Uma hermenêutica da série “O professor de matemática em ação”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Leandro Josué de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/251646
https://lattes.cnpq.br/4237267797914112
https://orcid.org/0000-0003-0441-4414
Resumo: Este trabalho apresenta uma análise hermenêutica dos cinco volumes da série O Professor de Matemática em Ação publicada pela Autêntica Editora entre os anos de 2009 e 2014. Os livros desta série são parte do Acervo Pessoal Ruy Madsen Barbosa, que se integra ao Acervo de Livros Antigos do Grupo História Oral e Educação Matemática. Os livros foram publicados por um conjunto de autores, liderados pelo Ruy Madsen Barbosa, reconhecido no campo da Educação Matemática brasileira. O trabalho teve inspiração metodológica na Hermenêutica de Profundidade de John Brookshire Thompson. A tese está estruturada em formato de um conjunto de notas de pesquisa que, de modo geral, se subdivide em três capítulos que retratam os movimentos analíticos da Hermenêutica de Profundidade, que são os movimentos de análise social e histórica, análise formal ou discursiva e (re)interpretação. As notas que compõem a tese tratam, cada uma delas das seguintes temáticas: um estudo sobre a Matemática Recreativa, um estudo da vida dos autores e grupos de pesquisa que se vincularam às obras, um estudo da história por trás do Acervo Pessoal Ruy Madsen Barbosa, um texto geral sobre as principais percepções materiais destes volumes e, por fim, uma análise (re)interpretativa que ressalta, como resultado principal, a cultura e a ideologia que perpassam e que são alimentadas pela forma simbólica estudada, evidenciando a presença dessas concepções nos estudos que fizemos visando compreender a própria Matemática Recreativa.
id UNSP_4a6f44c491fecc79e1d16fcd874e2d9a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/251646
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Uma hermenêutica da série “O professor de matemática em ação”A hermeneutics of the series “O professor de matemática em ação”Análise de LivrosHermenêutica de profundidadeMatemática recreativaFormação de professoresBook analysisDepth hermeneticsRecreational mathematicsTeacher trainingEste trabalho apresenta uma análise hermenêutica dos cinco volumes da série O Professor de Matemática em Ação publicada pela Autêntica Editora entre os anos de 2009 e 2014. Os livros desta série são parte do Acervo Pessoal Ruy Madsen Barbosa, que se integra ao Acervo de Livros Antigos do Grupo História Oral e Educação Matemática. Os livros foram publicados por um conjunto de autores, liderados pelo Ruy Madsen Barbosa, reconhecido no campo da Educação Matemática brasileira. O trabalho teve inspiração metodológica na Hermenêutica de Profundidade de John Brookshire Thompson. A tese está estruturada em formato de um conjunto de notas de pesquisa que, de modo geral, se subdivide em três capítulos que retratam os movimentos analíticos da Hermenêutica de Profundidade, que são os movimentos de análise social e histórica, análise formal ou discursiva e (re)interpretação. As notas que compõem a tese tratam, cada uma delas das seguintes temáticas: um estudo sobre a Matemática Recreativa, um estudo da vida dos autores e grupos de pesquisa que se vincularam às obras, um estudo da história por trás do Acervo Pessoal Ruy Madsen Barbosa, um texto geral sobre as principais percepções materiais destes volumes e, por fim, uma análise (re)interpretativa que ressalta, como resultado principal, a cultura e a ideologia que perpassam e que são alimentadas pela forma simbólica estudada, evidenciando a presença dessas concepções nos estudos que fizemos visando compreender a própria Matemática Recreativa.This work presents a hermeneutic analysis of the five volumes of a book series called O Professor de Matemática em Ação, published by Autêntica Editora between the years of 2009 and 2014. The book series is part of the Acervo Pessoal Ruy Madsen Barbosa, which pertains to the Acervo de Livros Antigos of the Grupo História Oral e Educação Matemática research group. The books were published by a group of authors, led by Ruy Madsen Barbosa, who is recognized in the Brazilian field of Mathematics Education. The work was methodologically inspired by John Brookshire Thompson's Depth Hermeneutics. The thesis is structured in the form of a set of research notes which, in general, are subdivided into three chapters that portray the analytical movements of Depth Hermeneutics, which are the movements of social and historical analysis, formal or discursive analysis and (re)interpretation. The notes that make up the whole thesis, each one of them, deal with the following themes: a study of Recreational Mathematics, a study of the lives of the authors and research groups that were linked to the production of the books, a study of the history behind the Acervo Pessoal Ruy Madsen Barbosa, a general text on the main material perceptions of these volumes and, finally, a (re)interpretative analysis that highlights, as its main result, the culture and ideology that permeate and are fed by the symbolic form studied, highlighting the presence of these conceptions in the studies we accomplished in order to understand the Recreational Mathematics itself.