Proposta de framework para suporte ao ensino de engenharia de produção baseado nas tecnologias da Indústria 4.0
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/234676 |
Resumo: | Com o avanço tecnológico, aumentou-se a demanda por profissionais mais bem capacitados e capazes de atuarem em ambientes altamente tecnológicos. Dessa forma, atualizações nos modelos de ensino são essenciais para que todos os postos de trabalhos sejam preenchidos com os requisitos necessários, acompanhando o desenvolvimento das tecnologias. Nesse sentido, a Educação 4.0 é proposta para melhorar a qualidade da educação e contribuir com a formação de profissionais mais bem qualificados por meio da utilização de tecnologias da Indústria 4.0 (I4) e diferentes abordagens pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem. Ela engloba elementos como a gamificação, aprendizagem baseada em problemas, e-learning, Inteligência Artificial, Realidade Virtual, dentre outros. Esta pesquisa teve como objetivo geral a elaboração de um framework com base nas tecnologias da I4 para a melhoria da relação do ensino-aprendizagem nos cursos de graduação em engenharia de produção. Para isso, foi realizada inicialmente a construção do cenário técnico-científico da Educação 4.0, o mapeamento das principais empresas desenvolvedoras de tecnologias educacionais e o levantamento das necessidades e demandas de professores e alunos em relação a aplicação das tecnologias da I4 nos cursos de engenharia de produção. Com base nessas informações, foi proposto um framework para potencializar o processo de ensino-aprendizagem nos cursos de engenharia de produção. O framework está estruturado com base nas principais tecnologias da I4 identificadas. A principal contribuição teórica-científica deste trabalho é a criação de um novo bloco de conhecimento que aprofunda e estende a literatura existente, acrescentando boas práticas, desafios e oportunidades identificados para aplicação das principais tecnologias da I4 na educação. A principal contribuição aplicada deste trabalho é possibilitar a modernização do processo ensino-aprendizagem e melhoria da capacitação dos profissionais demandados pela I4. |
id |
UNSP_4a3f4ee2d01015fc2cfe03c1884ec90a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/234676 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Proposta de framework para suporte ao ensino de engenharia de produção baseado nas tecnologias da Indústria 4.0Proposed framework to support production engineering education based on Industry 4.0 technologiesEducação 4.0Indústria 4.0Engenharia de ProduçãoTecnologias EducacionaisInovações educacionaisTecnologia da informaçãoEducação e tecnologia de pontaEducation 4.0Industry 4.0.Production EngineeringEducation TechnologiesCom o avanço tecnológico, aumentou-se a demanda por profissionais mais bem capacitados e capazes de atuarem em ambientes altamente tecnológicos. Dessa forma, atualizações nos modelos de ensino são essenciais para que todos os postos de trabalhos sejam preenchidos com os requisitos necessários, acompanhando o desenvolvimento das tecnologias. Nesse sentido, a Educação 4.0 é proposta para melhorar a qualidade da educação e contribuir com a formação de profissionais mais bem qualificados por meio da utilização de tecnologias da Indústria 4.0 (I4) e diferentes abordagens pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem. Ela engloba elementos como a gamificação, aprendizagem baseada em problemas, e-learning, Inteligência Artificial, Realidade Virtual, dentre outros. Esta pesquisa teve como objetivo geral a elaboração de um framework com base nas tecnologias da I4 para a melhoria da relação do ensino-aprendizagem nos cursos de graduação em engenharia de produção. Para isso, foi realizada inicialmente a construção do cenário técnico-científico da Educação 4.0, o mapeamento das principais empresas desenvolvedoras de tecnologias educacionais e o levantamento das necessidades e demandas de professores e alunos em relação a aplicação das tecnologias da I4 nos cursos de engenharia de produção. Com base nessas informações, foi proposto um framework para potencializar o processo de ensino-aprendizagem nos cursos de engenharia de produção. O framework está estruturado com base nas principais tecnologias da I4 identificadas. A principal contribuição teórica-científica deste trabalho é a criação de um novo bloco de conhecimento que aprofunda e estende a literatura existente, acrescentando boas práticas, desafios e oportunidades identificados para aplicação das principais tecnologias da I4 na educação. A principal contribuição aplicada deste trabalho é possibilitar a modernização do processo ensino-aprendizagem e melhoria da capacitação dos profissionais demandados pela I4.With technological advances, the demand for better-trained professionals capable of working in highly technological environments has increased. Thus, updates in education models are essential for all jobs to be filled with the requirements, keeping up with the development of technologies. In this sense, Education 4.0 is proposed to improve the quality of education and contribute to the training of better-qualified professionals by using technologies from Industry 4.0 (I4) and different pedagogical approaches in the teaching-learning process. It encompasses elements such as gamification, problem-based learning, e-learning, Artificial Intelligence, and Virtual Reality, among others. This research had as a general objective the elaboration of a framework based on I4 technologies to improve the teaching-learning relationship in undergraduate courses in Production Engineering. To this end, it was initially performed the construction of the technical-scientific scenario of Education 4.0, the mapping of the main companies developing educational technologies, and the survey of the needs and demands of teachers and students regarding the application of I4 technologies in production engineering courses. Based on this information, a framework was proposed to enhance the teaching-learning process in production engineering courses. The framework is structured based on the main I4 technologies identified. The main theoretical-scientific contribution of this work is the creation of a new block of knowledge that deepens and extends the existing literature, adding best practices, challenges, and opportunities identified for the application of the main I4 technologies in education. The main applied contribution of this work is to enable the modernization of the teaching-learning process and the improvement of the training of professionals demanded by I4.