Das normas regimentais básicas ao regimento: uma investigação sobre a autonomia escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Delgado Neto, Júlio [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90063
Resumo: Esta pesquisa investiga o processo de elaboração do Regimento Escolar em Escolas Estaduais da Diretoria de Ensino de Bauru-SP, partindo do contexto da política educacional do fim da década de 1980 e início da década de 1990; dos princípios educacionais de autonomia e gestão democrática presentes na Constituição Federal de 1988, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96 e do documento denominado Normas Regimentais Básicas Para as Escolas Estaduais, que serviram de referência para que cada escola elaborasse seu Regimento próprio a partir do ano de 1998. O objetivo deste trabalho consiste em identificar no Regimento de Escolas Estaduais em que medida estas superaram o que prescrevia o documento Normas Regimentais Básicas para as Escolas Estaduais, e o que os pontos analisados sugerem a respeito da autonomia escolar. Para o seu desenvolvimento utilizou-se a metodologia de investigação qualitativa, realizada por meio de dois procedimentos de coleta e análise de dados: no primeiro momento, foi feito um levantamento bibliográfico e documental, com consulta às obras e demais estudos que tratam da questão da autonomia e da autonomia escolar, bem como a legislação e demais documentações referentes ao tema. No segundo momento, foi realizada a coleta de dados referentes às escolas e alguns pontos do seu funcionamento, por meio de um questionário aplicado diretamente aos diretores, além da aquisição da cópia do Regimento de cada escola, cópia da ata de aprovação do Regimento pelo Conselho de Escola e cópia do Parecer da Supervisão Escolar. Ao final, concluiu-se que as escolas alteraram muito pouco do que prescreviam as Normas Regimentais Básicas, e que os pontos modificados sugerem também muito pouco com relação à autonomia das escolas, devido a dois fatores principais:...
id UNSP_4a4729e9e3c5f0922a8b69db4a4a5fa5
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90063
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Das normas regimentais básicas ao regimento: uma investigação sobre a autonomia escolarEscolas - Organização e administraçãoRegimento escolarSchool rulesEsta pesquisa investiga o processo de elaboração do Regimento Escolar em Escolas Estaduais da Diretoria de Ensino de Bauru-SP, partindo do contexto da política educacional do fim da década de 1980 e início da década de 1990; dos princípios educacionais de autonomia e gestão democrática presentes na Constituição Federal de 1988, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96 e do documento denominado Normas Regimentais Básicas Para as Escolas Estaduais, que serviram de referência para que cada escola elaborasse seu Regimento próprio a partir do ano de 1998. O objetivo deste trabalho consiste em identificar no Regimento de Escolas Estaduais em que medida estas superaram o que prescrevia o documento Normas Regimentais Básicas para as Escolas Estaduais, e o que os pontos analisados sugerem a respeito da autonomia escolar. Para o seu desenvolvimento utilizou-se a metodologia de investigação qualitativa, realizada por meio de dois procedimentos de coleta e análise de dados: no primeiro momento, foi feito um levantamento bibliográfico e documental, com consulta às obras e demais estudos que tratam da questão da autonomia e da autonomia escolar, bem como a legislação e demais documentações referentes ao tema. No segundo momento, foi realizada a coleta de dados referentes às escolas e alguns pontos do seu funcionamento, por meio de um questionário aplicado diretamente aos diretores, além da aquisição da cópia do Regimento de cada escola, cópia da ata de aprovação do Regimento pelo Conselho de Escola e cópia do Parecer da Supervisão Escolar. Ao final, concluiu-se que as escolas alteraram muito pouco do que prescreviam as Normas Regimentais Básicas, e que os pontos modificados sugerem também muito pouco com relação à autonomia das escolas, devido a dois fatores principais:...This research investigates the process of drafting the Rules Elementary Schools in the State Board of Education of Bauru-SP, on the context of the educational policy of the end of the 80 and beginning of the 90, the educational principles of autonomy an democratic management in the Federal Constituition of 1988; in the National Education Laws of Policies in Bases nº 9.394/96, and the document called Basic Standards Rules for States Schools, which served as a reference for each school draw up its own rules, from the year 1998. The objective of this study is to identify schools in the Rules of State, to what extent they overcame what prescribed the document “Basic Standards Rules for State Schools”, and suggest that the points discussed on school autonomy. For the development of this work was used a methodology of qualitative research, conducted through two procedures for collecting and analyzing data: the first time, it made a documentary and bibliographical survey, consultation with the works and other studies that deal with the issue of and autonomy of school autonomy as well as legislation an other documentation relating to the subject. The second time, it performed the collection of data on schools and some points