Aprendendo sobre hipertensão: um almanaque educativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grosseli, Marcela Martins [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Cardoso, Bruna Klassa [UNESP], Alves, Maria José Queiroz de Freitas [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/601
http://hdl.handle.net/11449/143207
Resumo: Introdução: A hipertensão arterial é uma doença multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial, que possibilita anormalidades metabólicas e cardiovasculares podendo atingir silenciosamente diversos órgãos como coração, rim, vasos periféricos e cérebro, levando a altos índices de mortalidade no Brasil. Sua manifestação tem influências hereditárias e ambientais, tais como estresse, sedentarismo, alcoolismo, idade avançada, má alimentação e obesidade. Sendo assim, ressalta-se a importância da educação em saúde a fim de orientar a população sobre essa doença, tentando aumentar a conscientização e promover mudanças no estilo de vida das pessoas com a finalidade de preveni-la e tratá-la. Objetivos: Elaborar um material didático em forma de almanaque com o intuito de informar alunos do ensino médio sobre a hipertensão e sua etiologia, além de orientar os modos de prevenção e tratamento dessa doença de maneira lúdica e eficaz. Métodos: Foi aplicado um questionário com 10 questões sobre hipertensão a alunos do Ensino Médio da escola Estadual Professor Euclides de Carvalho Campos (Cevila), de Botucatu para saber o grau de conhecimento dos alunos sobre o tema e servir de base para a construção do almanaque educativo. Resultados: Com base nas respostas e nas dúvidas dos alunos foi criado um almanaque ilustrativo e educativo, contendo noções fisiológicas básicas sobre hipertensão e seus meios de prevenção de modo atrativo e divertido através de caça-palavras, curiosidades, textos de fácil compreensão e outros exercícios que ajudam o entendimento sobre essa doença. O almanaque foi editorado e entregue na escola para os alunos e também distribuído em feira de saúde, bem como em evento de extensão, realizados na cidade de Botucatu.
id UNSP_46b5036a8fdc0624a2f869ab363be2d6
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/143207
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Aprendendo sobre hipertensão: um almanaque educativoHumanasComunicaçãoIntrodução: A hipertensão arterial é uma doença multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial, que possibilita anormalidades metabólicas e cardiovasculares podendo atingir silenciosamente diversos órgãos como coração, rim, vasos periféricos e cérebro, levando a altos índices de mortalidade no Brasil. Sua manifestação tem influências hereditárias e ambientais, tais como estresse, sedentarismo, alcoolismo, idade avançada, má alimentação e obesidade. Sendo assim, ressalta-se a importância da educação em saúde a fim de orientar a população sobre essa doença, tentando aumentar a conscientização e promover mudanças no estilo de vida das pessoas com a finalidade de preveni-la e tratá-la. Objetivos: Elaborar um material didático em forma de almanaque com o intuito de informar alunos do ensino médio sobre a hipertensão e sua etiologia, além de orientar os modos de prevenção e tratamento dessa doença de maneira lúdica e eficaz. Métodos: Foi aplicado um questionário com 10 questões sobre hipertensão a alunos do Ensino Médio da escola Estadual Professor Euclides de Carvalho Campos (Cevila), de Botucatu para saber o grau de conhecimento dos alunos sobre o tema e servir de base para a construção do almanaque educativo. Resultados: Com base nas respostas e nas dúvidas dos alunos foi criado um almanaque ilustrativo e educativo, contendo noções fisiológicas básicas sobre hipertensão e seus meios de prevenção de modo atrativo e divertido através de caça-palavras, curiosidades, textos de fácil compreensão e outros exercícios que ajudam o entendimento sobre essa doença. O almanaque foi editorado e entregue na escola para os alunos e também distribuído em feira de saúde, bem como em evento de extensão, realizados na cidade de Botucatu.