A acessibilidade dos objetos educacionais de Física: possibilidades para pessoas com deficiência visual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/92253 |
Resumo: | Esta pesquisa está vinculada à Linha de Pesquisa: Práticas e Processos Formativos em Educação do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT-UNESP) e nela foram descritas e analisadas características de acessibilidade que devem ser encontradas nos Objetos Educacionais (OEs), nos conceitos de Física, disponibilizados no repositório do Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE), para pessoas com Deficiência Visual (PDVs). Tanto as ações do Ministério da Educação (MEC), embasadas por legislações e políticas educacionais, que caminham para a busca da inclusão e acessibilidade, como o aumento significativo do uso da Internet e do computador entre esses usuários, permite considerar que os OEs também possam ser usados pelas PDVs, como mais um recurso pedagógico digital para sua aprendizagem. Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho foi investigar que recursos de acessibilidade poderiam melhorar o acesso com autonomia dos OEs na área de Física. Os objetivos específicos foram analisar OEs na área de Física, procurando verificar se seu uso é possibilitado de forma autônoma, por parte das PDVs e verificar, por meio de consulta ao BIOE... |
id |
UNSP_4608b864cbdf6d23a2e324b20b0cda10 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/92253 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A acessibilidade dos objetos educacionais de Física: possibilidades para pessoas com deficiência visualEducaçãoAcessibilidadeCegos - Orientação e mobilidadeDeficientes visuaisAccessibilityVisual disabilityInclusionEsta pesquisa está vinculada à Linha de Pesquisa: Práticas e Processos Formativos em Educação do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT-UNESP) e nela foram descritas e analisadas características de acessibilidade que devem ser encontradas nos Objetos Educacionais (OEs), nos conceitos de Física, disponibilizados no repositório do Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE), para pessoas com Deficiência Visual (PDVs). Tanto as ações do Ministério da Educação (MEC), embasadas por legislações e políticas educacionais, que caminham para a busca da inclusão e acessibilidade, como o aumento significativo do uso da Internet e do computador entre esses usuários, permite considerar que os OEs também possam ser usados pelas PDVs, como mais um recurso pedagógico digital para sua aprendizagem. Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho foi investigar que recursos de acessibilidade poderiam melhorar o acesso com autonomia dos OEs na área de Física. Os objetivos específicos foram analisar OEs na área de Física, procurando verificar se seu uso é possibilitado de forma autônoma, por parte das PDVs e verificar, por meio de consulta ao BIOE...This research is linked to the research line: Practices and Formative Processes in Education from the Education Postgraduate Program in the Sciences and Technological School at “Universidade Estadual Paulista” (FCT/UNESP) and in it has been described and analyzed accessibility characteristics which should be found in Educational Objects (OEs), in the concepts of Physics, available in the repository of the “Banco Internacional de Objetos Educacionais” (BIOE), for the people with Visual Disabilities (PDVs). To the same extent as the actions from “Ministério da Educação” (MEC), based on the educational legislation and politics, which look forward to search for inclusion and accessibility, as the meaningful increase on the use of the Internet and the computer among these users, allow to consider that the OEs can also be used by PDVs, as one more pedagogical digital resource for their learning. In this sense, the general objective of this study has been to investigate which accessibility resources could make the... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Grégio, Lucimar Fernandes [UNESP]2014-06-11T19:25:38Z2014-06-11T19:25:38Z2011-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis143 f. : il.application/pdfGRÉGIO, Lucimar Fernandes. A acessibilidade dos objetos educacionais de Física: possibilidades para pessoas com deficiência visual. 2011. 143 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2011.http://hdl.handle.net/11449/92253000682506gregio_lf_me_prud.pdf33004129044P67346754405819238Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:45:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92253Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:53:25.553063Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A acessibilidade dos objetos educacionais de Física: possibilidades para pessoas com deficiência visual |
title |
A acessibilidade dos objetos educacionais de Física: possibilidades para pessoas com deficiência visual |
spellingShingle |
A acessibilidade dos objetos educacionais de Física: possibilidades para pessoas com deficiência visual Grégio, Lucimar Fernandes [UNESP] Educação Acessibilidade Cegos - Orientação e mobilidade Deficientes visuais Accessibility Visual disability Inclusion |
title_short |
A acessibilidade dos objetos educacionais de Física: possibilidades para pessoas com deficiência visual |
title_full |
A acessibilidade dos objetos educacionais de Física: possibilidades para pessoas com deficiência visual |
title_fullStr |
A acessibilidade dos objetos educacionais de Física: possibilidades para pessoas com deficiência visual |
title_full_unstemmed |
A acessibilidade dos objetos educacionais de Física: possibilidades para pessoas com deficiência visual |
title_sort |
A acessibilidade dos objetos educacionais de Física: possibilidades para pessoas com deficiência visual |
author |
Grégio, Lucimar Fernandes [UNESP] |
author_facet |
Grégio, Lucimar Fernandes [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grégio, Lucimar Fernandes [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Acessibilidade Cegos - Orientação e mobilidade Deficientes visuais Accessibility Visual disability Inclusion |
topic |
Educação Acessibilidade Cegos - Orientação e mobilidade Deficientes visuais Accessibility Visual disability Inclusion |
description |
Esta pesquisa está vinculada à Linha de Pesquisa: Práticas e Processos Formativos em Educação do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT-UNESP) e nela foram descritas e analisadas características de acessibilidade que devem ser encontradas nos Objetos Educacionais (OEs), nos conceitos de Física, disponibilizados no repositório do Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE), para pessoas com Deficiência Visual (PDVs). Tanto as ações do Ministério da Educação (MEC), embasadas por legislações e políticas educacionais, que caminham para a busca da inclusão e acessibilidade, como o aumento significativo do uso da Internet e do computador entre esses usuários, permite considerar que os OEs também possam ser usados pelas PDVs, como mais um recurso pedagógico digital para sua aprendizagem. Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho foi investigar que recursos de acessibilidade poderiam melhorar o acesso com autonomia dos OEs na área de Física. Os objetivos específicos foram analisar OEs na área de Física, procurando verificar se seu uso é possibilitado de forma autônoma, por parte das PDVs e verificar, por meio de consulta ao BIOE... |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-11-30 2014-06-11T19:25:38Z 2014-06-11T19:25:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GRÉGIO, Lucimar Fernandes. A acessibilidade dos objetos educacionais de Física: possibilidades para pessoas com deficiência visual. 2011. 143 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2011. http://hdl.handle.net/11449/92253 000682506 gregio_lf_me_prud.pdf 33004129044P6 7346754405819238 |
identifier_str_mv |
GRÉGIO, Lucimar Fernandes. A acessibilidade dos objetos educacionais de Física: possibilidades para pessoas com deficiência visual. 2011. 143 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2011. 000682506 gregio_lf_me_prud.pdf 33004129044P6 7346754405819238 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/92253 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
143 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129562180059136 |