Ensino superior a distância: um estudo comparado entre Brasil e Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Laham, Stelamary Aparecida Despincieri
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/243634
Resumo: Esta pesquisa de caráter teórico aborda a temática da Educação a Distância (EaD) no Ensino Superior, tendo como objetivo realizar um estudo comparado e internacional entre Brasil e Portugal. Como delimitação tem como unidades de comparação a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) no Brasil e a Universidade Aberta de Portugal (UAb), de Portugal. A partir da perspectiva da Teoria Crítica da Sociedade, da abordagem crítica da educação comparada, da reflexão sobre a educação a distância inserida em uma sociedade globalizada e neoliberal, buscamos problematizar os seguintes questionamentos: como as instituições de ensino superior na modalidade EaD públicas, oferecem cursos de graduação tendo em vista seus projetos de formação? Quais sentidos e significados da EaD são revelados a partir das diferentes formas em que os cursos de graduação são ofertados, considerando os marcos regulatórios e documentos oficiais das instituições? Em que medida os sentidos e significados revelados acerca da EaD indicam as tensões e contradições no processo de implantação e operacionalização dos cursos, que se aproximam ou distanciam da racionalidade tecnológica? Essas questões têm como base a hipótese de que a EaD apoiada na racionalidade tecnológica e determinada pelas relações de produção capitalistas existentes na sociedade, cria a expressão ideológica das novas tecnologias na educação, a qual causa uma interpelação nos sujeitos, de forma a aceitar e introjetar passivamente os ditames apresentados pelos aparatos tecnológicos. Para isso, foi realizado um estudo descritivo de abordagem qualitativa com base na pesquisa bibliográfica e documental por meio da Educação Comparada. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: levantamento de revisão bibliográfica que trata dos aspectos históricos e legais da educação distância em Portugal e no Brasil, documentos oficiais das instituições, documentos oficiais de órgão do governo dos dois países, documentos oficiais de organismos internacionais que versam sobre o tema. O referencial teórico para análise teve como base os conceitos de racionalidade tecnológica e pensamento unidimensional de Herbet Marcuse. Os resultados apontam que as perspectivas das estruturas de oferta de cursos superiores a distância nas instituições pesquisadas constitui formas organizativas distintas entre si, porém com semelhanças estruturais relacionadas à organização do modelo pedagógico no seu sentido mais amplo. Entretanto, em termos mais específicos revelam-se o distanciamento entre as formas da relação entre professores-alunos, tutoria e supervisão, comunicação e interação. Essas diferenças evidenciam o grau de reprodução de marcas do neoliberalismo vigente na sociedade em cada instituição, que se aproximam ou distanciam da racionalidade tecnológica. Como resultado evidenciamos que a EaD, nas instituições pesquisadas, fortemente associadas às tecnologias digitais da informação e comunicação, apresentam marcas da racionalidade tecnológica, e que quanto mais se aproximam das características da globalização e o neoliberalismo impostos à educação, imputam aos indivíduos o pensamento unidimensional.
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spelling Ensino superior a distância: um estudo comparado entre Brasil e PortugalDistance higher education: a comparative study between Brazil and PortugalEducação comparadaEducação a distânciaEducação superiorTeoria crítica da sociedadeRacionalidade tecnológicaComparative educationDistance educationCollege educationCritical theory of societyTechnological rationalityEsta pesquisa de caráter teórico aborda a temática da Educação a Distância (EaD) no Ensino Superior, tendo como objetivo realizar um estudo comparado e internacional entre Brasil e Portugal. Como delimitação tem como unidades de comparação a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) no Brasil e a Universidade Aberta de Portugal (UAb), de Portugal. A partir da perspectiva da Teoria Crítica da Sociedade, da abordagem crítica da educação comparada, da reflexão sobre a educação a distância inserida em uma sociedade globalizada e neoliberal, buscamos problematizar os seguintes questionamentos: como as instituições de ensino superior na modalidade EaD públicas, oferecem cursos de graduação tendo em vista seus projetos de formação? Quais sentidos e significados da EaD são revelados a partir das diferentes formas em que os cursos de graduação são ofertados, considerando os marcos regulatórios e documentos oficiais das instituições? Em que medida os sentidos e significados revelados acerca da EaD indicam as tensões e contradições no processo de implantação e operacionalização dos cursos, que se aproximam ou distanciam da racionalidade tecnológica? Essas questões têm como base a hipótese de que a EaD apoiada na racionalidade tecnológica e determinada pelas relações de produção capitalistas existentes na sociedade, cria a expressão ideológica das novas tecnologias na educação, a qual causa uma interpelação nos sujeitos, de forma a aceitar e introjetar passivamente os ditames apresentados pelos aparatos tecnológicos. Para isso, foi realizado um estudo descritivo de abordagem qualitativa com base na pesquisa bibliográfica e documental por meio da Educação Comparada. