O livro didático na educação científica C/T/S/A voltada para o exercício da cidadania

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria, Carolina José [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90925
Resumo: Ao longo do percurso escolar, no desenvolvimento de diversas situações de apredizagem, o livro didático surge como uma das mais importantes e recorrentes ferramentas de auxílio a essas situações, que envolvem professores e alunos na sala de aula. Portanto, uma análise criteriosa destes materiais é indispensável para se compreender as suas contribuições para uma educação tal como hoje se preconiza, voltada para o exercício da cidadania. A presente pesquisa analisa as perspectivas de ensino implícitas em uma amostra de seis livros didáticos de Ciências, aprovados e distribuidos pelo Ministério da Educação, e utilizados por professores que lecionam as ciências em nível fundamental de ensino (3ª e 4ª séries). Os tópicos analisados envolvem assuntos sobre Saúde - Alimentação Humana. Os referenciais de análise que utilizamos enquadram-se numa nova visão de didática: a didática como um recurso de aprendizagem e formação humana, de construção de conhecimento necessários à vida na sociedade atual. Analisam-se, também, documentos oficiais tais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), visando compreender de que forma contribuem para um consenso fundamental do que venham a ser ensino/aprendizagem e formação científica voltadas para o exercício da cidadania na atualidade. Os livros analisados apresentam um conhecimento em didática da ciência pouco embasado nos atuais preceitos da Didática e da formação humana, incoerências que podem ser decorrentes da falta de um consenso mais fundamentado numa nova filosofia de ciência, do que venha a ser ciência, ensino/aprendizagem e formação científica na sociedade atual. Os resultados da análises dos discursos e práticas políticas oficiais envolvendo o livro didático também apontam neste mesmo sentido, ou seja, a necessidade de conhecimentos sobre as ciências como um processo de formação humana.
id UNSP_4a3db1e9c36de78bd97dfa84d36b5407
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90925
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O livro didático na educação científica C/T/S/A voltada para o exercício da cidadaniaEducaçãoProfessores - FormaçãoCiências (Primeiro grau) - Estudo e ensinoLivro didático - PolíticaEducação científicaEducationScientific educationFormation of teachersTexbooks - PolicyAo longo do percurso escolar, no desenvolvimento de diversas situações de apredizagem, o livro didático surge como uma das mais importantes e recorrentes ferramentas de auxílio a essas situações, que envolvem professores e alunos na sala de aula. Portanto, uma análise criteriosa destes materiais é indispensável para se compreender as suas contribuições para uma educação tal como hoje se preconiza, voltada para o exercício da cidadania. A presente pesquisa analisa as perspectivas de ensino implícitas em uma amostra de seis livros didáticos de Ciências, aprovados e distribuidos pelo Ministério da Educação, e utilizados por professores que lecionam as ciências em nível fundamental de ensino (3ª e 4ª séries). Os tópicos analisados envolvem assuntos sobre Saúde - Alimentação Humana. Os referenciais de análise que utilizamos enquadram-se numa nova visão de didática: a didática como um recurso de aprendizagem e formação humana, de construção de conhecimento necessários à vida na sociedade atual. Analisam-se, também, documentos oficiais tais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), visando compreender de que forma contribuem para um consenso fundamental do que venham a ser ensino/aprendizagem e formação científica voltadas para o exercício da cidadania na atualidade. Os livros analisados apresentam um conhecimento em didática da ciência pouco embasado nos atuais preceitos da Didática e da formação humana, incoerências que podem ser decorrentes da falta de um consenso mais fundamentado numa nova filosofia de ciência, do que venha a ser ciência, ensino/aprendizagem e formação científica na sociedade atual. Os resultados da análises dos discursos e práticas políticas oficiais envolvendo o livro didático também apontam neste mesmo sentido, ou seja, a necessidade de conhecimentos sobre as ciências como um processo de formação humana.Along school years, in the development of serveral learning situations, the textbook appears as one the most important and recurring helping tools to these situations which involve teachers and students in the classroom. Therefore, a careful analysis of this material is essential to understand its contribution to education as seen today, that is, education aimed at the exercise of citizenship. The present research analyses the implicit teaching perspectives in a sample of six Science texbooks approved and distributed by the Ministry of Education, and used by 3ª and 4ª grade Science teachers. The topics analyzed inolve issues about Health - Human Feeding. The analysis referential used fit into a new perspective of didactic: the didactic as a resource of learning and human formation, of building of knowledge that is necessary for life in the current society. It also analyzes official documents such as the National Curriculum Parameters and the National Didactic Book Program to understand how they contribute to a well-founded consensus of what teaching/learning as well as current scientific formation aimed at the exercise of citizenship are. The books analyzed show a knowledge in science didactic that is poorly based on current precepts of Didactic and human formation, incoherencies that may result from a lack of consensus grounded on a new philosophy of sciences, of what science, teaching/learning as well as scientific formation in current society are. The results of the analysis of political practices and speeches about the textbook also points in the same direction, that is, the need of knowledge of the sciences as a human formation process.