Conhecimento didático do conteúdo ambientalizado na formação inicial do professor de química na Colômbia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Parga-Lozano, Diana Lineth
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/190931
Resumo: A universidade deve reivindicar o compromisso de formação ambiental, inclusive dos docentes formadores de Licenciandos em Química. Assim, este trabalho pesquisou a partir do referencial do conhecimento didático do conteúdo, da ambientalização curricular, das relações entre educação ambiental, educação para o desenvolvimento sustentável (DS) e a educação química, das chamadas epistemologias outras (do Sul, da ecologia integral e da liberação, do pensamento andino, da ciência pós-normal), sobre a efetivação da ambientalização dos conteúdos (AC) na formação dos LQ a partir das dimensões do conhecimento didático do conteúdo ambientalizado (CDC-A) do professor universitário. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, visando compreender a AC na formação dos LQ em três universidades colombianas que, no momento da pesquisa, tinham os cursos considerados. As técnicas de coleta de dados foram documentais, conversacionais e observacionais e a análise foi do tipo etnográfica do conteúdo, desenvolvendo no processo vários critérios de qualidade da pesquisa. O estudo configurou-se em três fases: na primeira, de cunho descritivo com método interpretativo e três etapas, foi de diagnóstico-caracterização do nível da AC em confronto com o referencial para responder pelos fundamentos, princípios, ações e formas de organização do conteúdo que orientam as propostas de LQ em que tivesse incluído a formação ambiental. As técnicas e instrumentos documentais permitiram criar protocolos de análise dos documentos de política nacional (etapa 1), institucional (etapa 2) e dos cursos de LQ (etapa 3). Na segunda fase, de proposta, foi de cunho interpretativo e método construtivista com duas etapas. Esta analisou as características que um grupo de professores de um dos cursos considerou como desejáveis e como aperfeiçoar a AC na formação de LQ. Como técnicas e instrumentos foram usadas entrevistas aos professores do curso de LQ da Universidade Pedagógica Nacional (UPN), o grupo de discussão (GD), questionários e protocolos de análise dos documentos: atas e transcrições do GD. Nesta fase analisou-se a proposta do grupo de professores em relação com os conteúdos ambientalizados nos planos de ensino no curso. Na terceira fase, de cunho avaliativo, utilizou-se o método hermenêutico e foi realizada em duas etapas, analisando-se os princípios e componentes do CDC-A expressos pelos professores do curso de LQ na UPN, ao propor e implementar em sala de aula, unidades didáticas ambientalizadas nas disciplinas do componente de formação pedagógico - didático e disciplinar químico. Nesta fase, foram usadas o grupo de discussão, a observação participante e protocolos de registro das observações e das unidades didáticas. Ao triangular os métodos e os resultados das três fases, foi possível compreender que a AC na formação dos professores de química na Colômbia é influenciada pela política nacional e institucional e as crenças próprias, gerando um olhar, pensar e atuar por uma ambientalização fraca (pouco desejável), porque é concebida como um tema ambiental adicionado ao conteúdo disciplinar ou a partir da abordagem de uma disciplina como a educação ambiental ou a química verde disciplinarizada, que levam a contextualizar os conteúdos disciplinares e não os ambientalizar. Ao analisar estas formas de AC com os professores foram definidos critérios para levá-la a um nível mais desejável, em que predominaram princípios das educações ambiental, química - ambiental, química verde, química sustentável, para o desenvolvimento sustentável (DS), da química para a sustentabilidade ambiental e da química para conviver em harmonia, que dependem do CDC do professor ao ensinar sua disciplina, educações que demandam princípios sistêmicos e contextuais: pensamento complexo e crítico, construtivista, hermenêutico, cibernético, e de outras relações disciplinares e interdisciplinares tanto como de outras epistemologias. No ensino das matérias foram abordados casos simulados, temas controversos e questões sociocientíficas, superando o foco da contextualização do tema e da disciplina para formar nas competências da sustentabilidade ambiental. Assim, o CDC-A do professor universitário passou por níveis de transição (do CDC disciplinar ao CDC-ambientalizado), sendo um conhecimento que emergiu na interação de seus quatro componentes com os princípios de uma educação no conviver em harmonia em que interagem a modernidade (o DS nos aspectos do social, econômico e ecológico) e a pós-modernidade (desenvolvimento humano sustentável - DHS - com o cultural, político, ético, espiritual): as duas dialogam com a complexidade e o sistêmico dos saberes que convergem em sala de aula.
