O espaço-representação, investigação e contextualização: uma análise dos PCNs de geografia do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Delfino, Antonia Ieda [UNESP]
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/96770
Resumo: Esse trabalho é resultado da análise teórico-metodológica dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEMs) de Geografia. Foi desenvolvido a partir da abordagem do conceito de espaço, considerado o conceito central pelo documento e outros conceitoschave como paisagem, lugar, território e territorialidade, escala, globalização, técnicas e redes. Para melhor contextualizar esses conceitos no Ensino Médio, foi traçado um perfil desse nível de ensino no Brasil bem como sua finalidade, o desenvolvimento de competências e habilidades específicas. O desenvolvimento do trabalho foi feito a partir da pesquisa bibliográfica, utilizando como método de abordagem o dialético. O resultado da análise demonstra uma revisão teórico-conceitual da Geografia dos PCNEMs, pouco profunda, ao citar os movimentos teórico-conceituais que a ciência geográfica passou no século XX.. Quanto à questão metodológica há ausência de uma abordagem que favoreça o desenvolvimento de uma Geografia no Ensino Médio que compreenda o seu objeto de estudo, o espaço geográfico, em suas várias manifestações levando o aluno a uma prática crítica e reflexiva da sua relação com o meio no qual está inserido.
id UNSP_44e9f4f4fc40f04e7874a669c134b010
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/96770
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O espaço-representação, investigação e contextualização: uma análise dos PCNs de geografia do ensino médioGeografiaEspaço e tempoGeografia - Parâmetros curricularesGeographySpaceEsse trabalho é resultado da análise teórico-metodológica dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEMs) de Geografia. Foi desenvolvido a partir da abordagem do conceito de espaço, considerado o conceito central pelo documento e outros conceitoschave como paisagem, lugar, território e territorialidade, escala, globalização, técnicas e redes. Para melhor contextualizar esses conceitos no Ensino Médio, foi traçado um perfil desse nível de ensino no Brasil bem como sua finalidade, o desenvolvimento de competências e habilidades específicas. O desenvolvimento do trabalho foi feito a partir da pesquisa bibliográfica, utilizando como método de abordagem o dialético. O resultado da análise demonstra uma revisão teórico-conceitual da Geografia dos PCNEMs, pouco profunda, ao citar os movimentos teórico-conceituais que a ciência geográfica passou no século XX.. Quanto à questão metodológica há ausência de uma abordagem que favoreça o desenvolvimento de uma Geografia no Ensino Médio que compreenda o seu objeto de estudo, o espaço geográfico, em suas várias manifestações levando o aluno a uma prática crítica e reflexiva da sua relação com o meio no qual está inserido.This thesis is the result of the theoretical-methodological analysis of the National Curriculum Parameters from High School (Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio - PCNEMs - in Portuguese ) in Geography. It was developed starting from the approach of the concept of space, considered the main concept in this thesis and others key-concepts such as landscape, place, territory and territoriality, scale, globalization, techniques and network. For a best context of these concepts in High School, a profile of this knowledge grade in Brazil and also its objectives were made, the development of its competences and specific abilities. The development of this thesis was made starting from bibliographic research, using as the approach method the dialectic. The result of the analysis shows a review of the theoretical and conceptual Geography of PCNEMs, little deeper, to cite the movements theoretical and conceptual that science geographical happened in the twentieth century. Regarding the methodological issue there is an absence of approach that benefits the development a High School Geography that comprehend its object of study, the geographical space, in its various manifestations leading the student to a critic and reflexive practice of his relation with the environment in which he is inserted.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Marin, Fátima Aparecida Gomes [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Delfino, Antonia Ieda [UNESP]2014-06-11T19:28:27Z2014-06-11T19:28:27Z2007-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis155 f. : il.application/pdfDELFINO, Antonia Ieda. O espaço-representação, investigação e contextualização: uma análise dos PCNs de geografia do ensino médio. 2007. 155 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2007.http://hdl.handle.net/11449/96770000554874delfino_ai_me_prud.pdf33004129042P3Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T13:35:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/96770Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:28:06.257560Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O espaço-representação, investigação e contextualização: uma análise dos PCNs de geografia do ensino médio
title O espaço-representação, investigação e contextualização: uma análise dos PCNs de geografia do ensino médio
spellingShingle O espaço-representação, investigação e contextualização: uma análise dos PCNs de geografia do ensino médio
Delfino, Antonia Ieda [UNESP]
Geografia
Espaço e tempo
Geografia - Parâmetros curriculares
Geography
Space
title_short O espaço-representação, investigação e contextualização: uma análise dos PCNs de geografia do ensino médio
title_full O espaço-representação, investigação e contextualização: uma análise dos PCNs de geografia do ensino médio
title_fullStr O espaço-representação, investigação e contextualização: uma análise dos PCNs de geografia do ensino médio
title_full_unstemmed O espaço-representação, investigação e contextualização: uma análise dos PCNs de geografia do ensino médio
title_sort O espaço-representação, investigação e contextualização: uma análise dos PCNs de geografia do ensino médio
author Delfino, Antonia Ieda [UNESP]
author_facet Delfino, Antonia Ieda [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marin, Fátima Aparecida Gomes [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Delfino, Antonia Ieda [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
Espaço e tempo
Geografia - Parâmetros curriculares
Geography
Space
topic Geografia
Espaço e tempo
Geografia - Parâmetros curriculares
Geography
Space
description Esse trabalho é resultado da análise teórico-metodológica dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEMs) de Geografia. Foi desenvolvido a partir da abordagem do conceito de espaço, considerado o conceito central pelo documento e outros conceitoschave como paisagem, lugar, território e territorialidade, escala, globalização, técnicas e redes. Para melhor contextualizar esses conceitos no Ensino Médio, foi traçado um perfil desse nível de ensino no Brasil bem como sua finalidade, o desenvolvimento de competências e habilidades específicas. O desenvolvimento do trabalho foi feito a partir da pesquisa bibliográfica, utilizando como método de abordagem o dialético. O resultado da análise demonstra uma revisão teórico-conceitual da Geografia dos PCNEMs, pouco profunda, ao citar os movimentos teórico-conceituais que a ciência geográfica passou no século XX.. Quanto à questão metodológica há ausência de uma abordagem que favoreça o desenvolvimento de uma Geografia no Ensino Médio que compreenda o seu objeto de estudo, o espaço geográfico, em suas várias manifestações levando o aluno a uma prática crítica e reflexiva da sua relação com o meio no qual está inserido.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-29
2014-06-11T19:28:27Z
2014-06-11T19:28:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DELFINO, Antonia Ieda. O espaço-representação, investigação e contextualização: uma análise dos PCNs de geografia do ensino médio. 2007. 155 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2007.
http://hdl.handle.net/11449/96770
000554874
delfino_ai_me_prud.pdf
33004129042P3
identifier_str_mv DELFINO, Antonia Ieda. O espaço-representação, investigação e contextualização: uma análise dos PCNs de geografia do ensino médio. 2007. 155 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2007.
000554874
delfino_ai_me_prud.pdf
33004129042P3
url http://hdl.handle.net/11449/96770
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 155 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128816208412672