Utilização de realidade virtual e aumentada no ensino de Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, João Pedro Amaro Silva Vieira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/252559
Resumo: Neste estudo, investigamos as potencialidades das tecnologias de Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA) como recursos pedagógicos no Ensino de Física, direcionado ao Ensino Médio da Educação Básica. A pesquisa realizou a exploração de programas e plataformas acessíveis para a produção e armazenamento de elementos tridimensionais. Para a criação de modelos, estruturas virtuais 3D e geração de imagens em 360º do ambiente virtual, bem como modelos de Realidade Aumentada, foi empregado o software de código aberto e gratuito, Blender. Para o armazenamento e compartilhamento dos ambientes virtuais, recorreu-se à versão gratuita da plataforma “Meu Passeio Virtual”, a qual permite a elaboração de passeios virtuais interativos e a conversão de imagens 360º em formatos estereoscópicos, ampliando a imersão quando utilizadas em conjunto com óculos apropriados de Realidade Virtual. O outro site utilizado foi o “My Web AR”, que possui diversas funcionalidades de Realidade Aumentada disponíveis em sua versão gratuita, e depois de colocar os modelos em projetos dentro do site, são gerados QR codes que assim que escaneados colocam o objeto 3D sobreposto no mundo físico. Considerando a teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel, tais tecnologias podem se constituir como facilitadores da conexão do conhecimento preexistente no individuo com o novo conhecimento a ser aprendido, e sendo usadas como instrumentos de ensino em um laboratório baseado em problemas. O trabalho descreve a produção de uma situação didática com tais recursos para o ensino de Mecânica, construindo assim um plano de aula focado para o primeiro ano do ensino médio, atendendo aos principais requisitos do currículo nacional vigente. O trabalho apresenta detalhes do processo e uma sequência didática na forma de um laboratório investigativo, aprofundando o tópico de Física Forense. Os recursos de RV e RA mostraram-se plausíveis para as atividades de ensino e acessíveis, constituindo-se em possibilidade de instrumentos didáticos para o Ensino de Física na Educação Básica.
id UNSP_47f25e1df89770ce065f9dda0315e279
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/252559
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Utilização de realidade virtual e aumentada no ensino de FísicaThe use of virtual and augmented reality in Physics educationRealidade virtualRealidade aumentadaEnsino de físicaLaboratórios didáticosInstrumento de ensinoBlenderVirtual realityAugmented realityPhysics teachingTeaching instrumentsDidactic laboratoryNeste estudo, investigamos as potencialidades das tecnologias de Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA) como recursos pedagógicos no Ensino de Física, direcionado ao Ensino Médio da Educação Básica. A pesquisa realizou a exploração de programas e plataformas acessíveis para a produção e armazenamento de elementos tridimensionais. Para a criação de modelos, estruturas virtuais 3D e geração de imagens em 360º do ambiente virtual, bem como modelos de Realidade Aumentada, foi empregado o software de código aberto e gratuito, Blender. Para o armazenamento e compartilhamento dos ambientes virtuais, recorreu-se à versão gratuita da plataforma “Meu Passeio Virtual”, a qual permite a elaboração de passeios virtuais interativos e a conversão de imagens 360º em formatos estereoscópicos, ampliando a imersão quando utilizadas em conjunto com óculos apropriados de Realidade Virtual. O outro site utilizado foi o “My Web AR”, que possui diversas funcionalidades de Realidade Aumentada disponíveis em sua versão gratuita, e depois de colocar os modelos em projetos dentro do site, são gerados QR codes que assim que escaneados colocam o objeto 3D sobreposto no mundo físico. Considerando a teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel, tais tecnologias podem se constituir como facilitadores da conexão do conhecimento preexistente no individuo com o novo conhecimento a ser aprendido, e sendo usadas como instrumentos de ensino em um laboratório baseado em problemas. O trabalho descreve a produção de uma situação didática com tais recursos para o ensino de Mecânica, construindo assim um plano de aula focado para o primeiro ano do ensino médio, atendendo aos principais requisitos do currículo nacional vigente. O trabalho apresenta detalhes do processo e uma sequência didática na forma de um laboratório investigativo, aprofundando o tópico de Física Forense. Os recursos de RV e RA mostraram-se plausíveis para as atividades de ensino e acessíveis, constituindo-se em possibilidade de instrumentos didáticos para o Ensino de Física na Educação Básica.In this study, we investigated the potential of Virtual Reality (VR) and Augmented Reality (AR) technologies as pedagogical resources in Physics Education, aimed at high school students in Basic Education. The research involved exploring accessible programs and platforms for the production and storage of three-dimensional elements. The open-source and free software Blender was employed to create 3D virtual models, structures, and 360-degree images of the virtual environment, as well as models for Augmented Reality. To store and share virtual environments, we utilized the free version of the platform "Meu Passeio Virtual," which allows the creation of interactive virtual tours and conversion of 360-degree images into stereoscopic formats, enhancing