Proposição de um georoteiro geológico-geomorfológico nas regiões de Ribeirão Claro e Jacarezinho (PR) aplicado ao ensino de geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Florentino Junior, Euzemar [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/156159
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-01-18/000891161.pdf
Resumo: This study aims to research and identify the features and aspects relating to geography and / or geology and prepare a Georoteiro for educational purposes . The survey was conducted over paved and unpaved roads in the region of Ribeirão Claro / Jacarézinho ( PR ) . Thus, the procedural steps encompassed documentation survey ; specific literature search of the study area and theme ; definition ( s ) subject ( s ) of the pilot Georoteiro ; detailed field research through observation and description of features of interest and marking of points using GPS and use topographic maps in scale semidetalhe, photographic records and drawing sketches . Questionnaires to students of primary and higher education, and data processing including digitization of information with the aid of software, development of maps and figures with the help of techniques of cartography and GIS. Such research, linked to the Project Georoteiros : Ourimbah and region has significant scientific and educational potential, it provides an integrated analysis of different physical aspects of the landscape in the region of Ribeirão Claro / Jacarezinho ( PR ) and awareness of the importance Geoconservation, thus ensuring the preservation of regional geological and geomorphological heritage . This research showed that Georoteiro is a dynamic and attractive activity, providing students with a more significant learning of geoscience concepts
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spelling Proposição de um georoteiro geológico-geomorfológico nas regiões de Ribeirão Claro e Jacarezinho (PR) aplicado ao ensino de geografiaGeologiaGeomorfologiaGeografia - Estudo e ensinoThis study aims to research and identify the features and aspects relating to geography and / or geology and prepare a Georoteiro for educational purposes . The survey was conducted over paved and unpaved roads in the region of Ribeirão Claro / Jacarézinho ( PR ) . Thus, the procedural steps encompassed documentation survey ; specific literature search of the study area and theme ; definition ( s ) subject ( s ) of the pilot Georoteiro ; detailed field research through observation and description of features of interest and marking of points using GPS and use topographic maps in scale semidetalhe, photographic records and drawing sketches . Questionnaires to students of primary and higher education, and data processing including digitization of information with the aid of software, development of maps and figures with the help of techniques of cartography and GIS. Such research, linked to the Project Georoteiros : Ourimbah and region has significant scientific and educational potential, it provides an integrated analysis of different physical aspects of the landscape in the region of Ribeirão Claro / Jacarezinho ( PR ) and awareness of the importance Geoconservation, thus ensuring the preservation of regional geological and geomorphological heritage . This research showed that Georoteiro is a dynamic and attractive activity, providing students with a more significant learning of geoscience conceptsEste trabalho tem como objetivo pesquisar e identificar as feições e aspectos ligados à Geografia e/ou Geologia e elaborar um Georoteiro para fins educacionais. O levantamento foi realizado ao longo de estradas pavimentadas e não pavimentadas da região de Ribeirão Claro/Jacarezinho (PR). Sendo assim, as etapas procedimentais englobaram levantamento de documentação; pesquisa bibliográfica específica da área de estudo e do tema; definição do(s) tema(s) do Georoteiro piloto; pesquisa de campo detalhada mediante observação e descrição das feições de interesse e marcação dos pontos com auxílio de GPS e uso de cartas topográficas em escala de semidetalhe, registro fotográfico e elaboração de croquis. Aplicação de questionários a alunos do Ensino Fundamental e ensino superior e tratamento dos dados incluindo digitalização das informações com auxílio de softwares; elaboração de mapas e figuras com auxílio de técnicas da cartografia e geoprocessamento. Tal pesquisa, vinculada ao Projeto Georoteiros: Ourinhos e região possui significativo potencial científico e educacional, pois proporciona uma análise integrada de diferentes aspectos físicos da paisagem da região de Ribeirão Claro/Jacarezinho (PR) e conscientiza a importância da Geoconservação, garantindo assim, a preservação dos patrimônios geológico-geomorfológicos regionais. Esta pesquisa mostrou que o Georoteiro é uma atividade dinâmica e atrativa, possibilitando aos alunos uma aprendizagem mais significativa dos conceitos geocientíficosUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Marcilene dos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Florentino Junior, Euzemar [UNESP]2018-09-19T17:26:07Z2018-09-19T17:26:07Z2014-01-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis120 f.application/pdfFLORENTINO JUNIOR, Euzemar. Proposição de um georoteiro geológico-geomorfológico nas regiões de Ribeirão Claro e Jacarezinho (PR) aplicado ao ensino de geografia. 2014. 120 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Câmpus Experiment al de Ourinhos, 2014.http://hdl.handle.net/11449/156159000891161http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-01-18/000891161.pdf8695585354475745Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-26T20:26:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/156159Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:35:03.385058Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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