O desenvolvimento escolar de crianças que vivem em famílias vitímas de violência doméstica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Orasmo, Mariana Aparecida Zuchi
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Moreira, Daiane Masson
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/238417
Resumo: Este estudo tem como objetivo principal analisar as consequências da violência doméstica no desenvolvimento escolar das crianças. O foco deste trabalho foi abordar, de forma qualitativa, como os conflitos familiares podem influenciar diretamente no comportamento infantil, desencadeando problemas físicos e psicológicos nas crianças. É valido ressaltar que a violência doméstica é um fenômeno fundamentado nas questões políticas, econômicas, morais e sociais, sendo uma das expressões da questão social e caracterizado por um sistema capitalista no modelo neoliberal excludente e opressor. Além disso, o uso de drogas lícitas e ilícitas tem sido um fator comum entre as famílias brasileiras e que pode intensificar os conflitos familiares. Foi realizada a pesquisa de campo, com a participação de profissionais de uma escola localizada em um bairro periférico do município do interior de São Paulo, que relataram a realidade das escolas quanto ao atendimento às crianças vítimas de famílias violentas. Enfim, nas considerações finais, o estudo reflete a atuação do profissional em Serviço Social na educação, o trabalho efetivo da equipe profissional na rede de ensino, as políticas sociais de enfrentamento à violência doméstica e o Sistema de Garantia de Direitos que assume o compromisso do trabalho em rede visando a proteção à infância.
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