Flexibilidade cognitiva em crianças do Ensino Fundamental: os desafios de quebra-cabeças como instrumentos de intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cincoto, Bianca Vitti
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/243490
Resumo: A Educação Básica está presente por um longo período na vida dos sujeitos e é nesse ciclo que ocorrem os maiores desenvolvimentos humanos, como, por exemplo: o desenvolvimento das chamadas funções executivas, que, se bem desenvolvidas, podem auxiliar o indivíduo em sua caminhada escolar e social. A flexibilidade cognitiva é uma das habilidades relacionadas às funções executivas e ela é o foco principal desta pesquisa. Seu objetivo geral é verificar se os desafios de quebra-cabeças são eficazes na estimulação da flexibilidade cognitiva, e os objetivos específicos são avaliá-la em discentes do 5º ano do Ensino Fundamental e aplicar o produto educacional “Fora da caixa da montagem: desafios de quebra-cabeças para estimulação da flexibilidade cognitiva”. Para isso, participaram 10 estudantes, com aproximadamente 10 anos de idade, de uma turma de 5º ano de uma instituição de ensino privada do interior de São Paulo. Eles foram submetidos a 34 oficinas de quebra-cabeças durante aproximadamente 3 meses, a fim de verificar uma possível melhoria nos desempenhos em relação à flexibilidade cognitiva. O Teste de Trilhas (parte A e B), foi aplicado pré e pós-oficinas. Tendo o caráter de pesquisa-ação interventiva com características quanti e qualitativas, os resultados mostraram que 100% dos participantes melhoraram na parte B, com uma média de 43%, e um aumento nas pontuações gerais de 23% em comparação a um aumento de tempo de apenas 4,9%, ou seja; os participantes foram mais assertivos em menos tempo na segunda aplicação do Trilhas. Assim, a hipótese inicial desta pesquisa foi confirmada. As estimulações com jogos de quebra-cabeças são benéficas para o desenvolvimento da flexibilidade cognitiva e o produto educacional criado (ebook), que teve suas fichas utilizadas nas oficinas, pode contribuir para nortear a prática dos profissionais da área de educação e demais interessados pelo assunto.
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