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Galvão, Viviane Souza [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Maria, Carolina José [UNESP]2014-06-11T19:24:49Z2014-06-11T19:24:49Z2008-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis178 f. : il.application/pdfMARIA, Carolina José. O livro didático na educação científica C/T/S/A voltada para o exercício da cidadania. 2008. 178 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2008.http://hdl.handle.net/11449/90925000547572maria_cj_me_bauru.pdf33004056079P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-07T06:10:03Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90925Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:17:38.580009Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O livro didático na educação científica C/T/S/A voltada para o exercício da cidadania
title O livro didático na educação científica C/T/S/A voltada para o exercício da cidadania
spellingShingle O livro didático na educação científica C/T/S/A voltada para o exercício da cidadania
Maria, Carolina José [UNESP]
Educação
Professores - Formação
Ciências (Primeiro grau) - Estudo e ensino
Livro didático - Política
Educação científica
Education
Scientific education
Formation of teachers
Texbooks - Policy
title_short O livro didático na educação científica C/T/S/A voltada para o exercício da cidadania
title_full O livro didático na educação científica C/T/S/A voltada para o exercício da cidadania
title_fullStr O livro didático na educação científica C/T/S/A voltada para o exercício da cidadania
title_full_unstemmed O livro didático na educação científica C/T/S/A voltada para o exercício da cidadania
title_sort O livro didático na educação científica C/T/S/A voltada para o exercício da cidadania
author Maria, Carolina José [UNESP]
author_facet Maria, Carolina José [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Galvão, Viviane Souza [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria, Carolina José [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Professores - Formação
Ciências (Primeiro grau) - Estudo e ensino
Livro didático - Política
Educação científica
Education
Scientific education
Formation of teachers
Texbooks - Policy
topic Educação
Professores - Formação
Ciências (Primeiro grau) - Estudo e ensino
Livro didático - Política
Educação científica
Education
Scientific education
Formation of teachers
Texbooks - Policy
description Ao longo do percurso escolar, no desenvolvimento de diversas situações de apredizagem, o livro didático surge como uma das mais importantes e recorrentes ferramentas de auxílio a essas situações, que envolvem professores e alunos na sala de aula. Portanto, uma análise criteriosa destes materiais é indispensável para se compreender as suas contribuições para uma educação tal como hoje se preconiza, voltada para o exercício da cidadania. A presente pesquisa analisa as perspectivas de ensino implícitas em uma amostra de seis livros didáticos de Ciências, aprovados e distribuidos pelo Ministério da Educação, e utilizados por professores que lecionam as ciências em nível fundamental de ensino (3ª e 4ª séries). Os tópicos analisados envolvem assuntos sobre Saúde - Alimentação Humana. Os referenciais de análise que utilizamos enquadram-se numa nova visão de didática: a didática como um recurso de aprendizagem e formação humana, de construção de conhecimento necessários à vida na sociedade atual. Analisam-se, também, documentos oficiais tais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), visando compreender de que forma contribuem para um consenso fundamental do que venham a ser ensino/aprendizagem e formação científica voltadas para o exercício da cidadania na atualidade. Os livros analisados apresentam um conhecimento em didática da ciência pouco embasado nos atuais preceitos da Didática e da formação humana, incoerências que podem ser decorrentes da falta de um consenso mais fundamentado numa nova filosofia de ciência, do que venha a ser ciência, ensino/aprendizagem e formação científica na sociedade atual. Os resultados da análises dos discursos e práticas políticas oficiais envolvendo o livro didático também apontam neste mesmo sentido, ou seja, a necessidade de conhecimentos sobre as ciências como um processo de formação humana.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-02-28
2014-06-11T19:24:49Z
2014-06-11T19:24:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARIA, Carolina José. O livro didático na educação científica C/T/S/A voltada para o exercício da cidadania. 2008. 178 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/90925
000547572
maria_cj_me_bauru.pdf
33004056079P0
identifier_str_mv MARIA, Carolina José. O livro didático na educação científica C/T/S/A voltada para o exercício da cidadania. 2008. 178 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2008.
000547572
maria_cj_me_bauru.pdf
33004056079P0
url http://hdl.handle.net/11449/90925
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 178 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128341949022208