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Fisiologia, Instituto de Biociências, BotucatuUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Fisiologia, Instituto de Biociências, BotucatuUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Grosseli, Marcela Martins [UNESP]Cardoso, Bruna Klassa [UNESP]Alves, Maria José Queiroz de Freitas [UNESP]2016-08-24T12:43:49Z2016-08-24T12:43:49Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject24application/pdfhttp://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/601Revista Ciência em Extensão, v. 7, n. 3, p. 24, 2011.1679-4605http://hdl.handle.net/11449/143207ISSN1679-4605-2011-07-03-24.pdfPROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Ciência em Extensãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-07T06:06:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143207Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:15:45.082270Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendendo sobre hipertensão: um almanaque educativo
title Aprendendo sobre hipertensão: um almanaque educativo
spellingShingle Aprendendo sobre hipertensão: um almanaque educativo
Grosseli, Marcela Martins [UNESP]
Humanas
Comunicação
title_short Aprendendo sobre hipertensão: um almanaque educativo
title_full Aprendendo sobre hipertensão: um almanaque educativo
title_fullStr Aprendendo sobre hipertensão: um almanaque educativo
title_full_unstemmed Aprendendo sobre hipertensão: um almanaque educativo
title_sort Aprendendo sobre hipertensão: um almanaque educativo
author Grosseli, Marcela Martins [UNESP]
author_facet Grosseli, Marcela Martins [UNESP]
Cardoso, Bruna Klassa [UNESP]
Alves, Maria José Queiroz de Freitas [UNESP]
author_role author
author2 Cardoso, Bruna Klassa [UNESP]
Alves, Maria José Queiroz de Freitas [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Grosseli, Marcela Martins [UNESP]
Cardoso, Bruna Klassa [UNESP]
Alves, Maria José Queiroz de Freitas [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Humanas
Comunicação
topic Humanas
Comunicação
description Introdução: A hipertensão arterial é uma doença multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial, que possibilita anormalidades metabólicas e cardiovasculares podendo atingir silenciosamente diversos órgãos como coração, rim, vasos periféricos e cérebro, levando a altos índices de mortalidade no Brasil. Sua manifestação tem influências hereditárias e ambientais, tais como estresse, sedentarismo, alcoolismo, idade avançada, má alimentação e obesidade. Sendo assim, ressalta-se a importância da educação em saúde a fim de orientar a população sobre essa doença, tentando aumentar a conscientização e promover mudanças no estilo de vida das pessoas com a finalidade de preveni-la e tratá-la. Objetivos: Elaborar um material didático em forma de almanaque com o intuito de informar alunos do ensino médio sobre a hipertensão e sua etiologia, além de orientar os modos de prevenção e tratamento dessa doença de maneira lúdica e eficaz. Métodos: Foi aplicado um questionário com 10 questões sobre hipertensão a alunos do Ensino Médio da escola Estadual Professor Euclides de Carvalho Campos (Cevila), de Botucatu para saber o grau de conhecimento dos alunos sobre o tema e servir de base para a construção do almanaque educativo. Resultados: Com base nas respostas e nas dúvidas dos alunos foi criado um almanaque ilustrativo e educativo, contendo noções fisiológicas básicas sobre hipertensão e seus meios de prevenção de modo atrativo e divertido através de caça-palavras, curiosidades, textos de fácil compreensão e outros exercícios que ajudam o entendimento sobre essa doença. O almanaque foi editorado e entregue na escola para os alunos e também distribuído em feira de saúde, bem como em evento de extensão, realizados na cidade de Botucatu.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2016-08-24T12:43:49Z
2016-08-24T12:43:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/601
Revista Ciência em Extensão, v. 7, n. 3, p. 24, 2011.
1679-4605
http://hdl.handle.net/11449/143207
ISSN1679-4605-2011-07-03-24.pdf
url http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/601
http://hdl.handle.net/11449/143207
identifier_str_mv Revista Ciência em Extensão, v. 7, n. 3, p. 24, 2011.
1679-4605
ISSN1679-4605-2011-07-03-24.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Ciência em Extensão
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 24
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128337293344768