possible defects in components, without harming the integrity of the material submitted to the test. Since these industries have different types of materials in their product, the composites were selected to be the object of this study and even in composites there is a wide range of applicability in aeronautical components, two profiles were adopted, laminated and sandwich. From the selection of the test specimens, attention was turned to the non-destructive ultrasound test, as it was evaluated that it had sufficient criteria to perform the detection and validation of the test specimens, compared to the other non-destructive tests considered classics. The objective of this study is to define appropriate parameters and techniques for carrying out an inspection and validation of the material as compliant or non-compliant. From the bibliographic review and application of the concepts, it was concluded that to test components made of composite in the laminated layout, the echo pulse technique is the most appropriate, enabling the detection of the presence of discontinuities and their position in the material. While for the sandwich profile, the appropriate technique is the transmission that allows the identification of discontinuities in the specimen, but it is not possible to identify its position. Therefore, with this information, it was possible to draw a flowchart of the criteria necessary to carry out an inspection task. It is also worth emphasizing that what was learned from this study is that there is no best method of non-destructive testing that can be applied at any time, but rather that it is necessary to evaluate each case and select a method that is most appropriate for the application in question, even if necessary to use more than one non-destructive test to prepare the integrity report.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Jose Vitor Candido de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Paula, Danilo Augusto de2023-07-25T17:06:02Z2023-07-25T17:06:02Z2023-02-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/244757porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-06T06:27:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/244757Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:15:35.451713Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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Os ensaios não destrutivos, conhecido como END, são amplamente utilizados na indústria aeronáutica e aeroespacial, devido a sua capacidade de identificação e avaliação de possíveis defeitos em componentes, sem prejudicar a integridade do material submetido ao ensaio. Uma vez que essas industriais possuem diversos tipos de materiais em seu produto, os compósitos foram selecionados para serem o objeto deste estudo e ainda em compósitos existe uma vasta gama de aplicabilidade em componentes aeronáutico, adotou-se dois perfis, sendo eles laminado e sanduíche. A partir da seleção dos corpos de prova, voltou-se a atenção para o ensaio não destrutivo de ultrassom, pois foi avaliado que este possuía critérios suficientes para se realizar a detecção e validação dos corpos de prova, comparado com os demais ensaios não destrutivos considerados clássicos. O objetivo deste estudo é definir parâmetros e técnicas apropriados para a realização de uma inspeção e validação do material como conforme ou não conforme. A partir da revisão bibliográfica e aplicação dos conceitos, concluiu-se que para ensaiar componentes constituídos de compósito no layout laminado, a técnica eco pulso é a mais apropriada, possibilitando a detecção da presença de descontinuidades e sua posição no material. Enquanto que para o perfil sanduíche, a técnica apropriada é a transmissão que possibilidade a identificação de descontinuidades no corpo de prova, mas não é possível identificar a sua posição. Portanto, com essa informações foi possível desenhar um fluxograma dos critérios necessários para realizar uma tarefa de inspeção. É válido ressaltar ainda que aprende-se com este estudo que não existe um melhor método de ensaio não destrutivo que poderá ser aplicado em qualquer ocasião, mas sim que é necessário avaliar cada caso e selecionar um método mais adequado para aplicação em questão, ainda se necessário utilizar mais de um ensaio não destrutivo para elaboração do laudo de integridade. |
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