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)88887.817481/2023-0088882.432767/2019-01Universidade Estadual Paulista (Unesp)Martins, Maria Ednéia [UNESP]Souza, Leandro Josué de2023-12-04T14:35:30Z2023-12-04T14:35:30Z2023-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSOUZA, Leandro Josué. de. Uma hermenêutica da série “O professor de matemática em ação”. Orientadora: Maria Ednéia Martins. 2023. 390 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência), Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, 2023.https://hdl.handle.net/11449/251646https://lattes.cnpq.br/4237267797914112https://orcid.org/0000-0003-0441-4414porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-05T06:02:57Zoai:repositorio.unesp.br:11449/251646Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:45:32.476679Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma hermenêutica da série “O professor de matemática em ação”
A hermeneutics of the series “O professor de matemática em ação”
title Uma hermenêutica da série “O professor de matemática em ação”
spellingShingle Uma hermenêutica da série “O professor de matemática em ação”
Souza, Leandro Josué de
Análise de Livros
Hermenêutica de profundidade
Matemática recreativa
Formação de professores
Book analysis
Depth hermenetics
Recreational mathematics
Teacher training
title_short Uma hermenêutica da série “O professor de matemática em ação”
title_full Uma hermenêutica da série “O professor de matemática em ação”
title_fullStr Uma hermenêutica da série “O professor de matemática em ação”
title_full_unstemmed Uma hermenêutica da série “O professor de matemática em ação”
title_sort Uma hermenêutica da série “O professor de matemática em ação”
author Souza, Leandro Josué de
author_facet Souza, Leandro Josué de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Maria Ednéia [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Leandro Josué de
dc.subject.por.fl_str_mv Análise de Livros
Hermenêutica de profundidade
Matemática recreativa
Formação de professores
Book analysis
Depth hermenetics
Recreational mathematics
Teacher training
topic Análise de Livros
Hermenêutica de profundidade
Matemática recreativa
Formação de professores
Book analysis
Depth hermenetics
Recreational mathematics
Teacher training
description Este trabalho apresenta uma análise hermenêutica dos cinco volumes da série O Professor de Matemática em Ação publicada pela Autêntica Editora entre os anos de 2009 e 2014. Os livros desta série são parte do Acervo Pessoal Ruy Madsen Barbosa, que se integra ao Acervo de Livros Antigos do Grupo História Oral e Educação Matemática. Os livros foram publicados por um conjunto de autores, liderados pelo Ruy Madsen Barbosa, reconhecido no campo da Educação Matemática brasileira. O trabalho teve inspiração metodológica na Hermenêutica de Profundidade de John Brookshire Thompson. A tese está estruturada em formato de um conjunto de notas de pesquisa que, de modo geral, se subdivide em três capítulos que retratam os movimentos analíticos da Hermenêutica de Profundidade, que são os movimentos de análise social e histórica, análise formal ou discursiva e (re)interpretação. As notas que compõem a tese tratam, cada uma delas das seguintes temáticas: um estudo sobre a Matemática Recreativa, um estudo da vida dos autores e grupos de pesquisa que se vincularam às obras, um estudo da história por trás do Acervo Pessoal Ruy Madsen Barbosa, um texto geral sobre as principais percepções materiais destes volumes e, por fim, uma análise (re)interpretativa que ressalta, como resultado principal, a cultura e a ideologia que perpassam e que são alimentadas pela forma simbólica estudada, evidenciando a presença dessas concepções nos estudos que fizemos visando compreender a própria Matemática Recreativa.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-04T14:35:30Z
2023-12-04T14:35:30Z
2023-10-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Leandro Josué. de. Uma hermenêutica da série “O professor de matemática em ação”. Orientadora: Maria Ednéia Martins. 2023. 390 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência), Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, 2023.
https://hdl.handle.net/11449/251646
https://lattes.cnpq.br/4237267797914112
https://orcid.org/0000-0003-0441-4414
identifier_str_mv SOUZA, Leandro Josué. de. Uma hermenêutica da série “O professor de matemática em ação”. Orientadora: Maria Ednéia Martins. 2023. 390 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência), Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, 2023.
url https://hdl.handle.net/11449/251646
https://lattes.cnpq.br/4237267797914112
https://orcid.org/0000-0003-0441-4414
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128414320689152