Marcadores prosódicos na obra Foundation de I. Asimov

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Mariana Ludolf de [UNESP]
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/193349
Resumo: A pesquisa tem o objetivo de analisar sistematicamente os marcadores prosódicos de seis primeiras partes do primeiro capítulo da obra Foundation de Isaac Asimov, dando continuidade a um trabalho de pesquisa realizado na graduação – monografia de conclusão de curso. Esse estudo ajuda a entender a caracterização e o desenvolvimento do perfil dos personagens em narrativas. O estudo se concentra nas seis primeiras partes da obra, e a natureza e o volume de dados têm se mostrado adequados para o objetivo do projeto. A dissertação traz informações gerais sobre o tipo de obra (Foundation), sobre o contexto de produção e críticas. Para além disso, há informações teóricas e metodológicas linguísticas que fundamentam e dão suporte às análises. Os dados são apresentados conforme a sucessão da narrativa e são analisados com comentários a respeito de exemplos selecionados. Um estudo sobre as análises evidencia a existência de categorias de marcadores prosódicos usados na obra. Por fim, uma seção discute as conclusões do projeto.
id UNSP_4a7d83ab28866d65a34efecd3d490399
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/193349
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Marcadores prosódicos na obra Foundation de I. AsimovProsodic markers in I. Asimov FoundationFicção científicaFundaçãoMarcadores prosódicosA pesquisa tem o objetivo de analisar sistematicamente os marcadores prosódicos de seis primeiras partes do primeiro capítulo da obra Foundation de Isaac Asimov, dando continuidade a um trabalho de pesquisa realizado na graduação – monografia de conclusão de curso. Esse estudo ajuda a entender a caracterização e o desenvolvimento do perfil dos personagens em narrativas. O estudo se concentra nas seis primeiras partes da obra, e a natureza e o volume de dados têm se mostrado adequados para o objetivo do projeto. A dissertação traz informações gerais sobre o tipo de obra (Foundation), sobre o contexto de produção e críticas. Para além disso, há informações teóricas e metodológicas linguísticas que fundamentam e dão suporte às análises. Os dados são apresentados conforme a sucessão da narrativa e são analisados com comentários a respeito de exemplos selecionados. Um estudo sobre as análises evidencia a existência de categorias de marcadores prosódicos usados na obra. Por fim, uma seção discute as conclusões do projeto.The present dissertation has as aim to analyze systematically the prosodic markers of six parts from the first chapter of the Foundation, by Isaac Asimov, continuing the research done during the undergrad course. This study helps to better understand the characters’ development and profile in this novel. The dissertation begins with an overall description of the novel (Foundation), of the sci-fic media at the time which support the analysis. The data is organized as the original text presents it, accordingly to the narrative time, and the examples are described and analyzed as so. One of the analysis considers the prosodic markers used in the novel. Due to the narrative’s motivation, there is a chapter about the science fiction history. Finally, the last section discusses the conclusions of the project.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cagliari, Luiz CarlosUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Mariana Ludolf de [UNESP]2020-08-31T23:19:15Z2020-08-31T23:19:15Z2020-06-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19334933004030009P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-13T14:06:45Zoai:repositorio.unesp.br:11449/193349Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-13T14:06:45Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Marcadores prosódicos na obra Foundation de I. Asimov
Prosodic markers in I. Asimov Foundation
title Marcadores prosódicos na obra Foundation de I. Asimov
spellingShingle Marcadores prosódicos na obra Foundation de I. Asimov
Souza, Mariana Ludolf de [UNESP]
Ficção científica
Fundação
Marcadores prosódicos
title_short Marcadores prosódicos na obra Foundation de I. Asimov
title_full Marcadores prosódicos na obra Foundation de I. Asimov
title_fullStr Marcadores prosódicos na obra Foundation de I. Asimov
title_full_unstemmed Marcadores prosódicos na obra Foundation de I. Asimov
title_sort Marcadores prosódicos na obra Foundation de I. Asimov
author Souza, Mariana Ludolf de [UNESP]
author_facet Souza, Mariana Ludolf de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cagliari, Luiz Carlos
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Mariana Ludolf de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ficção científica
Fundação
Marcadores prosódicos
topic Ficção científica
Fundação
Marcadores prosódicos
description A pesquisa tem o objetivo de analisar sistematicamente os marcadores prosódicos de seis primeiras partes do primeiro capítulo da obra Foundation de Isaac Asimov, dando continuidade a um trabalho de pesquisa realizado na graduação – monografia de conclusão de curso. Esse estudo ajuda a entender a caracterização e o desenvolvimento do perfil dos personagens em narrativas. O estudo se concentra nas seis primeiras partes da obra, e a natureza e o volume de dados têm se mostrado adequados para o objetivo do projeto. A dissertação traz informações gerais sobre o tipo de obra (Foundation), sobre o contexto de produção e críticas. Para além disso, há informações teóricas e metodológicas linguísticas que fundamentam e dão suporte às análises. Os dados são apresentados conforme a sucessão da narrativa e são analisados com comentários a respeito de exemplos selecionados. Um estudo sobre as análises evidencia a existência de categorias de marcadores prosódicos usados na obra. Por fim, uma seção discute as conclusões do projeto.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-31T23:19:15Z
2020-08-31T23:19:15Z
2020-06-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/193349
33004030009P4
url http://hdl.handle.net/11449/193349
identifier_str_mv 33004030009P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045325526532096