Demandas não pertinentes no pronto-socorro adulto
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/238306 |
Resumo: | Introdução: Em 2011 foi instituída a Rede de Atenção às Urgências com o objetivo de reorganizar a atenção em saúde, contudo tem-se visto, atualmente, a utilização de serviços de saúde de maneira inadequada, ocasionando uma distorção de fluxos e sobrecarga de atendimentos nos serviços de urgência e emergência, o que pode comprometer a qualidade da assistência prestada à população. Objetivo: Identificar a demanda não pertinente ao serviço de urgência em um município do interior de São Paulo. Método: Trata-se de uma pesquisa de delineamento retrospectivo, quantitativo e descritivo realizada com pacientes adultos que procuraram atendimento no Pronto Socorro de Adultos, de uma cidade do interior de São Paulo, no primeiro semestre do ano de 2022 e tiveram a classificação de risco como “pouco urgente” e “não urgente” e que não receberam nenhuma intervenção médica no serviço. As variáveis estudadas foram idade, sexo, doença de base, queixa principal, classificação de risco, dia da semana e horário da procura ao PS, desfecho, encaminhamento à outro serviço da rede de saúde. Os dados foram compilados em planilhas do programa Excel® e análises descritivas foram feitas. O projeto passou por apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) local, conforme a Resolução n° 466/2012 do Conselho Regional de Saúde e obteve parecer favorável no 5.466.719. Resultados: Considerou-se 18.029 (45,4%) pacientes como demanda não pertinente. Desses atendimentos, 13.734 (76,2%) foram classificados como “pouco urgentes” e 4.295 (23,8%) classificados como “não urgentes”. A predominância dessa população foi de pacientes do sexo feminino, acometidos, principalmente, por doenças dos grupos R, M e Z do CID 10 e moradores das regiões norte e sul do município. A idade média foi de 42,9 anos (18- 102). Os sábados, segundas e as terças-feiras, assim como, horário das 8:00 às 11:00 horas da manhã, e 18:00 às 20:00 horas, foram os dias e horários mais procurados, respectivamente. Conclusão: Foram identificadas fragilidades no fluxo de usuários da atenção primária para serviço de urgência e ao inverso também, apontando algumas fragilidades no sistema de saúde, representada pelos desafios dos indivíduos na busca por assistência. |
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Demandas não pertinentes no pronto-socorro adultoNon-pertinent demands in the adult emergency roomServiços médicos de emergênciaEnfermagemContinuidade da assistência ao paciente.Emergency medical servicesNursingContinuity of patient care.Introdução: Em 2011 foi instituída a Rede de Atenção às Urgências com o objetivo de reorganizar a atenção em saúde, contudo tem-se visto, atualmente, a utilização de serviços de saúde de maneira inadequada, ocasionando uma distorção de fluxos e sobrecarga de atendimentos nos serviços de urgência e emergência, o que pode comprometer a qualidade da assistência prestada à população. Objetivo: Identificar a demanda não pertinente ao serviço de urgência em um município do interior de São Paulo. Método: Trata-se de uma pesquisa de delineamento retrospectivo, quantitativo e descritivo realizada com pacientes adultos que procuraram atendimento no Pronto Socorro de Adultos, de uma cidade do interior de São Paulo, no primeiro semestre do ano de 2022 e tiveram a classificação de risco como “pouco urgente” e “não urgente” e que não receberam nenhuma intervenção médica no serviço. As variáveis estudadas foram idade, sexo, doença de base, queixa principal, classificação de risco, dia da semana e horário da procura ao PS, desfecho, encaminhamento à outro serviço da rede de saúde. Os dados foram compilados em planilhas do programa Excel® e análises descritivas foram feitas. O projeto passou por apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) local, conforme a Resolução n° 466/2012 do Conselho Regional de Saúde e obteve parecer favorável no 5.466.719. Resultados: Considerou-se 18.029 (45,4%) pacientes como demanda não pertinente. Desses atendimentos, 13.734 (76,2%) foram classificados como “pouco urgentes” e 4.295 (23,8%) classificados como “não urgentes”. A predominância dessa população foi de pacientes do sexo feminino, acometidos, principalmente, por doenças dos grupos R, M e Z do CID 10 e moradores das regiões norte e sul do município. A idade média foi de 42,9 anos (18- 102). Os sábados, segundas e as terças-feiras, assim como, horário das 8:00 às 11:00 horas da manhã, e 18:00 às 20:00 horas, foram os dias e horários mais procurados, respectivamente. Conclusão: Foram identificadas fragilidades no fluxo de usuários da atenção primária para serviço de urgência e ao inverso também, apontando algumas fragilidades no sistema de saúde, representada pelos desafios dos indivíduos na busca por assistência.Introduction: In 2011, the Emergency Care