A autonomia no processo de ensino-aprendizagem para a formação de professores de língua estrangeira: espanhol
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/93927 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo verificar se o estudo autônomo é desenvolvido e como isso se realiza pelos estudantes de Espanhol como Língua Estrangeira, num curso que visa a formação de professores. A possibilidade desta pesquisa surgiu a partir de algumas inquietações relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem de línguas estrageiras. Tal tipo de investigação foi possível através de leituras acerca da Pesquisa Heurística, que proporciona o auto-conhecimento do pesquisador e as implicações de suas características pessoais com o objeto investigado, conforme ensina Moustakas (1990). Utilizo, também, nesta pesquisa, a metodologia qualitativa. Os dados coletados estão a cargo de observações da sala de aula, respostas a questionários específicos e entrevistas áudio-gravadas. Todos estes dados convergem para uma análise interpretativista, com as intervenções necessárias para modificar certas situações, quando necessário. Este é o modelo indicado pela pesquisa-ação, pontuada por Thiollent (2003)... |
id |
UNSP_4a13caf3020e16d1a4271246719c8f3f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/93927 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A autonomia no processo de ensino-aprendizagem para a formação de professores de língua estrangeira: espanholLingua espanhola - Formação de professoresForeign language teacher educationSpanish as a foreign languageSelf-studyTeacher's and student's rolesEsta pesquisa tem como objetivo verificar se o estudo autônomo é desenvolvido e como isso se realiza pelos estudantes de Espanhol como Língua Estrangeira, num curso que visa a formação de professores. A possibilidade desta pesquisa surgiu a partir de algumas inquietações relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem de línguas estrageiras. Tal tipo de investigação foi possível através de leituras acerca da Pesquisa Heurística, que proporciona o auto-conhecimento do pesquisador e as implicações de suas características pessoais com o objeto investigado, conforme ensina Moustakas (1990). Utilizo, também, nesta pesquisa, a metodologia qualitativa. Os dados coletados estão a cargo de observações da sala de aula, respostas a questionários específicos e entrevistas áudio-gravadas. Todos estes dados convergem para uma análise interpretativista, com as intervenções necessárias para modificar certas situações, quando necessário. Este é o modelo indicado pela pesquisa-ação, pontuada por Thiollent (2003)...The purpose of this research is to investigate whether students enrolled in a University Spanish Language and Literature Teacher Education Course engage themselves in self-study activities and, in positive case, how and in what extent they do it. The inicial adea for this work was raised in answer to my concern about foreign language learning and teaching questions and processes. The development of the investigation is related to Heuristic survey which brings the possibility of including the researcher's personal history as part of the study, as pointed out of Moustaka's (1990). The metodology is grounded on a qualitative approach. Data were gathered through classroom observation, questionaries and audio-recorded interviews, on an action-research basis (THIOLLENT, 2003)... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Norte, Mariângela Braga [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Quiroga, Valeria Veronica [UNESP]2014-06-11T19:26:49Z2014-06-11T19:26:49Z2004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis170 f. : il.application/pdfQUIROGA, Valeria Veronica. A autonomia no processo de ensino-aprendizagem para a formação de professores de língua estrangeira: espanhol. 2004. 170 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2004.http://hdl.handle.net/11449/93927000288067quiroga_vv_me_assis.pdf33004048019P1Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T12:59:24Zoai:repositorio.unesp.br:11449/93927Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:12:26.162910Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A autonomia no processo de ensino-aprendizagem para a formação de professores de língua estrangeira: espanhol |
title |
A autonomia no processo de ensino-aprendizagem para a formação de professores de língua estrangeira: espanhol |
spellingShingle |
A autonomia no processo de ensino-aprendizagem para a formação de professores de língua estrangeira: espanhol Quiroga, Valeria Veronica [UNESP] Lingua espanhola - Formação de professores Foreign language teacher education Spanish as a foreign language Self-study Teacher's and student's roles |
title_short |
A autonomia no processo de ensino-aprendizagem para a formação de professores de língua estrangeira: espanhol |
title_full |
A autonomia no processo de ensino-aprendizagem para a formação de professores de língua estrangeira: espanhol |
title_fullStr |
A autonomia no processo de ensino-aprendizagem para a formação de professores de língua estrangeira: espanhol |
title_full_unstemmed |
A autonomia no processo de ensino-aprendizagem para a formação de professores de língua estrangeira: espanhol |
title_sort |
A autonomia no processo de ensino-aprendizagem para a formação de professores de língua estrangeira: espanhol |
author |
Quiroga, Valeria Veronica [UNESP] |
author_facet |
Quiroga, Valeria Veronica [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Norte, Mariângela Braga [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quiroga, Valeria Veronica [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lingua espanhola - Formação de professores Foreign language teacher education Spanish as a foreign language Self-study Teacher's and student's roles |
topic |
Lingua espanhola - Formação de professores Foreign language teacher education Spanish as a foreign language Self-study Teacher's and student's roles |
description |
Esta pesquisa tem como objetivo verificar se o estudo autônomo é desenvolvido e como isso se realiza pelos estudantes de Espanhol como Língua Estrangeira, num curso que visa a formação de professores. A possibilidade desta pesquisa surgiu a partir de algumas inquietações relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem de línguas estrageiras. Tal tipo de investigação foi possível através de leituras acerca da Pesquisa Heurística, que proporciona o auto-conhecimento do pesquisador e as implicações de suas características pessoais com o objeto investigado, conforme ensina Moustakas (1990). Utilizo, também, nesta pesquisa, a metodologia qualitativa. Os dados coletados estão a cargo de observações da sala de aula, respostas a questionários específicos e entrevistas áudio-gravadas. Todos estes dados convergem para uma análise interpretativista, com as intervenções necessárias para modificar certas situações, quando necessário. Este é o modelo indicado pela pesquisa-ação, pontuada por Thiollent (2003)... |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004 2014-06-11T19:26:49Z 2014-06-11T19:26:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
QUIROGA, Valeria Veronica. A autonomia no processo de ensino-aprendizagem para a formação de professores de língua estrangeira: espanhol. 2004. 170 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2004. http://hdl.handle.net/11449/93927 000288067 quiroga_vv_me_assis.pdf 33004048019P1 |
identifier_str_mv |
QUIROGA, Valeria Veronica. A autonomia no processo de ensino-aprendizagem para a formação de professores de língua estrangeira: espanhol. 2004. 170 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2004. 000288067 quiroga_vv_me_assis.pdf 33004048019P1 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/93927 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
170 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129405048848384 |