A narrativa transmídia como proposta metodologia para a educação de ensino médio: um modelo aplicado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gallo Junior, José Antonio [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/136274
Resumo: Assim como as tecnologias da informação estão em constante evolução, a educação, desde o ensino básico ao superior, deve seguir em busca de novas e melhores formas de aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, incorporando novas estratégias metodológicas baseadas na convergência dos meios de comunicação e a facilidade de uso das ferramentas digitais do cotidiano dos alunos nas atividades escolares. Tendo em mente esta convergência, este trabalho foi concebido para buscar e criar uma proposta de modelo de aplicação da narrativa transmídia na educação, como uma ferramenta metodológica que permita integrar a nova realidade educacional, levando em consideração a geração atual de alunos, “nativos digitais”, e os conceitos de ensino da educação contemporânea, introduzindo o uso das mídias e tecnologias nas atividades diárias e permitindo ultrapassar os limites físicos da escola por meio do uso dos ambientes virtuais de aprendizagem, mídias sociais e outras mídias, transformando alunos em personagens e participantes do processo da narrativa, além de criar possibilidades para a interdisciplinaridade dos componentes curriculares diversos e o despertar de novas competências e habilidades em alunos, professores e na comunidade escolar como um todo que pode representar um diferencial neste novo modelo.
id UNSP_45ad6d2c529ac29214a5435a8b826e00
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/136274
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A narrativa transmídia como proposta metodologia para a educação de ensino médio: um modelo aplicadoThe transmedia storytelling as a methodological proposal for the high school education: an applied modelNarrativa transmídiaInterdisciplinaridadeObjeto de AprendizagemEducação de ensino médioObjeto de aprendizagemTransmedia storytellingHigh school educationInterdisciplinaryLearning objectAssim como as tecnologias da informação estão em constante evolução, a educação, desde o ensino básico ao superior, deve seguir em busca de novas e melhores formas de aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, incorporando novas estratégias metodológicas baseadas na convergência dos meios de comunicação e a facilidade de uso das ferramentas digitais do cotidiano dos alunos nas atividades escolares. Tendo em mente esta convergência, este trabalho foi concebido para buscar e criar uma proposta de modelo de aplicação da narrativa transmídia na educação, como uma ferramenta metodológica que permita integrar a nova realidade educacional, levando em consideração a geração atual de alunos, “nativos digitais”, e os conceitos de ensino da educação contemporânea, introduzindo o uso das mídias e tecnologias nas atividades diárias e permitindo ultrapassar os limites físicos da escola por meio do uso dos ambientes virtuais de aprendizagem, mídias sociais e outras mídias, transformando alunos em personagens e participantes do processo da narrativa, além de criar possibilidades para a interdisciplinaridade dos componentes curriculares diversos e o despertar de novas competências e habilidades em alunos, professores e na comunidade escolar como um todo que pode representar um diferencial neste novo modelo.As well as information technologies are constantly evolving, education from primary school to university must follow for new and better ways to improve the process of teaching and learning, incorporating new methodological strategies based on the convergence of the media and the ease use of digital tools in students' daily life in the school activities. Bearing in mind this convergence this work is designed to seek and create a proposal for a transmedia narrative application model for education, as a methodological tool that allows integrating new educational reality, taking into account the current generation of students, "digital natives", and the concepts of teaching contemporary education, introducing the use of media and technology in daily activities and allowing overcome the physical limits of school through the use of virtual learning environments, social networks and other medias, turning students into characters and participants in the narrative process and create the possibilities for interdisciplinary curriculum of the many components and the awakening of new skills and abilities in students, teachers and the school community as a whole that may represent a difference in this new model.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Morgado, Eduardo Martins [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gallo Junior, José Antonio [UNESP]2016-03-15T16:35:13Z2016-03-15T16:35:13Z2016-02-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/13627400087198933004056088P949793448416832510000-0001-7974-1829porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T13:54:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/136274Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:55:03.782396Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A narrativa transmídia como proposta metodologia para a educação de ensino médio: um modelo aplicado
The transmedia storytelling as a methodological proposal for the high school education: an applied model
title A narrativa transmídia como proposta metodologia para a educação de ensino médio: um modelo aplicado
spellingShingle A narrativa transmídia como proposta metodologia para a educação de ensino médio: um modelo aplicado
Gallo Junior, José Antonio [UNESP]
Narrativa transmídia
Interdisciplinaridade
Objeto de Aprendizagem
Educação de ensino médio
Objeto de aprendizagem
Transmedia storytelling
High school education
Interdisciplinary
Learning object
title_short A narrativa transmídia como proposta metodologia para a educação de ensino médio: um modelo aplicado
title_full A narrativa transmídia como proposta metodologia para a educação de ensino médio: um modelo aplicado
title_fullStr A narrativa transmídia como proposta metodologia para a educação de ensino médio: um modelo aplicado
title_full_unstemmed A narrativa transmídia como proposta metodologia para a educação de ensino médio: um modelo aplicado
title_sort A narrativa transmídia como proposta metodologia para a educação de ensino médio: um modelo aplicado
author Gallo Junior, José Antonio [UNESP]
author_facet Gallo Junior, José Antonio [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Morgado, Eduardo Martins [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gallo Junior, José Antonio [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativa transmídia
Interdisciplinaridade
Objeto de Aprendizagem
Educação de ensino médio
Objeto de aprendizagem
Transmedia storytelling
High school education
Interdisciplinary
Learning object
topic Narrativa transmídia
Interdisciplinaridade
Objeto de Aprendizagem
Educação de ensino médio
Objeto de aprendizagem
Transmedia storytelling
High school education
Interdisciplinary
Learning object
description Assim como as tecnologias da informação estão em constante evolução, a educação, desde o ensino básico ao superior, deve seguir em busca de novas e melhores formas de aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, incorporando novas estratégias metodológicas baseadas na convergência dos meios de comunicação e a facilidade de uso das ferramentas digitais do cotidiano dos alunos nas atividades escolares. Tendo em mente esta convergência, este trabalho foi concebido para buscar e criar uma proposta de modelo de aplicação da narrativa transmídia na educação, como uma ferramenta metodológica que permita integrar a nova realidade educacional, levando em consideração a geração atual de alunos, “nativos digitais”, e os conceitos de ensino da educação contemporânea, introduzindo o uso das mídias e tecnologias nas atividades diárias e permitindo ultrapassar os limites físicos da escola por meio do uso dos ambientes virtuais de aprendizagem, mídias sociais e outras mídias, transformando alunos em personagens e participantes do processo da narrativa, além de criar possibilidades para a interdisciplinaridade dos componentes curriculares diversos e o despertar de novas competências e habilidades em alunos, professores e na comunidade escolar como um todo que pode representar um diferencial neste novo modelo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-15T16:35:13Z
2016-03-15T16:35:13Z
2016-02-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/136274
000871989
33004056088P9
4979344841683251
0000-0001-7974-1829
url http://hdl.handle.net/11449/136274
identifier_str_mv 000871989
33004056088P9
4979344841683251
0000-0001-7974-1829
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129473309048832