Aprendendo sobre hipertensão: um almanaque educativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/601 http://hdl.handle.net/11449/143207 |
Resumo: | Introdução: A hipertensão arterial é uma doença multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial, que possibilita anormalidades metabólicas e cardiovasculares podendo atingir silenciosamente diversos órgãos como coração, rim, vasos periféricos e cérebro, levando a altos índices de mortalidade no Brasil. Sua manifestação tem influências hereditárias e ambientais, tais como estresse, sedentarismo, alcoolismo, idade avançada, má alimentação e obesidade. Sendo assim, ressalta-se a importância da educação em saúde a fim de orientar a população sobre essa doença, tentando aumentar a conscientização e promover mudanças no estilo de vida das pessoas com a finalidade de preveni-la e tratá-la. Objetivos: Elaborar um material didático em forma de almanaque com o intuito de informar alunos do ensino médio sobre a hipertensão e sua etiologia, além de orientar os modos de prevenção e tratamento dessa doença de maneira lúdica e eficaz. Métodos: Foi aplicado um questionário com 10 questões sobre hipertensão a alunos do Ensino Médio da escola Estadual Professor Euclides de Carvalho Campos (Cevila), de Botucatu para saber o grau de conhecimento dos alunos sobre o tema e servir de base para a construção do almanaque educativo. Resultados: Com base nas respostas e nas dúvidas dos alunos foi criado um almanaque ilustrativo e educativo, contendo noções fisiológicas básicas sobre hipertensão e seus meios de prevenção de modo atrativo e divertido através de caça-palavras, curiosidades, textos de fácil compreensão e outros exercícios que ajudam o entendimento sobre essa doença. O almanaque foi editorado e entregue na escola para os alunos e também distribuído em feira de saúde, bem como em evento de extensão, realizados na cidade de Botucatu. |
id |
UNSP_46b5036a8fdc0624a2f869ab363be2d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/143207 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Aprendendo sobre hipertensão: um almanaque educativoHumanasComunicaçãoIntrodução: A hipertensão arterial é uma doença multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial, que possibilita anormalidades metabólicas e cardiovasculares podendo atingir silenciosamente diversos órgãos como coração, rim, vasos periféricos e cérebro, levando a altos índices de mortalidade no Brasil. Sua manifestação tem influências hereditárias e ambientais, tais como estresse, sedentarismo, alcoolismo, idade avançada, má alimentação e obesidade. Sendo assim, ressalta-se a importância da educação em saúde a fim de orientar a população sobre essa doença, tentando aumentar a conscientização e promover mudanças no estilo de vida das pessoas com a finalidade de preveni-la e tratá-la. Objetivos: Elaborar um material didático em forma de almanaque com o intuito de informar alunos do ensino médio sobre a hipertensão e sua etiologia, além de orientar os modos de prevenção e tratamento dessa doença de maneira lúdica e eficaz. Métodos: Foi aplicado um questionário com 10 questões sobre hipertensão a alunos do Ensino Médio da escola Estadual Professor Euclides de Carvalho Campos (Cevila), de Botucatu para saber o grau de conhecimento dos alunos sobre o tema e servir de base para a construção do almanaque educativo. Resultados: Com base nas respostas e nas dúvidas dos alunos foi criado um almanaque ilustrativo e educativo, contendo noções fisiológicas básicas sobre hipertensão e seus meios de prevenção de modo atrativo e divertido através de caça-palavras, curiosidades, textos de fácil compreensão e outros exercícios que ajudam o entendimento sobre essa doença. O almanaque foi editorado e entregue na escola para os alunos e também distribuído em feira de saúde, bem como em evento de extensão, realizados na cidade de Botucatu.