Demandas não pertinentes no pronto-socorro adulto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Karini Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/238306
Resumo: Introdução: Em 2011 foi instituída a Rede de Atenção às Urgências com o objetivo de reorganizar a atenção em saúde, contudo tem-se visto, atualmente, a utilização de serviços de saúde de maneira inadequada, ocasionando uma distorção de fluxos e sobrecarga de atendimentos nos serviços de urgência e emergência, o que pode comprometer a qualidade da assistência prestada à população. Objetivo: Identificar a demanda não pertinente ao serviço de urgência em um município do interior de São Paulo. Método: Trata-se de uma pesquisa de delineamento retrospectivo, quantitativo e descritivo realizada com pacientes adultos que procuraram atendimento no Pronto Socorro de Adultos, de uma cidade do interior de São Paulo, no primeiro semestre do ano de 2022 e tiveram a classificação de risco como “pouco urgente” e “não urgente” e que não receberam nenhuma intervenção médica no serviço. As variáveis estudadas foram idade, sexo, doença de base, queixa principal, classificação de risco, dia da semana e horário da procura ao PS, desfecho, encaminhamento à outro serviço da rede de saúde. Os dados foram compilados em planilhas do programa Excel® e análises descritivas foram feitas. O projeto passou por apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) local, conforme a Resolução n° 466/2012 do Conselho Regional de Saúde e obteve parecer favorável no 5.466.719. Resultados: Considerou-se 18.029 (45,4%) pacientes como demanda não pertinente. Desses atendimentos, 13.734 (76,2%) foram classificados como “pouco urgentes” e 4.295 (23,8%) classificados como “não urgentes”. A predominância dessa população foi de pacientes do sexo feminino, acometidos, principalmente, por doenças dos grupos R, M e Z do CID 10 e moradores das regiões norte e sul do município. A idade média foi de 42,9 anos (18- 102). Os sábados, segundas e as terças-feiras, assim como, horário das 8:00 às 11:00 horas da manhã, e 18:00 às 20:00 horas, foram os dias e horários mais procurados, respectivamente. Conclusão: Foram identificadas fragilidades no fluxo de usuários da atenção primária para serviço de urgência e ao inverso também, apontando algumas fragilidades no sistema de saúde, representada pelos desafios dos indivíduos na busca por assistência.
id UNSP_46b294f032cac146061d311484f1eced
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/238306
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Demandas não pertinentes no pronto-socorro adultoNon-pertinent demands in the adult emergency roomServiços médicos de emergênciaEnfermagemContinuidade da assistência ao paciente.Emergency medical servicesNursingContinuity of patient care.Introdução: Em 2011 foi instituída a Rede de Atenção às Urgências com o objetivo de reorganizar a atenção em saúde, contudo tem-se visto, atualmente, a utilização de serviços de saúde de maneira inadequada, ocasionando uma distorção de fluxos e sobrecarga de atendimentos nos serviços de urgência e emergência, o que pode comprometer a qualidade da assistência prestada à população. Objetivo: Identificar a demanda não pertinente ao serviço de urgência em um município do interior de São Paulo. Método: Trata-se de uma pesquisa de delineamento retrospectivo, quantitativo e descritivo realizada com pacientes adultos que procuraram atendimento no Pronto Socorro de Adultos, de uma cidade do interior de São Paulo, no primeiro semestre do ano de 2022 e tiveram a classificação de risco como “pouco urgente” e “não urgente” e que não receberam nenhuma intervenção médica no serviço. As variáveis estudadas foram idade, sexo, doença de base, queixa principal, classificação de risco, dia da semana e horário da procura ao PS, desfecho, encaminhamento à outro serviço da rede de saúde. Os dados foram compilados em planilhas do programa Excel® e análises descritivas foram feitas. O projeto passou por apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) local, conforme a Resolução n° 466/2012 do Conselho Regional de Saúde e obteve parecer favorável no 5.466.719. Resultados: Considerou-se 18.029 (45,4%) pacientes como demanda não pertinente. Desses atendimentos, 13.734 (76,2%) foram classificados como “pouco urgentes” e 4.295 (23,8%) classificados como “não urgentes”. A predominância dessa população foi de pacientes do sexo feminino, acometidos, principalmente, por doenças dos grupos R, M e Z do CID 10 e moradores das regiões norte e sul do município. A idade média foi de 42,9 anos (18- 102). Os sábados, segundas e as terças-feiras, assim como, horário das 8:00 às 11:00 horas da manhã, e 18:00 às 20:00 horas, foram os dias e horários mais procurados, respectivamente. Conclusão: Foram identificadas fragilidades no fluxo de usuários da atenção primária para serviço de urgência e ao inverso também, apontando algumas fragilidades no sistema de saúde, representada pelos desafios dos indivíduos na busca por assistência.Introduction: In 2011, the Emergency Care Network was established to reorganize health care, however, it has been seen, the use of health services inappropriately, differents ways and overload of care in the urgency and emergency services, which can compromise the quality of care provided to the population. Objective: To identify the people that is not relevant to the emergency service in a city in the interior of São Paulo. Method: This is a retrospective, quantitative and descriptive study carried out with adult patients who assist at the Adult Emergency Room, in a city in the interior of São Paulo, in the first half of 2022. This patients were classificated as “little urgent” and “non-urgent” and who did