A mediação pedagógica no conflito escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Thayná Moraes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/238153
Resumo: O conflito está estritamente ligado à convivência humana. Na escola, não seria diferente. A escola abriga uma comunidade própria, porém diversa, que convive junto durante anos a fim de se desenvolver e buscar o seu melhor potencial, por meio da educação. A convivência demanda interatividade, que se torna a principal fonte de conflito no ambiente escolar, logo, as situações conflituosas nascem nas pequenas contradições do dia a dia e a mediação pedagógica surge como uma das propostas de resolução e tratamento adequado desses conflitos. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo, através de uma pesquisa bibliográfica em uma perspectiva de natureza qualitativa, realizar uma síntese sobre os conflitos escolares e suas origens, estabelecer conceitos de mediação e sintetizar pesquisas que analisem propostas de mediação de conflitos como parte do trabalho pedagógico realizado nas escolas, identificando a percepção de alunos e professores que vivenciam as propostas de mediação.
id UNSP_4952d21f9ee537bf2087d0fc009a3690
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/238153
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A mediação pedagógica no conflito escolarPedagogical mediation in school conflictResolução de conflitosEducaçãoMediação de conflitosMediação pedagógicaConflict resolutionsEducationConflict mediationPedagogical mediationO conflito está estritamente ligado à convivência humana. Na escola, não seria diferente. A escola abriga uma comunidade própria, porém diversa, que convive junto durante anos a fim de se desenvolver e buscar o seu melhor potencial, por meio da educação. A convivência demanda interatividade, que se torna a principal fonte de conflito no ambiente escolar, logo, as situações conflituosas nascem nas pequenas contradições do dia a dia e a mediação pedagógica surge como uma das propostas de resolução e tratamento adequado desses conflitos. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo, através de uma pesquisa bibliográfica em uma perspectiva de natureza qualitativa, realizar uma síntese sobre os conflitos escolares e suas origens, estabelecer conceitos de mediação e sintetizar pesquisas que analisem propostas de mediação de conflitos como parte do trabalho pedagógico realizado nas escolas, identificando a percepção de alunos e professores que vivenciam as propostas de mediação.The conflict is strictly connected to human coexistence. At school, it wouldn't be different. The school hosts its own community, but with diversity, that lives together for years with the main goal of developing and chasing their greatest potential, through education. The human coexistence demands interactivity, that turns into the main source of conflict in the school environment, then conflict situations start to appear in the little contradictions of the daily routine and the pedagogical mediation becomes one of the potential solutions and adequate treatment for those problems. This way, the present work has the objective, through bibliographic research in a qualitative perspective, to do a synthesis about the school conflicts and it's own origin, establish concepts of mediation and digest research that analyzes mediation conflicts proposals that are done at schools, identifying the perception of students and teachers who experience the mediation proposals.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Adam, Joyce Mary [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gonçalves, Thayná Moraes2022-12-13T13:11:11Z2022-12-13T13:11:11Z2022-11-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/238153porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-11T06:13:47Zoai:repositorio.unesp.br:11449/238153Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-11T06:13:47Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A mediação pedagógica no conflito escolar
Pedagogical mediation in school conflict
title A mediação pedagógica no conflito escolar
spellingShingle A mediação pedagógica no conflito escolar
Gonçalves, Thayná Moraes
Resolução de conflitos
Educação
Mediação de conflitos
Mediação pedagógica
Conflict resolutions
Education
Conflict mediation
Pedagogical mediation
title_short A mediação pedagógica no conflito escolar
title_full A mediação pedagógica no conflito escolar
title_fullStr A mediação pedagógica no conflito escolar
title_full_unstemmed A mediação pedagógica no conflito escolar
title_sort A mediação pedagógica no conflito escolar
author Gonçalves, Thayná Moraes
author_facet Gonçalves, Thayná Moraes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Adam, Joyce Mary [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Thayná Moraes
dc.subject.por.fl_str_mv Resolução de conflitos
Educação
Mediação de conflitos
Mediação pedagógica
Conflict resolutions
Education
Conflict mediation
Pedagogical mediation
topic Resolução de conflitos
Educação
Mediação de conflitos
Mediação pedagógica
Conflict resolutions
Education
Conflict mediation
Pedagogical mediation
description O conflito está estritamente ligado à convivência humana. Na escola, não seria diferente. A escola abriga uma comunidade própria, porém diversa, que convive junto durante anos a fim de se desenvolver e buscar o seu melhor potencial, por meio da educação. A convivência demanda interatividade, que se torna a principal fonte de conflito no ambiente escolar, logo, as situações conflituosas nascem nas pequenas contradições do dia a dia e a mediação pedagógica surge como uma das propostas de resolução e tratamento adequado desses conflitos. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo, através de uma pesquisa bibliográfica em uma perspectiva de natureza qualitativa, realizar uma síntese sobre os conflitos escolares e suas origens, estabelecer conceitos de mediação e sintetizar pesquisas que analisem propostas de mediação de conflitos como parte do trabalho pedagógico realizado nas escolas, identificando a percepção de alunos e professores que vivenciam as propostas de mediação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-13T13:11:11Z
2022-12-13T13:11:11Z
2022-11-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/238153
url http://hdl.handle.net/11449/238153
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965246053416960