A acessibilidade dos objetos educacionais de Física: possibilidades para pessoas com deficiência visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grégio, Lucimar Fernandes [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/92253
Resumo: Esta pesquisa está vinculada à Linha de Pesquisa: Práticas e Processos Formativos em Educação do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT-UNESP) e nela foram descritas e analisadas características de acessibilidade que devem ser encontradas nos Objetos Educacionais (OEs), nos conceitos de Física, disponibilizados no repositório do Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE), para pessoas com Deficiência Visual (PDVs). Tanto as ações do Ministério da Educação (MEC), embasadas por legislações e políticas educacionais, que caminham para a busca da inclusão e acessibilidade, como o aumento significativo do uso da Internet e do computador entre esses usuários, permite considerar que os OEs também possam ser usados pelas PDVs, como mais um recurso pedagógico digital para sua aprendizagem. Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho foi investigar que recursos de acessibilidade poderiam melhorar o acesso com autonomia dos OEs na área de Física. Os objetivos específicos foram analisar OEs na área de Física, procurando verificar se seu uso é possibilitado de forma autônoma, por parte das PDVs e verificar, por meio de consulta ao BIOE...
id UNSP_4608b864cbdf6d23a2e324b20b0cda10
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/92253
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A acessibilidade dos objetos educacionais de Física: possibilidades para pessoas com deficiência visualEducaçãoAcessibilidadeCegos - Orientação e mobilidadeDeficientes visuaisAccessibilityVisual disabilityInclusionEsta pesquisa está vinculada à Linha de Pesquisa: Práticas e Processos Formativos em Educação do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT-UNESP) e nela foram descritas e analisadas características de acessibilidade que devem ser encontradas nos Objetos Educacionais (OEs), nos conceitos de Física, disponibilizados no repositório do Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE), para pessoas com Deficiência Visual (PDVs). Tanto as ações do Ministério da Educação (MEC), embasadas por legislações e políticas educacionais, que caminham para a busca da inclusão e acessibilidade, como o aumento significativo do uso da Internet e do computador entre esses usuários, permite considerar que os OEs também possam ser usados pelas PDVs, como mais um recurso pedagógico digital para sua aprendizagem. Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho foi investigar que recursos de acessibilidade poderiam melhorar o acesso com autonomia dos OEs na área de Física. Os objetivos específicos foram analisar OEs na área de Física, procurando verificar se seu uso é possibilitado de forma autônoma, por parte das PDVs e verificar, por meio de consulta ao BIOE...This research is linked to the research line: Practices and Formative Processes in Education from the Education Postgraduate Program in the Sciences and Technological School at “Universidade Estadual Paulista” (FCT/UNESP) and in it has been described and analyzed accessibility characteristics which should be found in Educational Objects (OEs), in the concepts of Physics, available in the repository of the “Banco Internacional de Objetos Educacionais” (BIOE), for the people with Visual Disabilities (PDVs). To the same extent as the actions from “Ministério da Educação” (MEC), based on the educational legislation and politics, which look forward to search for inclusion and accessibility, as the meaningful increase on the use of the Internet and the computer among these users, allow to consider that the OEs can also be used by PDVs, as one more pedagogical digital resource for their learning. In this sense, the general objective of this study has been to investigate which accessibility resources could make the... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Grégio, Lucimar Fernandes [UNESP]2014-06-11T19:25:38Z2014-06-11T19:25:38Z2011-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis143 f. : il.application/pdfGRÉGIO, Lucimar Fernandes. A acessibilidade dos objetos educacionais de Física: possibilidades para pessoas com deficiência visual. 2011. 143 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2011.http://hdl.handle.net/11449/92253000682506gregio_lf_me_prud.pdf33004129044P67346754405819238Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:45:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92253Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:53:25.553063Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A acessibilidade dos objetos educacionais de Física: possibilidades para pessoas com deficiência visual
title A acessibilidade dos objetos educacionais de Física: possibilidades para pessoas com deficiência visual
spellingShingle A acessibilidade dos objetos educacionais de Física: possibilidades para pessoas com deficiência visual
Grégio, Lucimar Fernandes [UNESP]
Educação
Acessibilidade
Cegos - Orientação e mobilidade
Deficientes visuais
Accessibility
Visual disability
Inclusion
title_short A acessibilidade dos objetos educacionais de Física: possibilidades para pessoas com deficiência visual
title_full A acessibilidade dos objetos educacionais de Física: possibilidades para pessoas com deficiência visual
title_fullStr A acessibilidade dos objetos educacionais de Física: possibilidades para pessoas com deficiência visual
title_full_unstemmed A acessibilidade dos objetos educacionais de Física: possibilidades para pessoas com deficiência visual
title_sort A acessibilidade dos objetos educacionais de Física: possibilidades para pessoas com deficiência visual
author Grégio, Lucimar Fernandes [UNESP]
author_facet Grégio, Lucimar Fernandes [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Grégio, Lucimar Fernandes [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Acessibilidade
Cegos - Orientação e mobilidade
Deficientes visuais
Accessibility
Visual disability
Inclusion
topic Educação
Acessibilidade
Cegos - Orientação e mobilidade
Deficientes visuais
Accessibility
Visual disability
Inclusion
description Esta pesquisa está vinculada à Linha de Pesquisa: Práticas e Processos Formativos em Educação do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT-UNESP) e nela foram descritas e analisadas características de acessibilidade que devem ser encontradas nos Objetos Educacionais (OEs), nos conceitos de Física, disponibilizados no repositório do Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE), para pessoas com Deficiência Visual (PDVs). Tanto as ações do Ministério da Educação (MEC), embasadas por legislações e políticas educacionais, que caminham para a busca da inclusão e acessibilidade, como o aumento significativo do uso da Internet e do computador entre esses usuários, permite considerar que os OEs também possam ser usados pelas PDVs, como mais um recurso pedagógico digital para sua aprendizagem. Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho foi investigar que recursos de acessibilidade poderiam melhorar o acesso com autonomia dos OEs na área de Física. Os objetivos específicos foram analisar OEs na área de Física, procurando verificar se seu uso é possibilitado de forma autônoma, por parte das PDVs e verificar, por meio de consulta ao BIOE...
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-30
2014-06-11T19:25:38Z
2014-06-11T19:25:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GRÉGIO, Lucimar Fernandes. A acessibilidade dos objetos educacionais de Física: possibilidades para pessoas com deficiência visual. 2011. 143 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/92253
000682506
gregio_lf_me_prud.pdf
33004129044P6
7346754405819238
identifier_str_mv GRÉGIO, Lucimar Fernandes. A acessibilidade dos objetos educacionais de Física: possibilidades para pessoas com deficiência visual. 2011. 143 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2011.
000682506
gregio_lf_me_prud.pdf
33004129044P6
7346754405819238
url http://hdl.handle.net/11449/92253
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 143 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129562180059136