Aulas remotas em período pandêmico e a nova realidade dos participantes do projeto de extensão Saúde Ativa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/251117 |
Resumo: | A pandemia causada pelo Coronavírus foi marcante para a população mundial no ano de 2020 e 2021. Uma doença respiratória que até então não tinha cura, causou a morte de milhares de pessoas e durante um longo período trouxe medo e apreensão para muitos, principalmente aqueles definidos como grupos de risco: idosos, crianças, gestantes, pessoas com doenças respiratórias e imunossuprimidos. Sendo assim, foi de extrema importância respeitar todas as medidas sanitárias para conter o avanço do vírus. A população idosa vista como a de maior risco teve suas atividades paralisadas para evitar o contágio e isso também causou grandes preocupações entre as autoridades sanitárias. A falta de exercícios físicos, ausência de amigos e familiares e o hábito de executar as atividades da vida diária são alguns fatores que precisam ser readequados para se manterem seguros. Como medida para manter a prática de atividades físicas nesse contexto, o projeto de extensão Saúde Ativa passou a realizar suas aulas de forma remota para o público idoso, entretanto, nem todos os participantes do projeto tinham celular ou internet para fazer as atividades disponibilizadas. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa é analisar os níveis de comportamento sedentário e atividade física da amostra através dos questionários BAECKE e MOST para os grupos aderentes e não aderentes às atividades propostas pelo SA. Além disso, analisar as variáveis sociodemográficas e classificação econômica por meio do questionário ABEP. Foi utilizado o programa SPSS 21 para a análise descritiva da amostra como média e desvio padrão. Foram coletadas 71 respostas, sendo 61 do sexo feminino e 10 do sexo masculino. Os resultados demonstram igualdades entre os questionários respondidos. Os resultados de média e desvio padrão do questionário BAECKE demonstraram maior resultado na atividade física de tempo livre, seguido da atividade física esportiva e doméstica para ambos os grupos. Já o questionário MOST que analisa o comportamento sedentário revelou a atividade de assistir televisão, conversar e atividades de tempo livre como as maiores em tempo de comportamento sedentário também para ambos os grupos. Sendo assim, pode-se concluir que mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia os participantes do projeto de extensão obtiveram resultados parecidos nos dois grupos coletados, isso revela a efetividade e solidez de um programa de extensão que durante anos sempre prezou pela educação em saúde dos seus alunos. |
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Aulas remotas em período pandêmico e a nova realidade dos participantes do projeto de extensão Saúde AtivaRemote classes during the pandemic period and the new reality of participants in the active health extension projectAtividade físicaTecnologiaSaúde ativaPhysical activityTechnologyActive healthA pandemia causada pelo Coronavírus foi marcante para a população mundial no ano de 2020 e 2021. Uma doença respiratória que até então não tinha cura, causou a morte de milhares de pessoas e durante um longo período trouxe medo e apreensão para muitos, principalmente aqueles definidos como grupos de risco: idosos, crianças, gestantes, pessoas com doenças respiratórias e imunossuprimidos. Sendo assim, foi de extrema importância respeitar todas as medidas sanitárias para conter o avanço do vírus. A população idosa vista como a de maior risco teve suas atividades paralisadas para evitar o contágio e isso também causou grandes preocupações entre as autoridades sanitárias. A falta de exercícios físicos, ausência de amigos e familiares e o hábito de executar as atividades da vida diária são alguns fatores que precisam ser readequados para se manterem seguros. Como medida para manter a prática de atividades físicas nesse contexto, o projeto de extensão Saúde Ativa passou a realizar suas aulas de forma remota para o público idoso, entretanto, nem todos os participantes do projeto tinham celular ou internet para fazer as atividades disponibilizadas. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa é analisar os níveis de comportamento sedentário e atividade física da amostra através dos questionários BAECKE e MOST para os grupos aderentes e não aderentes às atividades propostas pelo SA. Além disso, analisar as variáveis sociodemográficas e classificação econômica por meio do questionário ABEP. Foi utilizado o programa SPSS 21 para a análise descritiva da amostra como média e desvio padrão. Foram coletadas 71 respostas, sendo 61 do sexo feminino e 10 do sexo masculino. Os resultados demonstram igualdades entre os questionários respondidos. Os resultados de média e desvio padrão do questionário BAECKE demonstraram maior resultado na atividade física de tempo livre, seguido da atividade física esportiva e doméstica para ambos os grupos. Já o questionário MOST que analisa o comportamento sedentário revelou a atividade de assistir televisão, conversar e atividades de tempo livre como as maiores em tempo de comportamento sedentário também para ambos os grupos. Sendo assim, pode-se concluir que mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia os participantes do projeto de extensão obtiveram resultados parecidos nos dois grupos coletados, isso revela a efetividade e solidez de um programa de extensão que durante anos sempre prezou pela educação em saúde dos seus alunos.The pandemic caused by the Coronavirus was remarkable for the world population in the year 2020 and 2021.A respiratory disease that until then had no cure, caused the death of thousands of people and for a long period brought fear and apprehension by many,Mainly those defined as risk groups: elderly, children, pregnant women, people with respiratory diseases and immunosuppressed.Therefore, it was extremely important to respect all sanitary measures to contain the advance of the virus.The elderly population seen as the most at risk had their activities paralyzed to avoid contagion and this also caused great concern among health authorities. Lack of physical exercise, absence of friends and family and the habit of carrying out activities of daily living are some factors that need to be readjusted to remain safe. As a measure to maintain the practice of physical activities in this context, the Saúde Ativa extension project started to hold its classes remotely for the elderly public, however, not all project participants had cell phones or internet to do the activities available. Therefore, the objective of this research is to analyze the levels of sedentary behavior and physical activity of the sample through the BAECKE and MOST questionnaires for the adherent and non-adherent groups to the activities proposed by the AS. In addition, analyze sociodemographic variables and economic classification using the ABEP questionnaire. The SPSS 21 program was used for the descriptive analysis of the sample as mean and standard deviation. A total of 71 responses were collected, 61 female and 10 male. The results demonstrate equality between the completed questionnaires. The mean and standard deviation results of the BAECKE questionnaire showed a greater result in leisure-time physical activity, followed by sports and domestic physical activity for both groups. The MOST questionnaire that analyzes sedentary behavior revealed the activity of watching television, talking and free time activities as the greatest in time of sedentary behavior also for both groups. Therefore, it can be concluded that even with the difficulties imposed by the pandemic, the participants of the extension project obtained similar results in the two groups collected. This reveals the effectiveness and solidity of an extension program that for years has always valued the health education of its members. your students.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)CNPq: 132273/2020-9Universidade Estadual Paulista (Unesp)Kokubun, Eduardo [UNESP]Ueno, Deisy Terumi [UNESP]Garcia, Ana Carolina D'aquila2023-10-26T16:47:37Z2023-10-26T16:47:37Z2023-07-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/2511170000-0002-5875-1187porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-05-09T21:10:41Zoai:repositorio.unesp.br:11449/251117Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:45:39.606825Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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