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Assim, este trabalho pesquisou a partir do referencial do conhecimento didático do conteúdo, da ambientalização curricular, das relações entre educação ambiental, educação para o desenvolvimento sustentável (DS) e a educação química, das chamadas epistemologias outras (do Sul, da ecologia integral e da liberação, do pensamento andino, da ciência pós-normal), sobre a efetivação da ambientalização dos conteúdos (AC) na formação dos LQ a partir das dimensões do conhecimento didático do conteúdo ambientalizado (CDC-A) do professor universitário. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, visando compreender a AC na formação dos LQ em três universidades colombianas que, no momento da pesquisa, tinham os cursos considerados. As técnicas de coleta de dados foram documentais, conversacionais e observacionais e a análise foi do tipo etnográfica do conteúdo, desenvolvendo no processo vários critérios de qualidade da pesquisa. O estudo configurou-se em três fases: na primeira, de cunho descritivo com método interpretativo e três etapas, foi de diagnóstico-caracterização do nível da AC em confronto com o referencial para responder pelos fundamentos, princípios, ações e formas de organização do conteúdo que orientam as propostas de LQ em que tivesse incluído a formação ambiental. As técnicas e instrumentos documentais permitiram criar protocolos de análise dos documentos de política nacional (etapa 1), institucional (etapa 2) e dos cursos de LQ (etapa 3). Na segunda fase, de proposta, foi de cunho interpretativo e método construtivista com duas etapas. Esta analisou as características que um grupo de professores de um dos cursos considerou como desejáveis e como aperfeiçoar a AC na formação de LQ. Como técnicas e instrumentos foram usadas entrevistas aos professores do curso de LQ da Universidade Pedagógica Nacional (UPN), o grupo de discussão (GD), questionários e protocolos de análise dos documentos: atas e transcrições do GD. Nesta fase analisou-se a proposta do grupo de professores em relação com os conteúdos ambientalizados nos planos de ensino no curso. Na terceira fase, de cunho avaliativo, utilizou-se o método hermenêutico e foi realizada em duas etapas, analisando-se os princípios e componentes do CDC-A expressos pelos professores do curso de LQ na UPN, ao propor e implementar em sala de aula, unidades didáticas ambientalizadas nas disciplinas do componente de formação pedagógico - didático e disciplinar químico. Nesta fase, foram usadas o grupo de discussão, a observação participante e protocolos de registro das observações e das unidades didáticas. Ao triangular os métodos e os resultados das três fases, foi possível compreender que a AC na formação dos professores de química na Colômbia é influenciada pela política nacional e institucional e as crenças próprias, gerando um olhar, pensar e atuar por uma ambientalização fraca (pouco desejável), porque é concebida como um tema ambiental adicionado ao conteúdo disciplinar ou a partir da abordagem de uma disciplina como a educação ambiental ou a química verde disciplinarizada, que levam a contextualizar os conteúdos disciplinares e não os ambientalizar. Ao analisar estas formas de AC com os professores foram definidos critérios para levá-la a um nível mais desejável, em que predominaram princípios das educações ambiental, química - ambiental, química verde, química sustentável, para o desenvolvimento sustentável (DS), da química para a sustentabilidade ambiental e da química para conviver em harmonia, que dependem do CDC do professor ao ensinar sua disciplina, educações que demandam princípios sistêmicos e contextuais: pensamento complexo e crítico, construtivista, hermenêutico, cibernético, e de outras relações disciplinares e interdisciplinares tanto como de outras epistemologias. No ensino das matérias foram abordados casos simulados, temas controversos e questões sociocientíficas, superando o foco da contextualização do tema e da disciplina para formar nas competências da sustentabilidade ambiental. Assim, o CDC-A do professor universitário passou por níveis de transição (do CDC disciplinar ao CDC-ambientalizado), sendo um conhecimento que emergiu na interação de seus quatro componentes com os princípios de uma educação no conviver em harmonia em que interagem a modernidade (o DS nos aspectos do social, econômico e ecológico) e a pós-modernidade (desenvolvimento humano sustentável - DHS - com o cultural, político, ético, espiritual): as duas dialogam com a complexidade e o sistêmico dos saberes que convergem em sala de aula.The university, and its professors in particular, must vindicate the commitment to train environmentally. Thus, we investigated the improvement of the environmentalization of content (EC) in the training of teachers based on the dimensions of the environmentalized pedagogical content knowledge (E-PCK) of the university teacher. For this they were considered referents of