Avaliação do atendimento e acompanhamento em cinco serviços ambulatoriais de hepatite C do Estado de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Adilson Lopes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/192316
Resumo: Introdução: O Brasil é classificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um país de endemicidade intermediária para o vírus da hepatite C (VHC). Para alcançar melhorias nos serviços de acompanhamento e atendimento pela Equipe Multidisciplinar é necessário cada vez mais o aprimoramento e eficácia nas condutas terapêuticas. Objetivos: Avaliar e comparar o atendimento multidisciplinar de 5 ambulatórios de Hepatite C do Estado de São Paulo; Avaliar o grau de satisfação dos pacientes quanto à qualidade do atendimento recebido por uma equipe multidisciplinar; Descrever o grau de dificuldade no acompanhamento do tratamento dos portadores de hepatite C; Relacionar e comparar a qualidade de atendimento entre os 5 ambulatórios, descrevendo as diferenças entre ambos. Método: estudo transversal, realizado por meio de aplicação de questionário semiestruturado a 425 pacientes dos Ambulatórios, UNESP/HCFMB; UNIFESP/EPM; USP/FMRP; FAMERP/S.J.RIO PRETO e SANTOS CRAIDES. Este trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa número 1.850.408. Resultados: na avaliação do acompanhamento e atendimento dos serviços ambulatoriais nos diversos centros observaram-se diferenças estatisticamente significantes. A avaliação direta e indireta do atendimento médico e do atendimento de enfermagem foi classificada como boa e ótima, respectivamente. No entanto, os pacientes relataram não sentir diferenças no atendimento de cada profissional. Conclusão: Os resultados desta pesquisa apontam a necessidade de uma Padronização e Universalização dos Parâmetros Multidisciplinar nos diversos Ambulatórios. Também, sugerem que, apesar da grande importância do tema, na prática, ainda os usuários demonstraram o desconhecimento da existência da equipe multiprofissional durante o seu tratamento. Entretanto, classificam que a equipe médica e de enfermagem durante o acompanhamento e atendimento ambulatorial como boa e ótima. Assim, os resultados apontam a necessidade de que a gerência dos ambulatórios intensifique a informação aos pacientes sobre a existência e importância do papel da equipe multiprofissional.
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