Busca de uma estratégia de controle para bolores em frutos de laranja

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Natália de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/193125
Resumo: O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de suco de laranja e de frutas in natura, o que representam grande importância para a economia do país. O bolor azul e o bolor verde, causados pelos fungos Penicillium italicum e Penicillium digitatum, respectivamente, são as principais doenças que ocorrem na fase de pós-colheita da cultura, com perdas que chegam a 50% na fase de comercialização dos frutos. O controle dessas doenças é através de produtos químicos, como imazalil, no entanto, o uso frequente e indiscriminado desses produtos pode acarretar problemas ambientais e de saúde pública, além do surgimento de linhagens resistentes dos fitopatógenos a esses fungicidas. O uso de leveduras como agentes de biocontrole pode ser uma estratégia alternativa de controle a ser utilizada durante o beneficiamento dos frutos. Diante do exposto, esse estudo teve por objetivos verificar: (i) a produção e quantificação de sideróforos por A. pullulans-ACBL-77; (ii) o controle in vitro de P. italicum e P. digitatum por meio da levedura; (iii) o controle do bolor azul e do bolor verde em frutos de laranja pela levedura e, (iv) a combinação da aplicação de A. pullulans com menores doses de imazalil no controle das doenças. Pelos resultados obtidos neste trabalho pode-se concluir que: A.pullulans-ACBL-77 produz sideróforos e sua produção foi aumentada com a adição de sacarose (2,5%) em meio de cultivo da levedura; o sideróforo, produzido pela levedura, pode ser um dos mecanismos de ação contra Penicillium digitatum, mas não tem ação antagônica contra P. italicum; a aplicação de forma curativa de suspensões da levedura apresentou potencial para controle do bolor azul; aplicações preventivas de células da levedura apresentaram controle sobre o bolor verde, porém, com baixa porcentagem de controle e, finalmente, a combinação de A. pullulans com menores doses do fungicida imazalil foi eficiente para o controle do bolor azul e do bolor verde, em frutos de laranja.
id UNSP_487d9662ca071ec52d418013d163cdf2
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/193125
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Busca de uma estratégia de controle para bolores em frutos de laranjaThe search for a strategy to control mold in orange fruitsAureobasidium pullulansPenicillium digitatumPenicillium italicumsideróforoCitrus sinensisO Brasil é o maior produtor e exportador mundial de suco de laranja e de frutas in natura, o que representam grande importância para a economia do país. O bolor azul e o bolor verde, causados pelos fungos Penicillium italicum e Penicillium digitatum, respectivamente, são as principais doenças que ocorrem na fase de pós-colheita da cultura, com perdas que chegam a 50% na fase de comercialização dos frutos. O controle dessas doenças é através de produtos químicos, como imazalil, no entanto, o uso frequente e indiscriminado desses produtos pode acarretar problemas ambientais e de saúde pública, além do surgimento de linhagens resistentes dos fitopatógenos a esses fungicidas. O uso de leveduras como agentes de biocontrole pode ser uma estratégia alternativa de controle a ser utilizada durante o beneficiamento dos frutos. Diante do exposto, esse estudo teve por objetivos verificar: (i) a produção e quantificação de sideróforos por A. pullulans-ACBL-77; (ii) o controle in vitro de P. italicum e P. digitatum por meio da levedura; (iii) o controle do bolor azul e do bolor verde em frutos de laranja pela levedura e, (iv) a combinação da aplicação de A. pullulans com menores doses de imazalil no controle das doenças. Pelos resultados obtidos neste trabalho pode-se concluir que: A.pullulans-ACBL-77 produz sideróforos e sua produção foi aumentada com a adição de sacarose (2,5%) em meio de cultivo da levedura; o sideróforo, produzido pela levedura, pode ser um dos mecanismos de ação contra Penicillium digitatum, mas não tem ação antagônica contra P. italicum; a aplicação de forma curativa de suspensões da levedura apresentou potencial para controle do bolor azul; aplicações preventivas de células da levedura apresentaram controle sobre o bolor verde, porém, com baixa porcentagem de controle e, finalmente, a combinação de A. pullulans com menores doses do fungicida imazalil foi eficiente para o controle do bolor azul e do bolor verde, em frutos de laranja.