Análise do processo de design de marca gráfica por meio da ergonomia informacional: uma alternativa metodológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, João Carlos Riccó Plácido da [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/150571
Resumo: O aumento das informações ao qual o ser humano esta sendo submetido nos dias atuais, tanto no mundo real como no virtual, tem afetado o comportamento e a capacidade de assimilação das formas e das informações gráficas. A facilidade da criação de imagens gráficas, principalmente pelo emprego e a evolução da informática, que permitem interfaces intuitivas na aplicação de projetos considerados poucos eficazes. O desenvolvimento de qualquer peça gráfica deve necessariamente atender a condições de clareza e objetividade. A tese apresentada, resgata os preceitos do design e da ergonomia informacional através de um método direcionado (SILVA, 2012) que objetiva reduzir as possibilidades de um projeto gráfico mal elaborado e mal executado. O objetivo do estudo foi o de aplicar o referido, ao design gráfico, empregado especificamente no estudo e desenvolvimento de marcas gráficas. Para a comprovação e a validação de tal método, realizou-se duas oficinas, sendo uma delas de controle sem método direcionado e outra experimental com o método direcionado. Os resultados foram avaliados por especialistas da área do Design, utilizando do método DELPHI, e por usuários finais, utilizando da técnicas de diferencial semântico. As avaliações demonstraram uma diferença significativa no resultado gráfico e na percepção das peças gráficas analisadas, assim é possível confirmar e corroborar que o método direcionado é mais eficaz e deve ser levado em consideração para os profissionais da área. A tese permite uma consolidação do método científico para o avanço dos estudos na área do design gráfico.
id UNSP_4ae8af8e736a605335a5d3cea818ebf0
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/150571
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Análise do processo de design de marca gráfica por meio da ergonomia informacional: uma alternativa metodológicaAnalysis of the graphic mark design process through informational ergonomy: a methodological alternativeDesign gráficoIdentidade visualMarcasMetodologia de projetoErgonomia informacionalO aumento das informações ao qual o ser humano esta sendo submetido nos dias atuais, tanto no mundo real como no virtual, tem afetado o comportamento e a capacidade de assimilação das formas e das informações gráficas. A facilidade da criação de imagens gráficas, principalmente pelo emprego e a evolução da informática, que permitem interfaces intuitivas na aplicação de projetos considerados poucos eficazes. O desenvolvimento de qualquer peça gráfica deve necessariamente atender a condições de clareza e objetividade. A tese apresentada, resgata os preceitos do design e da ergonomia informacional através de um método direcionado (SILVA, 2012) que objetiva reduzir as possibilidades de um projeto gráfico mal elaborado e mal executado. O objetivo do estudo foi o de aplicar o referido, ao design gráfico, empregado especificamente no estudo e desenvolvimento de marcas gráficas. Para a comprovação e a validação de tal método, realizou-se duas oficinas, sendo uma delas de controle sem método direcionado e outra experimental com o método direcionado. Os resultados foram avaliados por especialistas da área do Design, utilizando do método DELPHI, e por usuários finais, utilizando da técnicas de diferencial semântico. As avaliações demonstraram uma diferença significativa no resultado gráfico e na percepção das peças gráficas analisadas, assim é possível confirmar e corroborar que o método direcionado é mais eficaz e deve ser levado em consideração para os profissionais da área. A tese permite uma consolidação do método científico para o avanço dos estudos na área do design gráfico.The increase in the information to which the human is being subjected in the present day, in the real world as in the virtual, has affected the behavior and the capacity of assimilation of the forms and the graphic information. The ease of creating graphic images, mainly by the use and the evolution of the computer science, that allow intuitive interfaces in the application of projects considered few effective. The development of any graphic piece must necessarily meet conditions of clarity and objectivity. The thesis presented rescues the precepts of design and informational ergonomics through a directed method (SILVA, 2012) that aims to reduce the possibilities of poorly designed and poorly executed graphic design. The objective of the study was to apply the aforementioned, to graphic design, specifically employed in the study and development of graphic brands. For the verification and validation of this method, two workshops were carried out, one of them being a control without a directed method and another one with a directed method. The results were evaluated by Design experts, using the DELPHI method, and by end users using semantic differential techniques. The evaluations showed a significant difference in the graphical result and in the perception of the analyzed graphic pieces, so it is possible to confirm and corroborate that the directed method is more effective and must be taken into account for the professionals of the area. The thesis allows a consolidation of the scientific method for the advancement of studies in the area of graphic design.