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: levantamento de revisão bibliográfica que trata dos aspectos históricos e legais da educação distância em Portugal e no Brasil, documentos oficiais das instituições, documentos oficiais de órgão do governo dos dois países, documentos oficiais de organismos internacionais que versam sobre o tema. O referencial teórico para análise teve como base os conceitos de racionalidade tecnológica e pensamento unidimensional de Herbet Marcuse. Os resultados apontam que as perspectivas das estruturas de oferta de cursos superiores a distância nas instituições pesquisadas constitui formas organizativas distintas entre si, porém com semelhanças estruturais relacionadas à organização do modelo pedagógico no seu sentido mais amplo. Entretanto, em termos mais específicos revelam-se o distanciamento entre as formas da relação entre professores-alunos, tutoria e supervisão, comunicação e interação. Essas diferenças evidenciam o grau de reprodução de marcas do neoliberalismo vigente na sociedade em cada instituição, que se aproximam ou distanciam da racionalidade tecnológica. Como resultado evidenciamos que a EaD, nas instituições pesquisadas, fortemente associadas às tecnologias digitais da informação e comunicação, apresentam marcas da racionalidade tecnológica, e que quanto mais se aproximam das características da globalização e o neoliberalismo impostos à educação, imputam aos indivíduos o pensamento unidimensional.This theoretical research addresses the theme of Distance Education (EaD) in Higher Education, with the objective of carrying out a comparative and international study between Brazil and Portugal. As a delimitation, the Virtual University of the State of São Paulo (Univesp) in Brazil and the Open University of Portugal (UAb) in Portugal are the units of comparison. From the perspective of the Critical Theory of Society, the critical approach of comparative education, the reflection on distance education inserted in a globalized and neoliberal society, we seek to problematize the following questions: how do higher education institutions in the public EaD modality offer undergraduate courses with a view to your training projects? What senses and meanings of EaD are revealed from the different ways in which undergraduate courses are offered, considering the regulatory frameworks and official documents of the institutions? To what extent do the senses and meanings revealed about EaD indicate the tensions and contradictions in the process of implantation and operationalization of the courses, which approach or distance themselves from technological rationality? These questions are based on the hypothesis that EaD supported by technological rationality and determined by the capitalist production relations existing in society, creates the ideological expression of new technologies in education, which causes a challenge in the subjects, in order to accept and introject passively the dictates presented by the technological devices. For this, a descriptive study with a qualitative approach was carried out based on bibliographical and documental research through Comparative Education. The data collection instruments used were: a bibliographical review that deals with the historical and legal aspects of distance education in Portugal and Brazil, official documents from institutions, official documents from government bodies in both countries, official documents from international organizations that talk about the topic. The theoretical framework for analysis was based on Herbet Marcuse's concepts of technological rationality and unidimensional thinking. The results point out that the perspectives of the structures of offering higher distance courses in the researched institutions constitute different organizational forms among themselves, however with structural similarities related to the organization of the pedagogical model in its broadest sense. However, in more specific terms, the distance between the forms of relationship between teacher-students, tutoring and supervision, communication and interaction is revealed. These differences show the degree of reproduction of marks of neoliberalism in force in society in each institution, which approach or distance themselves from technological rationality. As a result, we show that DE, in the researched institutions, strongly associated with digital information and communication technologies, present marks of technological rationality, and that the closer they are to the characteristics of globalization and neoliberalism imposed on education, they impute unidimensional thinking to individuals.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Brandão, Carlos da Fonseca [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Laham, Stelamary Aparecida Despincieri2023-05-24T12:34:39Z2023-05-24T12:34:39Z2023-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfLAHAM, Stelamary Aparecida Despincieri. Ensino superior a distância: um estudo comparado entre Brasil e Portugal. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023.http://hdl.handle.net/11449/24363433004110040P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-15T06:05:47Zoai:repositorio.unesp.br:11449/243634Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-15T06:05:47Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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