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Código de Financiamento 001.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Kupper, Katia Cristina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Castro, Natália de2020-08-06T14:36:13Z2020-08-06T14:36:13Z2020-07-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19312533004102070P6porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-05T13:58:43Zoai:repositorio.unesp.br:11449/193125Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:12:57.162953Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Busca de uma estratégia de controle para bolores em frutos de laranja
The search for a strategy to control mold in orange fruits
title Busca de uma estratégia de controle para bolores em frutos de laranja
spellingShingle Busca de uma estratégia de controle para bolores em frutos de laranja
Castro, Natália de
Aureobasidium pullulans
Penicillium digitatum
Penicillium italicum
sideróforo
Citrus sinensis
title_short Busca de uma estratégia de controle para bolores em frutos de laranja
title_full Busca de uma estratégia de controle para bolores em frutos de laranja
title_fullStr Busca de uma estratégia de controle para bolores em frutos de laranja
title_full_unstemmed Busca de uma estratégia de controle para bolores em frutos de laranja
title_sort Busca de uma estratégia de controle para bolores em frutos de laranja
author Castro, Natália de
author_facet Castro, Natália de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kupper, Katia Cristina [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Natália de
dc.subject.por.fl_str_mv Aureobasidium pullulans
Penicillium digitatum
Penicillium italicum
sideróforo
Citrus sinensis
topic Aureobasidium pullulans
Penicillium digitatum
Penicillium italicum
sideróforo
Citrus sinensis
description O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de suco de laranja e de frutas in natura, o que representam grande importância para a economia do país. O bolor azul e o bolor verde, causados pelos fungos Penicillium italicum e Penicillium digitatum, respectivamente, são as principais doenças que ocorrem na fase de pós-colheita da cultura, com perdas que chegam a 50% na fase de comercialização dos frutos. O controle dessas doenças é através de produtos químicos, como imazalil, no entanto, o uso frequente e indiscriminado desses produtos pode acarretar problemas ambientais e de saúde pública, além do surgimento de linhagens resistentes dos fitopatógenos a esses fungicidas. O uso de leveduras como agentes de biocontrole pode ser uma estratégia alternativa de controle a ser utilizada durante o beneficiamento dos frutos. Diante do exposto, esse estudo teve por objetivos verificar: (i) a produção e quantificação de sideróforos por A. pullulans-ACBL-77; (ii) o controle in vitro de P. italicum e P. digitatum por meio da levedura; (iii) o controle do bolor azul e do bolor verde em frutos de laranja pela levedura e, (iv) a combinação da aplicação de A. pullulans com menores doses de imazalil no controle das doenças. Pelos resultados obtidos neste trabalho pode-se concluir que: A.pullulans-ACBL-77 produz sideróforos e sua produção foi aumentada com a adição de sacarose (2,5%) em meio de cultivo da levedura; o sideróforo, produzido pela levedura, pode ser um dos mecanismos de ação contra Penicillium digitatum, mas não tem ação antagônica contra P. italicum; a aplicação de forma curativa de suspensões da levedura apresentou potencial para controle do bolor azul; aplicações preventivas de células da levedura apresentaram controle sobre o bolor verde, porém, com baixa porcentagem de controle e, finalmente, a combinação de A. pullulans com menores doses do fungicida imazalil foi eficiente para o controle do bolor azul e do bolor verde, em frutos de laranja.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-06T14:36:13Z
2020-08-06T14:36:13Z
2020-07-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/193125
33004102070P6
url http://hdl.handle.net/11449/193125
identifier_str_mv 33004102070P6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129034695999488