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Paschoarelli, Luis Carlos [UNESP]Nakata, Milton Koji [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, João Carlos Riccó Plácido da [UNESP]2017-05-08T16:31:12Z2017-05-08T16:31:12Z2017-03-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15057100088520633004056082P08521603444193259porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T14:32:19Zoai:repositorio.unesp.br:11449/150571Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:50:04.025046Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise do processo de design de marca gráfica por meio da ergonomia informacional: uma alternativa metodológica
Analysis of the graphic mark design process through informational ergonomy: a methodological alternative
title Análise do processo de design de marca gráfica por meio da ergonomia informacional: uma alternativa metodológica
spellingShingle Análise do processo de design de marca gráfica por meio da ergonomia informacional: uma alternativa metodológica
Silva, João Carlos Riccó Plácido da [UNESP]
Design gráfico
Identidade visual
Marcas
Metodologia de projeto
Ergonomia informacional
title_short Análise do processo de design de marca gráfica por meio da ergonomia informacional: uma alternativa metodológica
title_full Análise do processo de design de marca gráfica por meio da ergonomia informacional: uma alternativa metodológica
title_fullStr Análise do processo de design de marca gráfica por meio da ergonomia informacional: uma alternativa metodológica
title_full_unstemmed Análise do processo de design de marca gráfica por meio da ergonomia informacional: uma alternativa metodológica
title_sort Análise do processo de design de marca gráfica por meio da ergonomia informacional: uma alternativa metodológica
author Silva, João Carlos Riccó Plácido da [UNESP]
author_facet Silva, João Carlos Riccó Plácido da [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paschoarelli, Luis Carlos [UNESP]
Nakata, Milton Koji [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, João Carlos Riccó Plácido da [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Design gráfico
Identidade visual
Marcas
Metodologia de projeto
Ergonomia informacional
topic Design gráfico
Identidade visual
Marcas
Metodologia de projeto
Ergonomia informacional
description O aumento das informações ao qual o ser humano esta sendo submetido nos dias atuais, tanto no mundo real como no virtual, tem afetado o comportamento e a capacidade de assimilação das formas e das informações gráficas. A facilidade da criação de imagens gráficas, principalmente pelo emprego e a evolução da informática, que permitem interfaces intuitivas na aplicação de projetos considerados poucos eficazes. O desenvolvimento de qualquer peça gráfica deve necessariamente atender a condições de clareza e objetividade. A tese apresentada, resgata os preceitos do design e da ergonomia informacional através de um método direcionado (SILVA, 2012) que objetiva reduzir as possibilidades de um projeto gráfico mal elaborado e mal executado. O objetivo do estudo foi o de aplicar o referido, ao design gráfico, empregado especificamente no estudo e desenvolvimento de marcas gráficas. Para a comprovação e a validação de tal método, realizou-se duas oficinas, sendo uma delas de controle sem método direcionado e outra experimental com o método direcionado. Os resultados foram avaliados por especialistas da área do Design, utilizando do método DELPHI, e por usuários finais, utilizando da técnicas de diferencial semântico. As avaliações demonstraram uma diferença significativa no resultado gráfico e na percepção das peças gráficas analisadas, assim é possível confirmar e corroborar que o método direcionado é mais eficaz e deve ser levado em consideração para os profissionais da área. A tese permite uma consolidação do método científico para o avanço dos estudos na área do design gráfico.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-08T16:31:12Z
2017-05-08T16:31:12Z
2017-03-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/150571
000885206
33004056082P0
8521603444193259
url http://hdl.handle.net/11449/150571
identifier_str_mv 000885206
33004056082P0
8521603444193259
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129467165442048