Análise de uma experiência de trabalho de formação de crianças: a pobreza e a exclusão social em foco
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/92231 |
Resumo: | O presente estudo está vinculado ao Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista, Campus de Presidente Prudente, mais especificamente à linha “Infância e Educação”. Nosso objetivo de estudo consistiu em investigar o processo de apropriação/objetivação de escolares de classes populares, referente aos conceitos de exclusão social e pobreza e suas implicações na construção da consciência desses sujeitos em decorrência de sua participação em projeto de intervenção ludo-pedagógica desenvolvido na escola sob responsabilidade do GEIPEE-thc (Grupo de Estudos, Intervenção e Pesquisa em Educação Escolar e Teoria Histórico Cultural). No intuito de atingir tais objetivos foram realizadas observações sistemáticas por meio de anotações em caderno de campo, as quais foram categorizadas e analisadas a partir dos pressupostos Teórico-metodológico e filosóficos presentes no Materialismo Histórico Dialético e na Teoria Histórico Cultural. Através da análise das vivências, das falas e atitudes dos alunos no decorrer do processo de intervenção foi possível perceber que nas falas e atitudes dos escolares se reproduzem discursos carregados de preconceitos e estereótipos, bem como situações de opressão e dominação típicas da sociedade capitalista. Todavia, contraditoriamente, neste mesmo espaço escolar estão colocadas possibilidades para construção e consolidação de práticas educativas emancipatórias, as quais foram objeto de construção ao longo do processo de intervenção do GEIPEE ora analisado nesta dissertação |
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Análise de uma experiência de trabalho de formação de crianças: a pobreza e a exclusão social em focoEducaçãoPobrezaExclusão socialEpistemologia socialEducationO presente estudo está vinculado ao Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista, Campus de Presidente Prudente, mais especificamente à linha “Infância e Educação”. Nosso objetivo de estudo consistiu em investigar o processo de apropriação/objetivação de escolares de classes populares, referente aos conceitos de exclusão social e pobreza e suas implicações na construção da consciência desses sujeitos em decorrência de sua participação em projeto de intervenção ludo-pedagógica desenvolvido na escola sob responsabilidade do GEIPEE-thc (Grupo de Estudos, Intervenção e Pesquisa em Educação Escolar e Teoria Histórico Cultural). No intuito de atingir tais objetivos foram realizadas observações sistemáticas por meio de anotações em caderno de campo, as quais foram categorizadas e analisadas a partir dos pressupostos Teórico-metodológico e filosóficos presentes no Materialismo Histórico Dialético e na Teoria Histórico Cultural. Através da análise das vivências, das falas e atitudes dos alunos no decorrer do processo de intervenção foi possível perceber que nas falas e atitudes dos escolares se reproduzem discursos carregados de preconceitos e estereótipos, bem como situações de opressão e dominação típicas da sociedade capitalista. Todavia, contraditoriamente, neste mesmo espaço escolar estão colocadas possibilidades para construção e consolidação de práticas educativas emancipatórias, as quais foram objeto de construção ao longo do processo de intervenção do GEIPEE ora analisado nesta dissertaçãoThis study is linked to Education Program of Pos-graduation at the Universidade Estadual Paulista, Campus of Presidente Prudente/SP, specifically the research line Childhood and Education. Our objective is to investigate the process of appropriation/objectivation inside school classes to the concepts of social exclusion and poverty and its implications on building the awareness of these studentes who participate in the Project of Intervention ludo-pedagogical under the responsibility of GEIPEE-thc (Group of Studies, Research and Intervention in Schoolar Education and historical cultural theory). In order to achieve the goals of this research the intervention process it was systematically observed and noted in a notebook field. The data of the observations were categorized and analyzed under the philosophical ways of Dialectical Historical Materialism and Historical Cultural Theory. Through analysis of the experiences, the speech and attitudes of the students who participate in the intervention process, it was possible to identify that students reproduce many of the prejudices and stereotypes, as well as situations of oppression and domination, typical from the capitalist society. However, paradoxically, in the same space where it is being done, there are possibilities for the construction and consolidation of emancipatory educational practices, which were the aim of the intervention which members of GEIPEE-thc had built inside the school, now analyzed in this dissertationCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Filho, Irineu Aliprando Tuim Viotto [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pelegrini, Anderson de Oliveira [UNESP]2014-06-11T19:25:38Z2014-06-11T19:25:38Z2012-08-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxiii, 148 f.application/pdfPELEGRINI, Anderson de Oliveira. Análise de uma experiência de trabalho de formação de crianças: a pobreza e a exclusão social em foco. 2012. xiii, 148 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2012.http://hdl.handle.net/11449/92231000706456pelegrini_ao_me_prud.pdf33004129044P6Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:44:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92231Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:06:25.215474Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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