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES - 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Otávio José de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Costa, Ana Carolina Ferreira [UNESP]2022-05-11T18:07:10Z2022-05-11T18:07:10Z2022-03-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23467633004080052P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-04T12:52:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/234676Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:12:50.569953Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta de framework para suporte ao ensino de engenharia de produção baseado nas tecnologias da Indústria 4.0 Proposed framework to support production engineering education based on Industry 4.0 technologies |
title |
Proposta de framework para suporte ao ensino de engenharia de produção baseado nas tecnologias da Indústria 4.0 |
spellingShingle |
Proposta de framework para suporte ao ensino de engenharia de produção baseado nas tecnologias da Indústria 4.0 Costa, Ana Carolina Ferreira [UNESP] Educação 4.0 Indústria 4.0 Engenharia de Produção Tecnologias Educacionais Inovações educacionais Tecnologia da informação Educação e tecnologia de ponta Education 4.0 Industry 4.0. Production Engineering Education Technologies |
title_short |
Proposta de framework para suporte ao ensino de engenharia de produção baseado nas tecnologias da Indústria 4.0 |
title_full |
Proposta de framework para suporte ao ensino de engenharia de produção baseado nas tecnologias da Indústria 4.0 |
title_fullStr |
Proposta de framework para suporte ao ensino de engenharia de produção baseado nas tecnologias da Indústria 4.0 |
title_full_unstemmed |
Proposta de framework para suporte ao ensino de engenharia de produção baseado nas tecnologias da Indústria 4.0 |
title_sort |
Proposta de framework para suporte ao ensino de engenharia de produção baseado nas tecnologias da Indústria 4.0 |
author |
Costa, Ana Carolina Ferreira [UNESP] |
author_facet |
Costa, Ana Carolina Ferreira [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Otávio José de [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Ana Carolina Ferreira [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação 4.0 Indústria 4.0 Engenharia de Produção Tecnologias Educacionais Inovações educacionais Tecnologia da informação Educação e tecnologia de ponta Education 4.0 Industry 4.0. Production Engineering Education Technologies |
topic |
Educação 4.0 Indústria 4.0 Engenharia de Produção Tecnologias Educacionais Inovações educacionais Tecnologia da informação Educação e tecnologia de ponta Education 4.0 Industry 4.0. Production Engineering Education Technologies |
description |
Com o avanço tecnológico, aumentou-se a demanda por profissionais mais bem capacitados e capazes de atuarem em ambientes altamente tecnológicos. Dessa forma, atualizações nos modelos de ensino são essenciais para que todos os postos de trabalhos sejam preenchidos com os requisitos necessários, acompanhando o desenvolvimento das tecnologias. Nesse sentido, a Educação 4.0 é proposta para melhorar a qualidade da educação e contribuir com a formação de profissionais mais bem qualificados por meio da utilização de tecnologias da Indústria 4.0 (I4) e diferentes abordagens pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem. Ela engloba elementos como a gamificação, aprendizagem baseada em problemas, e-learning, Inteligência Artificial, Realidade Virtual, dentre outros. Esta pesquisa teve como objetivo geral a elaboração de um framework com base nas tecnologias da I4 para a melhoria da relação do ensino-aprendizagem nos cursos de graduação em engenharia de produção. Para isso, foi realizada inicialmente a construção do cenário técnico-científico da Educação 4.0, o mapeamento das principais empresas desenvolvedoras de tecnologias educacionais e o levantamento das necessidades e demandas de professores e alunos em relação a aplicação das tecnologias da I4 nos cursos de engenharia de produção. Com base nessas informações, foi proposto um framework para potencializar o processo de ensino-aprendizagem nos cursos de engenharia de produção. O framework está estruturado com base nas principais tecnologias da I4 identificadas. A principal contribuição teórica-científica deste trabalho é a criação de um novo bloco de conhecimento que aprofunda e estende a literatura existente, acrescentando boas práticas, desafios e oportunidades identificados para aplicação das principais tecnologias da I4 na educação. A principal contribuição aplicada deste trabalho é possibilitar a modernização do processo ensino-aprendizagem e melhoria da capacitação dos profissionais demandados pela I4. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-11T18:07:10Z 2022-05-11T18:07:10Z 2022-03-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/234676 33004080052P0 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/234676 |
identifier_str_mv |
33004080052P0 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129173116420096 |