Experiências com desenho entre adolescentes em uma escola estadual da zona sul de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Vitória Silvino da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/217422
Resumo: O objetivo da pesquisa foi investigar o exercício do grafismo entre adolescentes com faixa etária entre 12 a 13 anos na prática de sua linguagem. Baseada no trabalho de Rosa Iavelberg em “O Desenho Cultivado das Crianças: prática e formação de educadores” buscou identificar, através do trabalho de campo em uma Unidade Escolar localizada na Zona Sul de São Paulo, problemáticas no ensino de arte que levem ao abandono da prática do desenho. Dessa forma, através da prática contínua, busquei encontrar caminhos para subvertê-las, de forma que a prática do desenho na aula de arte pudesse representar um terreno de comunicação fértil na construção coletiva de conhecimento. A partir da análise do material produzido ao longo da pesquisa, é perceptível que a prática cotidiana do desenho oferece ao adolescente protagonismo e liberdade para comunicar-se. Através da linguagem do desenho, é capaz de compor diferentes aspectos construtivos identitários e de sua realidade.
id UNSP_48855716cb9b21442ac9fc678bee2180
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/217422
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Experiências com desenho entre adolescentes em uma escola estadual da zona sul de São PauloDrawing experiences among adolescents in a state public school in the south of São PauloDesenhoAdolescênciaEducaçãoIdentidade racialClasses sociaisO objetivo da pesquisa foi investigar o exercício do grafismo entre adolescentes com faixa etária entre 12 a 13 anos na prática de sua linguagem. Baseada no trabalho de Rosa Iavelberg em “O Desenho Cultivado das Crianças: prática e formação de educadores” buscou identificar, através do trabalho de campo em uma Unidade Escolar localizada na Zona Sul de São Paulo, problemáticas no ensino de arte que levem ao abandono da prática do desenho. Dessa forma, através da prática contínua, busquei encontrar caminhos para subvertê-las, de forma que a prática do desenho na aula de arte pudesse representar um terreno de comunicação fértil na construção coletiva de conhecimento. A partir da análise do material produzido ao longo da pesquisa, é perceptível que a prática cotidiana do desenho oferece ao adolescente protagonismo e liberdade para comunicar-se. Através da linguagem do desenho, é capaz de compor diferentes aspectos construtivos identitários e de sua realidade.The objective of the research was to investigate the exercise of graphics among adolescents aged between 12 and 13 years in the practice of their language. Based on the work of Rosa Iavelberg in “The Cultivated Drawing of Children: practice and training of educators” it sought to identify, through classes fieldwork in a School Unit located in the South Zone of São Paulo, problems in the art that lead to the abandonment of drawing prac tice. In this way, through continuous practice, I sought to find ways to subvert them, so that the practice of drawing in the art class could represent a fertile ground for communication in the collective construction of knowledge. From the analysis of the material produced during the research, it is noticeable that the daily practice of drawing offers the teenager protagonism and freedom to communicate. Through the language of drawing, it is possible to compose different constructive aspects of identity and reality.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Coutinho, Rejane Galvão [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Costa, Vitória Silvino da2022-03-28T12:53:08Z2022-03-28T12:53:08Z2022-02-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/217422porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-08T06:19:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/217422Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:46:09.870571Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiências com desenho entre adolescentes em uma escola estadual da zona sul de São Paulo
Drawing experiences among adolescents in a state public school in the south of São Paulo
title Experiências com desenho entre adolescentes em uma escola estadual da zona sul de São Paulo
spellingShingle Experiências com desenho entre adolescentes em uma escola estadual da zona sul de São Paulo
Costa, Vitória Silvino da
Desenho
Adolescência
Educação
Identidade racial
Classes sociais
title_short Experiências com desenho entre adolescentes em uma escola estadual da zona sul de São Paulo
title_full Experiências com desenho entre adolescentes em uma escola estadual da zona sul de São Paulo
title_fullStr Experiências com desenho entre adolescentes em uma escola estadual da zona sul de São Paulo
title_full_unstemmed Experiências com desenho entre adolescentes em uma escola estadual da zona sul de São Paulo
title_sort Experiências com desenho entre adolescentes em uma escola estadual da zona sul de São Paulo
author Costa, Vitória Silvino da
author_facet Costa, Vitória Silvino da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coutinho, Rejane Galvão [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Vitória Silvino da
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho
Adolescência
Educação
Identidade racial
Classes sociais
topic Desenho
Adolescência
Educação
Identidade racial
Classes sociais
description O objetivo da pesquisa foi investigar o exercício do grafismo entre adolescentes com faixa etária entre 12 a 13 anos na prática de sua linguagem. Baseada no trabalho de Rosa Iavelberg em “O Desenho Cultivado das Crianças: prática e formação de educadores” buscou identificar, através do trabalho de campo em uma Unidade Escolar localizada na Zona Sul de São Paulo, problemáticas no ensino de arte que levem ao abandono da prática do desenho. Dessa forma, através da prática contínua, busquei encontrar caminhos para subvertê-las, de forma que a prática do desenho na aula de arte pudesse representar um terreno de comunicação fértil na construção coletiva de conhecimento. A partir da análise do material produzido ao longo da pesquisa, é perceptível que a prática cotidiana do desenho oferece ao adolescente protagonismo e liberdade para comunicar-se. Através da linguagem do desenho, é capaz de compor diferentes aspectos construtivos identitários e de sua realidade.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-28T12:53:08Z
2022-03-28T12:53:08Z
2022-02-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/217422
url http://hdl.handle.net/11449/217422
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129115832713216