Aplicação do teste SSW em indivíduos com perda auditiva neurossensorial usuários e não usuários de aparelho de amplificação sonora individual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Mariana Silva
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Naves, Kheline, Frizzo, Ana Cláudia Figueiredo [UNESP], Gonçales, Alina Sanches
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462012005000057
http://hdl.handle.net/11449/30606
Resumo: OBJETIVO: comparar o desempenho de pacientes usuários e não usuários de AASI, por meio do teste SSW. MÉTODO: o estudo foi realizado em 13 sujeitos com idade entre 55 e 85 anos, com perda auditiva bilateral, sendo seis usuários de prótese auditiva bilateral e sete não usuários de prótese auditiva. O teste de processamento auditivo aplicado foi o teste de reconhecimento de dissílabos em tarefa dicótica SSW. Foi realizado um tratamento estatístico feito por meio da técnica Bootstrap e do Teste de Hipótese Kolmogorov-Smirnov. RESULTADOS: o grupo de usuários apresentou melhor desempenho nas condições estudadas do que o grupo de não usuários, principalmente nas condições competitivas. CONCLUSÃO: os resultados obtidos nessa pesquisa apontam para a eficácia do uso do AASI na melhora da compreensão de fala da população estudada, não somente pela compensação da perda auditiva periférica, mas também pela interferência no processo de envelhecimento do sistema nervoso auditivo central.
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spelling Aplicação do teste SSW em indivíduos com perda auditiva neurossensorial usuários e não usuários de aparelho de amplificação sonora individualAssessing individuals with bilateral hearing loss users and non-users of hearing aids by the SSW testPercepção AuditivaIdosoAudiçãoAuxiliares de AudiçãoAuditory PerceptionAgedHearingHearing AidsOBJETIVO: comparar o desempenho de pacientes usuários e não usuários de AASI, por meio do teste SSW. MÉTODO: o estudo foi realizado em 13 sujeitos com idade entre 55 e 85 anos, com perda auditiva bilateral, sendo seis usuários de prótese auditiva bilateral e sete não usuários de prótese auditiva. O teste de processamento auditivo aplicado foi o teste de reconhecimento de dissílabos em tarefa dicótica SSW. Foi realizado um tratamento estatístico feito por meio da técnica Bootstrap e do Teste de Hipótese Kolmogorov-Smirnov. RESULTADOS: o grupo de usuários apresentou melhor desempenho nas condições estudadas do que o grupo de não usuários, principalmente nas condições competitivas. CONCLUSÃO: os resultados obtidos nessa pesquisa apontam para a eficácia do uso do AASI na melhora da compreensão de fala da população estudada, não somente pela compensação da perda auditiva periférica, mas também pela interferência no processo de envelhecimento do sistema nervoso auditivo central.PURPOSE: to compare the performance of patients who are users and non-users of hearing aids, through the assessment by the SSW test and reinforce the importance of auditory stimulation through the use of hearing aids in individuals with hearing loss. METHOD: the study was conducted on 13 individuals aged between 55 and 85 year old, with bilateral hearing loss, 6 users of bilateral hearing aids and 7 non-users of hearing aids. The applied test was the SSW test. Before applying the SSW test, these people underwent anamnesis, audiologic and otorhorynolaringologic evaluation. A statistical analysis was performed using the Bootstrap technique and Kolmogorov-Smirnov hypothesis test. RESULTS: the users group showed better performance in the studied conditions then the non-users group, especially under competitive conditions. CONCLUSION: the use of hearing aids contributes to the improvement in speech recognition, through the auditory stimulation.Universidade de Ribeirão PretoUnivesidade Federal de UberlândiaUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e CiênciasUSP FMRPUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e CiênciasCEFAC Saúde e EducaçãoUniversidade de Ribeirão PretoUnivesidade Federal de UberlândiaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade de São Paulo (USP)Freitas, Mariana SilvaNaves, KhelineFrizzo, Ana Cláudia Figueiredo [UNESP]Gonçales, Alina Sanches2014-05-20T15:17:47Z2014-05-20T15:17:47Z2013-02-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article69-78application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462012005000057Revista CEFAC. CEFAC Saúde e Educação, v. 15, n. 1, p. 69-78, 2013.1516-1846http://hdl.handle.net/11449/3060610.1590/S1516-18462012005000057S1516-18462013000100008S1516-18462013000100008.pdf2939620990280199SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista CEFACinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-09T17:40:17Zoai:repositorio.unesp.br:11449/30606Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-09T17:40:17Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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