not receive any medical intervention in the service. The variables studied were age, sex, underlying disease, main complaint, risk classification, day of the week and time of visit to the ES, outcome, and referral to another service in the health network. Data were compiled in Excel® spreadsheets and descriptive analyzes were performed. The project was evaluated by the local Research Ethics Committee (CEP), by Resolution No. 466/2012 of the Regional Health Council and obtained a favorable opinion No. 5,466,719. Results: Was considered patients as a non-relevant demand 18,029 (45.4%) . Of these visits, 13,734 (76.2%) were classified as “less urgent” and 4,295 (23.8%) were classified as “non-urgent”. The predominance of this population consisted of female patients, mainly affected by diseases in groups R, M, and Z of the CID 10 and residents of the north and south regions of the municipality. The mean age was 42.9 years (18-102). Saturdays, Mondays, and Tuesdays, as well as the hours from 8:00 am to 11:00 am and from 6:00 pm to 8:00 pm, were the most popular days and times, respectively. Conclusion: Fragilities were identified in the flow of users from primary care to the emergency service and vice versa, pointing to some weaknesses in the health system, represented by the challenges of individuals in the search for assistance.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Cyrino, Claudia Maria Silva [UNESP]Castro, Meire Cristina Novelli eJuliani, Carmen Maria Casquel MontiUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pinheiro, Karini Silva2022-12-19T17:21:12Z2022-12-19T17:21:12Z2022-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/238306porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-01T06:16:04Zoai:repositorio.unesp.br:11449/238306Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:14:06.373372Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Demandas não pertinentes no pronto-socorro adulto
Non-pertinent demands in the adult emergency room
title Demandas não pertinentes no pronto-socorro adulto
spellingShingle Demandas não pertinentes no pronto-socorro adulto
Pinheiro, Karini Silva
Serviços médicos de emergência
Enfermagem
Continuidade da assistência ao paciente.
Emergency medical services
Nursing
Continuity of patient care.
title_short Demandas não pertinentes no pronto-socorro adulto
title_full Demandas não pertinentes no pronto-socorro adulto
title_fullStr Demandas não pertinentes no pronto-socorro adulto
title_full_unstemmed Demandas não pertinentes no pronto-socorro adulto
title_sort Demandas não pertinentes no pronto-socorro adulto
author Pinheiro, Karini Silva
author_facet Pinheiro, Karini Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cyrino, Claudia Maria Silva [UNESP]
Castro, Meire Cristina Novelli e
Juliani, Carmen Maria Casquel Monti
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Karini Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Serviços médicos de emergência
Enfermagem
Continuidade da assistência ao paciente.
Emergency medical services
Nursing
Continuity of patient care.
topic Serviços médicos de emergência
Enfermagem
Continuidade da assistência ao paciente.
Emergency medical services
Nursing
Continuity of patient care.
description Introdução: Em 2011 foi instituída a Rede de Atenção às Urgências com o objetivo de reorganizar a atenção em saúde, contudo tem-se visto, atualmente, a utilização de serviços de saúde de maneira inadequada, ocasionando uma distorção de fluxos e sobrecarga de atendimentos nos serviços de urgência e emergência, o que pode comprometer a qualidade da assistência prestada à população. Objetivo: Identificar a demanda não pertinente ao serviço de urgência em um município do interior de São Paulo. Método: Trata-se de uma pesquisa de delineamento retrospectivo, quantitativo e descritivo realizada com pacientes adultos que procuraram atendimento no Pronto Socorro de Adultos, de uma cidade do interior de São Paulo, no primeiro semestre do ano de 2022 e tiveram a classificação de risco como “pouco urgente” e “não urgente” e que não receberam nenhuma intervenção médica no serviço. As variáveis estudadas foram idade, sexo, doença de base, queixa principal, classificação de risco, dia da semana e horário da procura ao PS, desfecho, encaminhamento à outro serviço da rede de saúde. Os dados foram compilados em planilhas do programa Excel® e análises descritivas foram feitas. O projeto passou por apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) local, conforme a Resolução n° 466/2012 do Conselho Regional de Saúde e obteve parecer favorável no 5.466.719. Resultados: Considerou-se 18.029 (45,4%) pacientes como demanda não pertinente. Desses atendimentos, 13.734 (76,2%) foram classificados como “pouco urgentes” e 4.295 (23,8%) classificados como “não urgentes”. A predominância dessa população foi de pacientes do sexo feminino, acometidos, principalmente, por doenças dos grupos R, M e Z do CID 10 e moradores das regiões norte e sul do município. A idade média foi de 42,9 anos (18- 102). Os sábados, segundas e as terças-feiras, assim como, horário das 8:00 às 11:00 horas da manhã, e 18:00 às 20:00 horas, foram os dias e horários mais procurados, respectivamente. Conclusão: Foram identificadas fragilidades no fluxo de usuários da atenção primária para serviço de urgência e ao inverso também, apontando algumas fragilidades no sistema de saúde, representada pelos desafios dos indivíduos na busca por assistência.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-19T17:21:12Z
2022-12-19T17:21:12Z
2022-11-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/238306
url http://hdl.handle.net/11449/238306
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129038326169600