Os conceitos de gravità e piacevolezza no madrigal italiano do século XVI
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/183194 |
Resumo: | Considera-se que as ideias de Pietro Bembo, uma das figuras mais importantes da cena literária italiana do século XVI, desempenharam papel relevante na música de sua época, em especial no desenvolvimento do madrigal italiano, formato musical que se propôs a utilizar poemas de alto valor literário escritos em língua vernácula, especialmente o vulgar florentino. Desta maneira, esta pesquisa procura indagar de quais maneiras e em que medida as ideias de Pietro Bembo podem ter sido substrato para as composições da época, buscando formas de identificar gravità e piacevolezza, categorias poéticas criadas por ele, no texto e música. |
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Os conceitos de gravità e piacevolezza no madrigal italiano do século XVIThe concepts of gravità and piacevolezza in the italian madrigal of the XVI centuryRenascençaMadrigal italianoPietro BemboRenaissanceItalian madrigalPietro BemboConsidera-se que as ideias de Pietro Bembo, uma das figuras mais importantes da cena literária italiana do século XVI, desempenharam papel relevante na música de sua época, em especial no desenvolvimento do madrigal italiano, formato musical que se propôs a utilizar poemas de alto valor literário escritos em língua vernácula, especialmente o vulgar florentino. Desta maneira, esta pesquisa procura indagar de quais maneiras e em que medida as ideias de Pietro Bembo podem ter sido substrato para as composições da época, buscando formas de identificar gravità e piacevolezza, categorias poéticas criadas por ele, no texto e música.It is considered that the ideas of Pietro Bembo, one of the most important figures in the italian literary scene of the XVI century, played an important role in the music of his time, specially in the development of the italian madrigal, musical genre that began to employ poems of high literary value written in the vernacular language, especially the vulgar Florentine. Therefore, this study seeks to inquire in what ways and to what extent Pietro Bembo’s ideas may have been basis for the compositions of his time, seeking tools to identify gravità and piacevolezza, poetic categories created by him, in text and music.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nogueira, Marcos Pupo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Freitas, Ludmilla Thompson Sathler [UNESP]2019-08-13T21:12:29Z2019-08-13T21:12:29Z2019-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18319400091933133004013066P3porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-07T06:17:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/183194Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:42:27.068679Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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