O desenvolvimento escolar de crianças que vivem em famílias vitímas de violência doméstica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/238417 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo principal analisar as consequências da violência doméstica no desenvolvimento escolar das crianças. O foco deste trabalho foi abordar, de forma qualitativa, como os conflitos familiares podem influenciar diretamente no comportamento infantil, desencadeando problemas físicos e psicológicos nas crianças. É valido ressaltar que a violência doméstica é um fenômeno fundamentado nas questões políticas, econômicas, morais e sociais, sendo uma das expressões da questão social e caracterizado por um sistema capitalista no modelo neoliberal excludente e opressor. Além disso, o uso de drogas lícitas e ilícitas tem sido um fator comum entre as famílias brasileiras e que pode intensificar os conflitos familiares. Foi realizada a pesquisa de campo, com a participação de profissionais de uma escola localizada em um bairro periférico do município do interior de São Paulo, que relataram a realidade das escolas quanto ao atendimento às crianças vítimas de famílias violentas. Enfim, nas considerações finais, o estudo reflete a atuação do profissional em Serviço Social na educação, o trabalho efetivo da equipe profissional na rede de ensino, as políticas sociais de enfrentamento à violência doméstica e o Sistema de Garantia de Direitos que assume o compromisso do trabalho em rede visando a proteção à infância. |
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O desenvolvimento escolar de crianças que vivem em famílias vitímas de violência domésticaThe school development of children living in families victims of domestic violenceViolência DomésticaDesenvolvimento EscolarFamíliaCriançaDomestic violenceschool developmentFamilyChildEste estudo tem como objetivo principal analisar as consequências da violência doméstica no desenvolvimento escolar das crianças. O foco deste trabalho foi abordar, de forma qualitativa, como os conflitos familiares podem influenciar diretamente no comportamento infantil, desencadeando problemas físicos e psicológicos nas crianças. É valido ressaltar que a violência doméstica é um fenômeno fundamentado nas questões políticas, econômicas, morais e sociais, sendo uma das expressões da questão social e caracterizado por um sistema capitalista no modelo neoliberal excludente e opressor. Além disso, o uso de drogas lícitas e ilícitas tem sido um fator comum entre as famílias brasileiras e que pode intensificar os conflitos familiares. Foi realizada a pesquisa de campo, com a participação de profissionais de uma escola localizada em um bairro periférico do município do interior de São Paulo, que relataram a realidade das escolas quanto ao atendimento às crianças vítimas de famílias violentas. Enfim, nas considerações finais, o estudo reflete a atuação do profissional em Serviço Social na educação, o trabalho efetivo da equipe profissional na rede de ensino, as políticas sociais de enfrentamento à violência doméstica e o Sistema de Garantia de Direitos que assume o compromisso do trabalho em rede visando a proteção à infância.The main objective of this study is to analyze the consequences of domestic violence on the school development of children. The focus of this work was to approach, in a qualitative way, how family conflicts can directly influence children's behavior, triggering physical and psychological problems in children. It is worth mentioning that domestic violence is a phenomenon based on political, economic, moral and social issues, being one of the expressions of the social question and characterized by a capitalist system in the exclusionary and oppressive neoliberal model. In addition, the use of licit and illicit drugs has been a common factor among Brazilian families and that can intensify family conflicts. Field research was carried out, with the participation of professionals from a school located in a peripheral neighborhood in the interior of São Paulo, who reported the reality of schools regarding care for children who are victims of violent families. Finally, in the final considerations, the study reflects the performance of the professional in Social Work in education, the effective work of the professional team in the education network, the social policies to combat domestic violence and the Rights Guarantee System that assumes the commitment of the networking for child protection.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Piana, Maria Cristina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Orasmo, Mariana Aparecida ZuchiMoreira, Daiane Masson2022-12-22T12:17:23Z2022-12-22T12:17:23Z2022-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/238417porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-19T06:04:10Zoai:repositorio.unesp.br:11449/238417Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-19T06:04:10Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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