Desenvolvimento de uma ferramenta de apoio ao aprendizado de física no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cristiano Moreira [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Vieira, Filipe Alves [UNESP], Cavenaghi, Marcos Antônio [UNESP], Ulson, Roberta Spolon [UNESP], Spolon, Renata [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ74.htm
http://hdl.handle.net/11449/148349
Resumo: Introdução: O advento e desenvolvimento da WWW (World Wide Web) no final da década de 1980 representaram um grande avanço na área de educação, tornando a Internet uma poderosa aliada às técnicas tradicionais de ensino. As tecnologias e os recursos de programação existentes na rede mundial criam uma interatividade que faltava aos ambientes de ensino/aprendizagem presencial ou a distância tradicionais. Nesse contexto, a Web possibilita o acesso on-line às informações, além de tornar possível o surgimento de novas técnicas de ensino, que permitem auxiliar as técnicas tradicionais. Objetivos: Este trabalho está voltado para a integração das tecnologias da Web e do paradigma de simulação visando o desenvolvimento de um ambiente educacional que possibilite simular e exemplificar os temas que fundamentam as teorias da física básica discutidas no ensino médio. O ambiente é constituído por objetos educacionais construídos como applets, ou seja, programas interativos escritos na linguagem Java e que podem ser embutidos em documentos hipertexto, visualizados no interior de um navegador da Web como o Internet Explorer e o Netscape Navigator. Métodos: Para a criação dos applets, foi realizado um levantamento dos fundamentos de Física no ensino médio que impõem maior dificuldade de aprendizado aos alunos. O ambiente de apoio foi elaborado com a criação de objetos educacionais ou applets, O uso de applets fornece uma representação mais adequada para a explanação de um conceito, quando comparado com figuras estáticas ou uma descrição textual, pois possibilitam simular experiências reais com mudança de parâmetros, comparação e verificação de resultados. Resultados: Dessa forma, é possível aos estudantes visualizar os conceitos de forma relativamente fácil, uma vez que as informações podem ser representadas dinamicamente e de forma interativa. O conjunto de applets desenvolvido permitiu aumentar a motivação e incentivar um maior interesse entre os estudantes, encorajando-os a participar ativamente da aula. Este projeto permitiu maior motivação desses alunos à aprendizagem dos conceitos de física e maior aproximação com novas tecnologias na área de Informática.
id UNSP_45cd5791b65be3a4ece949d5a79ada9d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/148349
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Desenvolvimento de uma ferramenta de apoio ao aprendizado de física no ensino médioIntrodução: O advento e desenvolvimento da WWW (World Wide Web) no final da década de 1980 representaram um grande avanço na área de educação, tornando a Internet uma poderosa aliada às técnicas tradicionais de ensino. As tecnologias e os recursos de programação existentes na rede mundial criam uma interatividade que faltava aos ambientes de ensino/aprendizagem presencial ou a distância tradicionais. Nesse contexto, a Web possibilita o acesso on-line às informações, além de tornar possível o surgimento de novas técnicas de ensino, que permitem auxiliar as técnicas tradicionais. Objetivos: Este trabalho está voltado para a integração das tecnologias da Web e do paradigma de simulação visando o desenvolvimento de um ambiente educacional que possibilite simular e exemplificar os temas que fundamentam as teorias da física básica discutidas no ensino médio. O ambiente é constituído por objetos educacionais construídos como applets, ou seja, programas interativos escritos na linguagem Java e que podem ser embutidos em documentos hipertexto, visualizados no interior de um navegador da Web como o Internet Explorer e o Netscape Navigator. Métodos: Para a criação dos applets, foi realizado um levantamento dos fundamentos de Física no ensino médio que impõem maior dificuldade de aprendizado aos alunos. O ambiente de apoio foi elaborado com a criação de objetos educacionais ou applets, O uso de applets fornece uma representação mais adequada para a explanação de um conceito, quando comparado com figuras estáticas ou uma descrição textual, pois possibilitam simular experiências reais com mudança de parâmetros, comparação e verificação de resultados. Resultados: Dessa forma, é possível aos estudantes visualizar os conceitos de forma relativamente fácil, uma vez que as informações podem ser representadas dinamicamente e de forma interativa. O conjunto de applets desenvolvido permitiu aumentar a motivação e incentivar um maior interesse entre os estudantes, encorajando-os a participar ativamente da aula. Este projeto permitiu maior motivação desses alunos à aprendizagem dos conceitos de física e maior aproximação com novas tecnologias na área de Informática.