A narrativa transmídia como proposta metodologia para a educação de ensino médio: um modelo aplicado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/136274 |
Resumo: | Assim como as tecnologias da informação estão em constante evolução, a educação, desde o ensino básico ao superior, deve seguir em busca de novas e melhores formas de aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, incorporando novas estratégias metodológicas baseadas na convergência dos meios de comunicação e a facilidade de uso das ferramentas digitais do cotidiano dos alunos nas atividades escolares. Tendo em mente esta convergência, este trabalho foi concebido para buscar e criar uma proposta de modelo de aplicação da narrativa transmídia na educação, como uma ferramenta metodológica que permita integrar a nova realidade educacional, levando em consideração a geração atual de alunos, “nativos digitais”, e os conceitos de ensino da educação contemporânea, introduzindo o uso das mídias e tecnologias nas atividades diárias e permitindo ultrapassar os limites físicos da escola por meio do uso dos ambientes virtuais de aprendizagem, mídias sociais e outras mídias, transformando alunos em personagens e participantes do processo da narrativa, além de criar possibilidades para a interdisciplinaridade dos componentes curriculares diversos e o despertar de novas competências e habilidades em alunos, professores e na comunidade escolar como um todo que pode representar um diferencial neste novo modelo. |
id |
UNSP_45ad6d2c529ac29214a5435a8b826e00 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/136274 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A narrativa transmídia como proposta metodologia para a educação de ensino médio: um modelo aplicadoThe transmedia storytelling as a methodological proposal for the high school education: an applied modelNarrativa transmídiaInterdisciplinaridadeObjeto de AprendizagemEducação de ensino médioObjeto de aprendizagemTransmedia storytellingHigh school educationInterdisciplinaryLearning objectAssim como as tecnologias da informação estão em constante evolução, a educação, desde o ensino básico ao superior, deve seguir em busca de novas e melhores formas de aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, incorporando novas estratégias metodológicas baseadas na convergência dos meios de comunicação e a facilidade de uso das ferramentas digitais do cotidiano dos alunos nas atividades escolares. Tendo em mente esta convergência, este trabalho foi concebido para buscar e criar uma proposta de modelo de aplicação da narrativa transmídia na educação, como uma ferramenta metodológica que permita integrar a nova realidade educacional, levando em consideração a geração atual de alunos, “nativos digitais”, e os conceitos de ensino da educação contemporânea, introduzindo o uso das mídias e tecnologias nas atividades diárias e permitindo ultrapassar os limites físicos da escola por meio do uso dos ambientes virtuais de aprendizagem, mídias sociais e outras mídias, transformando alunos em personagens e participantes do processo da narrativa, além de criar possibilidades para a interdisciplinaridade dos componentes curriculares diversos e o despertar de novas competências e habilidades em alunos, professores e na comunidade escolar como um todo que pode representar um diferencial neste novo modelo.As well as information technologies are constantly evolving, education from primary school to university must follow for new and better ways to improve the process of teaching and learning, incorporating new methodological strategies based on the convergence of the media and the ease use of digital tools in students' daily life in the school activities. Bearing in mind this convergence this work is designed to seek and create a proposal for a transmedia narrative application model for education, as a methodological tool that allows integrating new educational reality, taking into account the current generation of students, "digital natives", and the concepts of teaching contemporary education, introducing the use of media and technology in daily activities and allowing overcome the physical limits of school through the use of virtual learning environments, social networks and other medias, turning students into characters and participants in the narrative process and create the possibilities for interdisciplinary curriculum of the many components and the awakening of new skills and abilities in students, teachers and the school community as a whole that may represent a difference in this new model.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Morgado, Eduardo Martins [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gallo Junior, José Antonio [UNESP]2016-03-15T16:35:13Z2016-03-15T16:35:13Z2016-02-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/13627400087198933004056088P949793448416832510000-0001-7974-1829porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T13:54:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/136274Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:55:03.782396Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A narrativa transmídia como proposta metodologia para a educação de ensino médio: um modelo aplicado The transmedia storytelling as a methodological proposal for the high school education: an applied model |
title |
A narrativa transmídia como proposta metodologia para a educação de ensino médio: um modelo aplicado |
spellingShingle |
A narrativa transmídia como proposta metodologia para a educação de ensino médio: um modelo aplicado Gallo Junior, José Antonio [UNESP] Narrativa transmídia Interdisciplinaridade Objeto de Aprendizagem Educação de ensino médio Objeto de aprendizagem Transmedia storytelling High school education Interdisciplinary Learning object |
title_short |
A narrativa transmídia como proposta metodologia para a educação de ensino médio: um modelo aplicado |
title_full |
A narrativa transmídia como proposta metodologia para a educação de ensino médio: um modelo aplicado |
title_fullStr |
A narrativa transmídia como proposta metodologia para a educação de ensino médio: um modelo aplicado |
title_full_unstemmed |
A narrativa transmídia como proposta metodologia para a educação de ensino médio: um modelo aplicado |
title_sort |
A narrativa transmídia como proposta metodologia para a educação de ensino médio: um modelo aplicado |
author |
Gallo Junior, José Antonio [UNESP] |
author_facet |
Gallo Junior, José Antonio [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Morgado, Eduardo Martins [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gallo Junior, José Antonio [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Narrativa transmídia Interdisciplinaridade Objeto de Aprendizagem Educação de ensino médio Objeto de aprendizagem Transmedia storytelling High school education Interdisciplinary Learning object |
topic |
Narrativa transmídia Interdisciplinaridade Objeto de Aprendizagem Educação de ensino médio Objeto de aprendizagem Transmedia storytelling High school education Interdisciplinary Learning object |
description |
Assim como as tecnologias da informação estão em constante evolução, a educação, desde o ensino básico ao superior, deve seguir em busca de novas e melhores formas de aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, incorporando novas estratégias metodológicas baseadas na convergência dos meios de comunicação e a facilidade de uso das ferramentas digitais do cotidiano dos alunos nas atividades escolares. Tendo em mente esta convergência, este trabalho foi concebido para buscar e criar uma proposta de modelo de aplicação da narrativa transmídia na educação, como uma ferramenta metodológica que permita integrar a nova realidade educacional, levando em consideração a geração atual de alunos, “nativos digitais”, e os conceitos de ensino da educação contemporânea, introduzindo o uso das mídias e tecnologias nas atividades diárias e permitindo ultrapassar os limites físicos da escola por meio do uso dos ambientes virtuais de aprendizagem, mídias sociais e outras mídias, transformando alunos em personagens e participantes do processo da narrativa, além de criar possibilidades para a interdisciplinaridade dos componentes curriculares diversos e o despertar de novas competências e habilidades em alunos, professores e na comunidade escolar como um todo que pode representar um diferencial neste novo modelo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-15T16:35:13Z 2016-03-15T16:35:13Z 2016-02-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/136274 000871989 33004056088P9 4979344841683251 0000-0001-7974-1829 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/136274 |
identifier_str_mv |
000871989 33004056088P9 4979344841683251 0000-0001-7974-1829 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129473309048832 |