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Fisiologia, Instituto de Biociências, BotucatuUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Fisiologia, Instituto de Biociências, BotucatuUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Grosseli, Marcela Martins [UNESP]Cardoso, Bruna Klassa [UNESP]Alves, Maria José Queiroz de Freitas [UNESP]2016-08-24T12:43:49Z2016-08-24T12:43:49Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject24application/pdfhttp://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/601Revista Ciência em Extensão, v. 7, n. 3, p. 24, 2011.1679-4605http://hdl.handle.net/11449/143207ISSN1679-4605-2011-07-03-24.pdfPROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Ciência em Extensãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-07T06:06:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143207Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:15:45.082270Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendendo sobre hipertensão: um almanaque educativo |
title |
Aprendendo sobre hipertensão: um almanaque educativo |
spellingShingle |
Aprendendo sobre hipertensão: um almanaque educativo Grosseli, Marcela Martins [UNESP] Humanas Comunicação |
title_short |
Aprendendo sobre hipertensão: um almanaque educativo |
title_full |
Aprendendo sobre hipertensão: um almanaque educativo |
title_fullStr |
Aprendendo sobre hipertensão: um almanaque educativo |
title_full_unstemmed |
Aprendendo sobre hipertensão: um almanaque educativo |
title_sort |
Aprendendo sobre hipertensão: um almanaque educativo |
author |
Grosseli, Marcela Martins [UNESP] |
author_facet |
Grosseli, Marcela Martins [UNESP] Cardoso, Bruna Klassa [UNESP] Alves, Maria José Queiroz de Freitas [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Cardoso, Bruna Klassa [UNESP] Alves, Maria José Queiroz de Freitas [UNESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grosseli, Marcela Martins [UNESP] Cardoso, Bruna Klassa [UNESP] Alves, Maria José Queiroz de Freitas [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Humanas Comunicação |
topic |
Humanas Comunicação |
description |
Introdução: A hipertensão arterial é uma doença multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial, que possibilita anormalidades metabólicas e cardiovasculares podendo atingir silenciosamente diversos órgãos como coração, rim, vasos periféricos e cérebro, levando a altos índices de mortalidade no Brasil. Sua manifestação tem influências hereditárias e ambientais, tais como estresse, sedentarismo, alcoolismo, idade avançada, má alimentação e obesidade. Sendo assim, ressalta-se a importância da educação em saúde a fim de orientar a população sobre essa doença, tentando aumentar a conscientização e promover mudanças no estilo de vida das pessoas com a finalidade de preveni-la e tratá-la. Objetivos: Elaborar um material didático em forma de almanaque com o intuito de informar alunos do ensino médio sobre a hipertensão e sua etiologia, além de orientar os modos de prevenção e tratamento dessa doença de maneira lúdica e eficaz. Métodos: Foi aplicado um questionário com 10 questões sobre hipertensão a alunos do Ensino Médio da escola Estadual Professor Euclides de Carvalho Campos (Cevila), de Botucatu para saber o grau de conhecimento dos alunos sobre o tema e servir de base para a construção do almanaque educativo. Resultados: Com base nas respostas e nas dúvidas dos alunos foi criado um almanaque ilustrativo e educativo, contendo noções fisiológicas básicas sobre hipertensão e seus meios de prevenção de modo atrativo e divertido através de caça-palavras, curiosidades, textos de fácil compreensão e outros exercícios que ajudam o entendimento sobre essa doença. O almanaque foi editorado e entregue na escola para os alunos e também distribuído em feira de saúde, bem como em evento de extensão, realizados na cidade de Botucatu. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2016-08-24T12:43:49Z 2016-08-24T12:43:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/601 Revista Ciência em Extensão, v. 7, n. 3, p. 24, 2011. 1679-4605 http://hdl.handle.net/11449/143207 ISSN1679-4605-2011-07-03-24.pdf |
url |
http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/601 http://hdl.handle.net/11449/143207 |
identifier_str_mv |
Revista Ciência em Extensão, v. 7, n. 3, p. 24, 2011. 1679-4605 ISSN1679-4605-2011-07-03-24.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista Ciência em Extensão |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
24 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128337293344768 |