Network was established to reorganize health care, however, it has been seen, the use of health services inappropriately, differents ways and overload of care in the urgency and emergency services, which can compromise the quality of care provided to the population. Objective: To identify the people that is not relevant to the emergency service in a city in the interior of São Paulo. Method: This is a retrospective, quantitative and descriptive study carried out with adult patients who assist at the Adult Emergency Room, in a city in the interior of São Paulo, in the first half of 2022. This patients were classificated as “little urgent” and “non-urgent” and who did not receive any medical intervention in the service. The variables studied were age, sex, underlying disease, main complaint, risk classification, day of the week and time of visit to the ES, outcome, and referral to another service in the health network. Data were compiled in Excel® spreadsheets and descriptive analyzes were performed. The project was evaluated by the local Research Ethics Committee (CEP), by Resolution No. 466/2012 of the Regional Health Council and obtained a favorable opinion No. 5,466,719. Results: Was considered patients as a non-relevant demand 18,029 (45.4%) . Of these visits, 13,734 (76.2%) were classified as “less urgent” and 4,295 (23.8%) were classified as “non-urgent”. The predominance of this population consisted of female patients, mainly affected by diseases in groups R, M, and Z of the CID 10 and residents of the north and south regions of the municipality. The mean age was 42.9 years (18-102). Saturdays, Mondays, and Tuesdays, as well as the hours from 8:00 am to 11:00 am and from 6:00 pm to 8:00 pm, were the most popular days and times, respectively. Conclusion: Fragilities were identified in the flow of users from primary care to the emergency service and vice versa, pointing to some weaknesses in the health system, represented by the challenges of individuals in the search for assistance.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Cyrino, Claudia Maria Silva [UNESP]Castro, Meire Cristina Novelli eJuliani, Carmen Maria Casquel MontiUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pinheiro, Karini Silva2022-12-19T17:21:12Z2022-12-19T17:21:12Z2022-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/238306porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-01T06:16:04Zoai:repositorio.unesp.br:11449/238306Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:14:06.373372Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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Introdução: Em 2011 foi instituída a Rede de Atenção às Urgências com o objetivo de reorganizar a atenção em saúde, contudo tem-se visto, atualmente, a utilização de serviços de saúde de maneira inadequada, ocasionando uma distorção de fluxos e sobrecarga de atendimentos nos serviços de urgência e emergência, o que pode comprometer a qualidade da assistência prestada à população. Objetivo: Identificar a demanda não pertinente ao serviço de urgência em um município do interior de São Paulo. Método: Trata-se de uma pesquisa de delineamento retrospectivo, quantitativo e descritivo realizada com pacientes adultos que procuraram atendimento no Pronto Socorro de Adultos, de uma cidade do interior de São Paulo, no primeiro semestre do ano de 2022 e tiveram a classificação de risco como “pouco urgente” e “não urgente” e que não receberam nenhuma intervenção médica no serviço. As variáveis estudadas foram idade, sexo, doença de base, queixa principal, classificação de risco, dia da semana e horário da procura ao PS, desfecho, encaminhamento à outro serviço da rede de saúde. Os dados foram compilados em planilhas do programa Excel® e análises descritivas foram feitas. O projeto passou por apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) local, conforme a Resolução n° 466/2012 do Conselho Regional de Saúde e obteve parecer favorável no 5.466.719. Resultados: Considerou-se 18.029 (45,4%) pacientes como demanda não pertinente. Desses atendimentos, 13.734 (76,2%) foram classificados como “pouco urgentes” e 4.295 (23,8%) classificados como “não urgentes”. A predominância dessa população foi de pacientes do sexo feminino, acometidos, principalmente, por doenças dos grupos R, M e Z do CID 10 e moradores das regiões norte e sul do município. A idade média foi de 42,9 anos (18- 102). Os sábados, segundas e as terças-feiras, assim como, horário das 8:00 às 11:00 horas da manhã, e 18:00 às 20:00 horas, foram os dias e horários mais procurados, respectivamente. Conclusão: Foram identificadas fragilidades no fluxo de usuários da atenção primária para serviço de urgência e ao inverso também, apontando algumas fragilidades no sistema de saúde, representada pelos desafios dos indivíduos na busca por assistência. |
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