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Bauru, SPUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Bauru, SPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Cristiano Moreira [UNESP]Vieira, Filipe Alves [UNESP]Cavenaghi, Marcos Antônio [UNESP]Ulson, Roberta Spolon [UNESP]Spolon, Renata [UNESP]2017-01-18T18:09:45Z2017-01-18T18:09:45Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ74.htmhttp://hdl.handle.net/11449/1483498163849451440263PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-23T16:11:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148349Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:04:37.788180Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de uma ferramenta de apoio ao aprendizado de física no ensino médio
title Desenvolvimento de uma ferramenta de apoio ao aprendizado de física no ensino médio
spellingShingle Desenvolvimento de uma ferramenta de apoio ao aprendizado de física no ensino médio
Silva, Cristiano Moreira [UNESP]
title_short Desenvolvimento de uma ferramenta de apoio ao aprendizado de física no ensino médio
title_full Desenvolvimento de uma ferramenta de apoio ao aprendizado de física no ensino médio
title_fullStr Desenvolvimento de uma ferramenta de apoio ao aprendizado de física no ensino médio
title_full_unstemmed Desenvolvimento de uma ferramenta de apoio ao aprendizado de física no ensino médio
title_sort Desenvolvimento de uma ferramenta de apoio ao aprendizado de física no ensino médio
author Silva, Cristiano Moreira [UNESP]
author_facet Silva, Cristiano Moreira [UNESP]
Vieira, Filipe Alves [UNESP]
Cavenaghi, Marcos Antônio [UNESP]
Ulson, Roberta Spolon [UNESP]
Spolon, Renata [UNESP]
author_role author
author2 Vieira, Filipe Alves [UNESP]
Cavenaghi, Marcos Antônio [UNESP]
Ulson, Roberta Spolon [UNESP]
Spolon, Renata [UNESP]
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Cristiano Moreira [UNESP]
Vieira, Filipe Alves [UNESP]
Cavenaghi, Marcos Antônio [UNESP]
Ulson, Roberta Spolon [UNESP]
Spolon, Renata [UNESP]
description Introdução: O advento e desenvolvimento da WWW (World Wide Web) no final da década de 1980 representaram um grande avanço na área de educação, tornando a Internet uma poderosa aliada às técnicas tradicionais de ensino. As tecnologias e os recursos de programação existentes na rede mundial criam uma interatividade que faltava aos ambientes de ensino/aprendizagem presencial ou a distância tradicionais. Nesse contexto, a Web possibilita o acesso on-line às informações, além de tornar possível o surgimento de novas técnicas de ensino, que permitem auxiliar as técnicas tradicionais. Objetivos: Este trabalho está voltado para a integração das tecnologias da Web e do paradigma de simulação visando o desenvolvimento de um ambiente educacional que possibilite simular e exemplificar os temas que fundamentam as teorias da física básica discutidas no ensino médio. O ambiente é constituído por objetos educacionais construídos como applets, ou seja, programas interativos escritos na linguagem Java e que podem ser embutidos em documentos hipertexto, visualizados no interior de um navegador da Web como o Internet Explorer e o Netscape Navigator. Métodos: Para a criação dos applets, foi realizado um levantamento dos fundamentos de Física no ensino médio que impõem maior dificuldade de aprendizado aos alunos. O ambiente de apoio foi elaborado com a criação de objetos educacionais ou applets, O uso de applets fornece uma representação mais adequada para a explanação de um conceito, quando comparado com figuras estáticas ou uma descrição textual, pois possibilitam simular experiências reais com mudança de parâmetros, comparação e verificação de resultados. Resultados: Dessa forma, é possível aos estudantes visualizar os conceitos de forma relativamente fácil, uma vez que as informações podem ser representadas dinamicamente e de forma interativa. O conjunto de applets desenvolvido permitiu aumentar a motivação e incentivar um maior interesse entre os estudantes, encorajando-os a participar ativamente da aula. Este projeto permitiu maior motivação desses alunos à aprendizagem dos conceitos de física e maior aproximação com novas tecnologias na área de Informática.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2017-01-18T18:09:45Z
2017-01-18T18:09:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ74.htm
http://hdl.handle.net/11449/148349
8163849451440263
url http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ74.htm
http://hdl.handle.net/11449/148349
identifier_str_mv 8163849451440263
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128890748534784