of this operation, using a questionnaire applied directly to directors, in addition to the acquisition of a copy of the Rules of each school, a copy of minutes of the Rules adopted by the Council of School and copy of the opinion of the School Supervision. In the end, it was concluded that schools changed very little of what prescribed the Basic Standards Rules, and the modified points also suggest very little about autonomy of schools, due to two main factors: the extremely authoritarian and centralized context of the time, and mobilization of small schools to break with that situation.Secretaria de Educação do Estado de São PauloUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Camargo, Marilena Aparecida Jorge Guedes de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Delgado Neto, Júlio [UNESP]2014-06-11T19:24:18Z2014-06-11T19:24:18Z2008-09-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis155 f. : il.application/pdfDELGADO NETO, Júlio. Das normas regimentais básicas ao regimento: uma investigação sobre a autonomia escolar. 2008. 155 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2008.http://hdl.handle.net/11449/90063000569995delgadoneto_j_me_rcla.pdf33004137064P2Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-17T06:09:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90063Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:54:48.194978Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Das normas regimentais básicas ao regimento: uma investigação sobre a autonomia escolar
title Das normas regimentais básicas ao regimento: uma investigação sobre a autonomia escolar
spellingShingle Das normas regimentais básicas ao regimento: uma investigação sobre a autonomia escolar
Delgado Neto, Júlio [UNESP]
Escolas - Organização e administração
Regimento escolar
School rules
title_short Das normas regimentais básicas ao regimento: uma investigação sobre a autonomia escolar
title_full Das normas regimentais básicas ao regimento: uma investigação sobre a autonomia escolar
title_fullStr Das normas regimentais básicas ao regimento: uma investigação sobre a autonomia escolar
title_full_unstemmed Das normas regimentais básicas ao regimento: uma investigação sobre a autonomia escolar
title_sort Das normas regimentais básicas ao regimento: uma investigação sobre a autonomia escolar
author Delgado Neto, Júlio [UNESP]
author_facet Delgado Neto, Júlio [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Camargo, Marilena Aparecida Jorge Guedes de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Delgado Neto, Júlio [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas - Organização e administração
Regimento escolar
School rules
topic Escolas - Organização e administração
Regimento escolar
School rules
description Esta pesquisa investiga o processo de elaboração do Regimento Escolar em Escolas Estaduais da Diretoria de Ensino de Bauru-SP, partindo do contexto da política educacional do fim da década de 1980 e início da década de 1990; dos princípios educacionais de autonomia e gestão democrática presentes na Constituição Federal de 1988, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96 e do documento denominado Normas Regimentais Básicas Para as Escolas Estaduais, que serviram de referência para que cada escola elaborasse seu Regimento próprio a partir do ano de 1998. O objetivo deste trabalho consiste em identificar no Regimento de Escolas Estaduais em que medida estas superaram o que prescrevia o documento Normas Regimentais Básicas para as Escolas Estaduais, e o que os pontos analisados sugerem a respeito da autonomia escolar. Para o seu desenvolvimento utilizou-se a metodologia de investigação qualitativa, realizada por meio de dois procedimentos de coleta e análise de dados: no primeiro momento, foi feito um levantamento bibliográfico e documental, com consulta às obras e demais estudos que tratam da questão da autonomia e da autonomia escolar, bem como a legislação e demais documentações referentes ao tema. No segundo momento, foi realizada a coleta de dados referentes às escolas e alguns pontos do seu funcionamento, por meio de um questionário aplicado diretamente aos diretores, além da aquisição da cópia do Regimento de cada escola, cópia da ata de aprovação do Regimento pelo Conselho de Escola e cópia do Parecer da Supervisão Escolar. Ao final, concluiu-se que as escolas alteraram muito pouco do que prescreviam as Normas Regimentais Básicas, e que os pontos modificados sugerem também muito pouco com relação à autonomia das escolas, devido a dois fatores principais:...
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-11
2014-06-11T19:24:18Z
2014-06-11T19:24:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DELGADO NETO, Júlio. Das normas regimentais básicas ao regimento: uma investigação sobre a autonomia escolar. 2008. 155 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/90063
000569995
delgadoneto_j_me_rcla.pdf
33004137064P2
identifier_str_mv DELGADO NETO, Júlio. Das normas regimentais básicas ao regimento: uma investigação sobre a autonomia escolar. 2008. 155 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2008.
000569995
delgadoneto_j_me_rcla.pdf
33004137064P2
url http://hdl.handle.net/11449/90063
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 155 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128874842685440