immersion when used in conjunction with appropriate Virtual Reality goggles. The other site used was "My Web AR," which offers various Augmented Reality functionalities in its free version. After placing the models in projects on the site, QR codes are generated that, when scanned, overlay the 3D object onto the physical world. Considering David Ausubel's theory of meaningful learning, these technologies may serve as facilitators in connecting preexisting knowledge with new learning, functioning as teaching instruments in a problem-based laboratory. The paper describes the development of a didactic situation using these resources for Mechanics education, thereby onstructing a lesson plan tailored to the first year of high school, meeting the main requirements of the current national curriculum. The paper provides details of the process and a didactic sequence in the form of an investigative laboratory, delving into the topic of Forensic Physics. VR and AR resources proved feasible and accessible for teaching activities, representing potential teaching tools for Physics Education in Basic Education.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Ramos, Eugenio Maria de França [UNESP]Alves, João Pedro Amaro Silva Vieira2024-01-09T18:44:45Z2024-01-09T18:44:45Z2023-11-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/252559porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-09-24T16:28:31Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252559Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-09-24T16:28:31Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização de realidade virtual e aumentada no ensino de Física
The use of virtual and augmented reality in Physics education
title Utilização de realidade virtual e aumentada no ensino de Física
spellingShingle Utilização de realidade virtual e aumentada no ensino de Física
Alves, João Pedro Amaro Silva Vieira
Realidade virtual
Realidade aumentada
Ensino de física
Laboratórios didáticos
Instrumento de ensino
Blender
Virtual reality
Augmented reality
Physics teaching
Teaching instruments
Didactic laboratory
title_short Utilização de realidade virtual e aumentada no ensino de Física
title_full Utilização de realidade virtual e aumentada no ensino de Física
title_fullStr Utilização de realidade virtual e aumentada no ensino de Física
title_full_unstemmed Utilização de realidade virtual e aumentada no ensino de Física
title_sort Utilização de realidade virtual e aumentada no ensino de Física
author Alves, João Pedro Amaro Silva Vieira
author_facet Alves, João Pedro Amaro Silva Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, Eugenio Maria de França [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, João Pedro Amaro Silva Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Realidade virtual
Realidade aumentada
Ensino de física
Laboratórios didáticos
Instrumento de ensino
Blender
Virtual reality
Augmented reality
Physics teaching
Teaching instruments
Didactic laboratory
topic Realidade virtual
Realidade aumentada
Ensino de física
Laboratórios didáticos
Instrumento de ensino
Blender
Virtual reality
Augmented reality
Physics teaching
Teaching instruments
Didactic laboratory
description Neste estudo, investigamos as potencialidades das tecnologias de Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA) como recursos pedagógicos no Ensino de Física, direcionado ao Ensino Médio da Educação Básica. A pesquisa realizou a exploração de programas e plataformas acessíveis para a produção e armazenamento de elementos tridimensionais. Para a criação de modelos, estruturas virtuais 3D e geração de imagens em 360º do ambiente virtual, bem como modelos de Realidade Aumentada, foi empregado o software de código aberto e gratuito, Blender. Para o armazenamento e compartilhamento dos ambientes virtuais, recorreu-se à versão gratuita da plataforma “Meu Passeio Virtual”, a qual permite a elaboração de passeios virtuais interativos e a conversão de imagens 360º em formatos estereoscópicos, ampliando a imersão quando utilizadas em conjunto com óculos apropriados de Realidade Virtual. O outro site utilizado foi o “My Web AR”, que possui diversas funcionalidades de Realidade Aumentada disponíveis em sua versão gratuita, e depois de colocar os modelos em projetos dentro do site, são gerados QR codes que assim que escaneados colocam o objeto 3D sobreposto no mundo físico. Considerando a teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel, tais tecnologias podem se constituir como facilitadores da conexão do conhecimento preexistente no individuo com o novo conhecimento a ser aprendido, e sendo usadas como instrumentos de ensino em um laboratório baseado em problemas. O trabalho descreve a produção de uma situação didática com tais recursos para o ensino de Mecânica, construindo assim um plano de aula focado para o primeiro ano do ensino médio, atendendo aos principais requisitos do currículo nacional vigente. O trabalho apresenta detalhes do processo e uma sequência didática na forma de um laboratório investigativo, aprofundando o tópico de Física Forense. Os recursos de RV e RA mostraram-se plausíveis para as atividades de ensino e acessíveis, constituindo-se em possibilidade de instrumentos didáticos para o Ensino de Física na Educação Básica.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-17
2024-01-09T18:44:45Z
2024-01-09T18:44:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/11449/252559
url https://hdl.handle.net/11449/252559
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv repositoriounesp@unesp.br
_version_ 1813546472916910080