Sensibilidade: o percurso do aprender corporal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Márcia Elisabeth [UNESP]
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/96073
Resumo: Este trabalho tem como objetivo pesquisar o despertar, em estudantes da área da saúde, de uma nova consciência da visão de corpo, bem como buscar maneiras de inserção deste no processo de aprendizagem. Recursos de sensibilização como o toque, a música, a dança e os exercícios denominados conscientização, foram utilizados como complemento do conteúdo programático no curso de Fisioterapia da UNIARARAS, no interior do Estado de São Paulo. A Educação Corporal, tendo como via de aprendizado a sensibilização no próprio corpo antes de reconhecer e intervir no corpo do outro, foi estimulada, bem como a relação existente entre corpo e emoção, imagem corporal e inserção no mundo. A pesquisa utilizou-se de uma análise qualitativa do conteúdo verbal de relatos de experiência de 13 alunos que participaram da pesquisa, procurando-se as palavras mais freqüentes em relação às alterações de estados de ânimo, alterações da imagem corporal e as ligações entre os dois estados. Da relação entre eles e da análise dos resultados, pudemos perceber que a sensibilização corporal e as práticas corporais que a estimulam podem vir a se constituir em recurso do processo de educação de um ser humano mais integral e sensível, em que o conteúdo intelectual possa ser aprendido juntamente com os aspectos emocionais e sensíveis, abrindo um leque de possibilidades de novas percepções, assim como novas posturas decorrentes da mudança.
id UNSP_4806eaa82afef13ee3d4a1a55346087a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/96073
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Sensibilidade: o percurso do aprender corporalLinguagem corporalImagem corporalSensibilização corporalEducação corporalEste trabalho tem como objetivo pesquisar o despertar, em estudantes da área da saúde, de uma nova consciência da visão de corpo, bem como buscar maneiras de inserção deste no processo de aprendizagem. Recursos de sensibilização como o toque, a música, a dança e os exercícios denominados conscientização, foram utilizados como complemento do conteúdo programático no curso de Fisioterapia da UNIARARAS, no interior do Estado de São Paulo. A Educação Corporal, tendo como via de aprendizado a sensibilização no próprio corpo antes de reconhecer e intervir no corpo do outro, foi estimulada, bem como a relação existente entre corpo e emoção, imagem corporal e inserção no mundo. A pesquisa utilizou-se de uma análise qualitativa do conteúdo verbal de relatos de experiência de 13 alunos que participaram da pesquisa, procurando-se as palavras mais freqüentes em relação às alterações de estados de ânimo, alterações da imagem corporal e as ligações entre os dois estados. Da relação entre eles e da análise dos resultados, pudemos perceber que a sensibilização corporal e as práticas corporais que a estimulam podem vir a se constituir em recurso do processo de educação de um ser humano mais integral e sensível, em que o conteúdo intelectual possa ser aprendido juntamente com os aspectos emocionais e sensíveis, abrindo um leque de possibilidades de novas percepções, assim como novas posturas decorrentes da mudança.This work has the objective of research the awakening, in students of healthcare, a new conscience and vision of the body, as well as searching ways of insertion of the body in the process of learning. Resources of sensitization such as the touching, music, dancing and the so-called conscientization exercises, were utilize as a complement of the teaching program at UNIARARAS Physiotherapy College, Sao Paulo State. The Corporal Education, using the sensitization of oneself body before intervening on the patient's body was stimulated; In the same way it was stimulated the relation between body and emotion, bodily image and self-insertion in the world. The research used a qualitative analysis of the contents of the verbal reports from the participants, looking for the most used and common words related to the mood shift, change in the corporal image and the connection between both states. From this relationship between them we could notice that the corporal sensitization and the stimulation of the bodily practices can constitute a powerful resource for the education of the human being, in a more sensitive and complete way, where the intellectual contents can be learned side by side with the emotional aspects, opening up a new range of possibilities to new perceptions, as well as new postures, due to the change of perceptions.Universidade Estadual Paulista (UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lorenzetto, Luiz Alberto [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rodrigues, Márcia Elisabeth [UNESP]2014-06-11T19:28:00Z2014-06-11T19:28:00Z2004-02-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis161 f.application/pdfRODRIGUES, Márcia Elisabeth. Sensibilidade: o percurso do aprender corporal. 2004. 161 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2004.http://hdl.handle.net/11449/96073000217957rodrigues_me_me_rcla.pdf33004137062P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T06:36:35Zoai:repositorio.unesp.br:11449/96073Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-24T06:36:35Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Sensibilidade: o percurso do aprender corporal
title Sensibilidade: o percurso do aprender corporal
spellingShingle Sensibilidade: o percurso do aprender corporal
Rodrigues, Márcia Elisabeth [UNESP]
Linguagem corporal
Imagem corporal
Sensibilização corporal
Educação corporal
title_short Sensibilidade: o percurso do aprender corporal
title_full Sensibilidade: o percurso do aprender corporal
title_fullStr Sensibilidade: o percurso do aprender corporal
title_full_unstemmed Sensibilidade: o percurso do aprender corporal
title_sort Sensibilidade: o percurso do aprender corporal
author Rodrigues, Márcia Elisabeth [UNESP]
author_facet Rodrigues, Márcia Elisabeth [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lorenzetto, Luiz Alberto [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Márcia Elisabeth [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem corporal
Imagem corporal
Sensibilização corporal
Educação corporal
topic Linguagem corporal
Imagem corporal
Sensibilização corporal
Educação corporal
description Este trabalho tem como objetivo pesquisar o despertar, em estudantes da área da saúde, de uma nova consciência da visão de corpo, bem como buscar maneiras de inserção deste no processo de aprendizagem. Recursos de sensibilização como o toque, a música, a dança e os exercícios denominados conscientização, foram utilizados como complemento do conteúdo programático no curso de Fisioterapia da UNIARARAS, no interior do Estado de São Paulo. A Educação Corporal, tendo como via de aprendizado a sensibilização no próprio corpo antes de reconhecer e intervir no corpo do outro, foi estimulada, bem como a relação existente entre corpo e emoção, imagem corporal e inserção no mundo. A pesquisa utilizou-se de uma análise qualitativa do conteúdo verbal de relatos de experiência de 13 alunos que participaram da pesquisa, procurando-se as palavras mais freqüentes em relação às alterações de estados de ânimo, alterações da imagem corporal e as ligações entre os dois estados. Da relação entre eles e da análise dos resultados, pudemos perceber que a sensibilização corporal e as práticas corporais que a estimulam podem vir a se constituir em recurso do processo de educação de um ser humano mais integral e sensível, em que o conteúdo intelectual possa ser aprendido juntamente com os aspectos emocionais e sensíveis, abrindo um leque de possibilidades de novas percepções, assim como novas posturas decorrentes da mudança.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-02-17
2014-06-11T19:28:00Z
2014-06-11T19:28:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIGUES, Márcia Elisabeth. Sensibilidade: o percurso do aprender corporal. 2004. 161 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2004.
http://hdl.handle.net/11449/96073
000217957
rodrigues_me_me_rcla.pdf
33004137062P0
identifier_str_mv RODRIGUES, Márcia Elisabeth. Sensibilidade: o percurso do aprender corporal. 2004. 161 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2004.
000217957
rodrigues_me_me_rcla.pdf
33004137062P0
url http://hdl.handle.net/11449/96073
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 161 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650346544791552