this E-PCK, of curricular environmentalization; the relationships between environmental education, education for sustainable development (SD) and chemical education; and the so-called other epistemologies: southern epistemology, integral ecology, liberation ecology, Andean or Latin American thinking and post normal science. Methodologically, a qualitative, case study approach was followed, to understand the environmentalization of the content of the university teacher by training chemistry professors in three Colombian universities with active programs. The data were analyzed with ethnographic analysis of the content was made, employing specific quality criteria throughout the process. The study was configured in three phases: the first was descriptive with an interpretive method and three stages; EC levels were diagnosed, characterized and contrasted with the theoretical reference, in an effort to uncover the fundamentals, principles, actions and ways of organizing the content that guides the training of chemistry teachers (that included environmental training). The documentary techniques allowed the creation of protocols for the analysis of national (stage 1), institutional (stage 2) and chemistry degree programs (stage 3). The second proposed phase was configured as an interpretive case and constructivist method. As techniques and instruments, interviews were conducted with the professors of the Degree in Chemistry program of the National Pedagogical University (DC-NPU). A discussion group (DG) was created, surveys and analysis protocols of the records and transcripts of the DG were applied. In this phase the desirable characteristics were analyzed to improve EC by the group of professors of the DC-NPU. The third phase employed an evaluative case and hermeneutical method. The phase analyzed the principles and components of the didactic knowledge of the environmentalized content (E-PCK) in the professors of the DC program at the NPU, when designing and implementing in their teaching, didactic units environmentalized in the disciplines of chemistry - pedagogical training components both didactic and disciplinary. This phase, the DG, used participant observation and protocols for recording class observations. By triangulating the methods, instruments and results of the three phases it was possible to understand that the environmentalization of content in the training of chemistry teachers in Colombia is influenced by national and institutional policy and by individual knowledge and beliefs, generating an incipient environmentalization, undesirable because it is conceived as the approach to an environmental issue, or as an issue added to the disciplinary content, which is also not important, or considered for inclusion because it has its own subject, such as environmental education or green chemistry. These forms of EC contextualize the disciplinary contents, but do not environmentalized them. When analyzing these incipient forms of environmentalization with the group of professors of the DC program, criteria were defined to take them to a more desirable level in which principles of didactic knowledge of the environmentalized content predominated: overcoming the interdisciplinary and being systemic for having as a basis the context, complex and critical thinking, constructivism, cybernetics and hermeneutics. These aspects were considered in the didactic units designed and implemented by the teachers in their classes, in which controversial topics and socio-scientific issues predominated, overcoming the contextualization of the topics and promoting environmental sustainability competencies. The E-PCK of the university professor went through transition levels: from a disciplinary, interdisciplinary, transdisciplinary PCK to an environmentalized PCK, demanding different and complementary epistemologies to that of science. The E-PCK is a knowledge that emerged in the harmonious interaction of its components with the principles of chemical education, with the criteria of modernity, SD (social, economic and ecological), postmodernism and sustainable human development (cultural, political, ethical, spiritual) forming a dialogue with complexity, the systemic and with the knowledge that converges in the classroom. The environmentalization of the content to train chemistry teachers was expressed in various ways and levels: from the least desirable (incipient) to the most desirable (advanced) when going through aspects of environmental education, environmental chemistry, green chemistry, sustainable chemistry, chemistry for environmental sustainability and chemical education aimed of a harmonious coexistence, the latter being the most desirable.