Técnicas de caracterização microestrutural, por microscopia óptica e microscopia eletrônica de varredura, de aços bifásicos e multifásicos aplicados à indústria automobilística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Harada, Allan [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/124333
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-05-05/000810397.pdf
Resumo: This project developed microstructural characterization technics of commercial dualphase and multi-phasic (TRIP) steels that were provided by the automotive industry and are currently used as the raw material for the production of automobiles. Inserted in this context, there is the development of the advanced high strength steels in consonance with the ULSABAVC project, which aims the production of safe, economically viable and efficient in terms of fuel consumption vehicles for the 21st century. The micro-structural characterization of biphasic and multiphase steels was done by the identification and quantification of the coexistent phases. In this item, a special attention was given to the technics that were performed using optic microscopy and scanning electron microscopy. An important contribution to this work was the utilization of different alternative chemical reagents (Beraha, Heat-Tinting technics) in addition to the classical ones (Nital and LePera)already used conventionally by the UNESP's Group of Mechanical, Microstructural and Fractografic Characterization of Materials. The revealed microstructures were correlated with the materials' mechanical properties determined through traction tests, such as ultimate tensile strengths, yield strength and stretching important since the material has structural application in the automotive industry. As a result, it was observed the superiority concerning the studied mechanical properties for the biphasic and multiphasic steels when compared to the conventional carbon steels. Besides, it was perceived a large potential for the industrial scale utilization of the Heat Tinting technics in this field, seen its differentiation of the existent phases and easy reproducibility
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In this item, a special attention was given to the technics that were performed using optic microscopy and scanning electron microscopy. An important contribution to this work was the utilization of different alternative chemical reagents (Beraha, Heat-Tinting technics) in addition to the classical ones (Nital and LePera)already used conventionally by the UNESP's Group of Mechanical, Microstructural and Fractografic Characterization of Materials. The revealed microstructures were correlated with the materials' mechanical properties determined through traction tests, such as ultimate tensile strengths, yield strength and stretching important since the material has structural application in the automotive industry. As a result, it was observed the superiority concerning the studied mechanical properties for the biphasic and multiphasic steels when compared to the conventional carbon steels. Besides, it was perceived a large potential for the industrial scale utilization of the Heat Tinting technics in this field, seen its differentiation of the existent phases and easy reproducibilityNeste projeto foram desenvolvidas técnicas de caracterização microestrutural de aços bifásicos (dual-phase steel) e multifásicos (TRIP steel) comerciais, fornecido por indústria automobilística, aplicados atualmente como matéria-prima na produção de veículos. Neste contexto está inserido o desenvolvimento de novos aços avançados de alta resistência em consonância com o projeto ULSAB-AVC, que visa a produção de veículos seguros, viáveis economicamente e eficientes no consumo de combustível para o século 21. Foi realizada a caracterização microestrutural dos aços bifásico e multifásico, através da identificação e quantificação das fases presentes em coexistência. Neste item, serão destacadas às técnicas de caracterização microestrutural, que foram realizadas por microscopia óptica (MO) e microscopia eletrônica de varredura (MEV). Uma importante contribuição foi a utilização de diferentes reagentes químicos (Beraha, técnicas de Heat-Tinting), além dos reagentes convencionais (Nital, solução aquosa de metabissulfito de sódio e LePera), já utilizados pelo Grupo de Pesquisa em Caracterização Mecânica, Microestrutural e Fractográfica de Materiais da UNESP. As microestruturas foram correlacionadas com as propriedades mecânicas do material, que foram determinadas por intermédio de ensaios de tração, objetivando a determinação da resistência à tração, do limite de escoamento e do alongamento, tendo em vista que este material tem aplicação estrutural na indústria automobilística. Como resultado foi verificada a superioridade das propriedades mecânicas dos aços bifásicos e multifásicos, se comparados aos aços carbono convencionais. Além disso, foi observado um enorme potencial na utilização industrial da técnica de Heat-Tinting, devido à sua melhor diferenciação das fases e à sua maior reprodutibilidadeUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pereira, Marcelo dos Santos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Harada, Allan [UNESP]2015-07-13T12:09:35Z2015-07-13T12:09:35Z2014-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis42 f.application/pdfHARADA, Allan. Técnicas de caracterização microestrutural, por microscopia óptica e microscopia eletrônica de varredura, de aços bifásicos e multifásicos aplicados à indústria automobilística. 2014. 42 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado - Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2014.http://hdl.handle.net/11449/124333000810397http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-05-05/000810397.pdf93867307701471786464565985923561Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-02T17:53:22Zoai:repositorio.unesp.br:11449/124333Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:45:26.206193Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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