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Parga-Lozano, Diana Lineth2019-10-31T17:05:45Z2019-10-31T17:05:45Z2019-08-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19093100092652233004056079P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-13T06:22:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/190931Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:15:14.992893Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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description A universidade deve reivindicar o compromisso de formação ambiental, inclusive dos docentes formadores de Licenciandos em Química. Assim, este trabalho pesquisou a partir do referencial do conhecimento didático do conteúdo, da ambientalização curricular, das relações entre educação ambiental, educação para o desenvolvimento sustentável (DS) e a educação química, das chamadas epistemologias outras (do Sul, da ecologia integral e da liberação, do pensamento andino, da ciência pós-normal), sobre a efetivação da ambientalização dos conteúdos (AC) na formação dos LQ a partir das dimensões do conhecimento didático do conteúdo ambientalizado (CDC-A) do professor universitário. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, visando compreender a AC na formação dos LQ em três universidades colombianas que, no momento da pesquisa, tinham os cursos considerados. As técnicas de coleta de dados foram documentais, conversacionais e observacionais e a análise foi do tipo etnográfica do conteúdo, desenvolvendo no processo vários critérios de qualidade da pesquisa. O estudo configurou-se em três fases: na primeira, de cunho descritivo com método interpretativo e três etapas, foi de diagnóstico-caracterização do nível da AC em confronto com o referencial para responder pelos fundamentos, princípios, ações e formas de organização do conteúdo que orientam as propostas de LQ em que tivesse incluído a formação ambiental. As técnicas e instrumentos documentais permitiram criar protocolos de análise dos documentos de política nacional (etapa 1), institucional (etapa 2) e dos cursos de LQ (etapa 3). Na segunda fase, de proposta, foi de cunho interpretativo e método construtivista com duas etapas. Esta analisou as características que um grupo de professores de um dos cursos considerou como desejáveis e como aperfeiçoar a AC na formação de LQ. Como técnicas e instrumentos foram usadas entrevistas aos professores do curso de LQ da Universidade Pedagógica Nacional (UPN), o grupo de discussão (GD), questionários e protocolos de análise dos documentos: atas e transcrições do GD. Nesta fase analisou-se a proposta do grupo de professores em relação com os conteúdos ambientalizados nos planos de ensino no curso. Na terceira fase, de cunho avaliativo, utilizou-se o método hermenêutico e foi realizada em duas etapas, analisando-se os princípios e componentes do CDC-A expressos pelos professores do curso de LQ na UPN, ao propor e implementar em sala de aula, unidades didáticas ambientalizadas nas disciplinas do componente de formação pedagógico - didático e disciplinar químico. Nesta fase, foram usadas o grupo de discussão, a observação participante e protocolos de registro das observações e das unidades didáticas. Ao triangular os métodos e os resultados das três fases, foi possível compreender que a AC na formação dos professores de química na Colômbia é influenciada pela política nacional e institucional e as crenças próprias, gerando um olhar, pensar e atuar por uma ambientalização fraca (pouco desejável), porque é concebida como um tema ambiental adicionado ao conteúdo disciplinar ou a partir da abordagem de uma disciplina como a educação ambiental ou a química verde disciplinarizada, que levam a contextualizar os conteúdos disciplinares e não os ambientalizar. Ao analisar estas formas de AC com os professores foram definidos critérios para levá-la a um nível mais desejável, em que predominaram princípios das educações ambiental, química - ambiental, química verde, química sustentável, para o desenvolvimento sustentável (DS), da química para a sustentabilidade ambiental e da química para conviver em harmonia, que dependem do CDC do professor ao ensinar sua disciplina, educações que demandam princípios sistêmicos e contextuais: pensamento complexo e crítico, construtivista, hermenêutico, cibernético, e de outras relações disciplinares e interdisciplinares tanto como de outras epistemologias. No ensino das matérias foram abordados casos simulados, temas controversos e questões sociocientíficas, superando o foco da contextualização do tema e da disciplina para formar nas competências da sustentabilidade ambiental. Assim, o CDC-A do professor universitário passou por níveis de transição (do CDC disciplinar ao CDC-ambientalizado), sendo um conhecimento que emergiu na interação de seus quatro componentes com os princípios de uma educação no conviver em harmonia em que interagem a modernidade (o DS nos aspectos do social, econômico e ecológico) e a pós-modernidade (desenvolvimento humano sustentável - DHS - com o cultural, político, ético, espiritual): as duas dialogam com a complexidade e o sistêmico dos saberes que convergem em sala de aula.
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