Os processos de apropriação de gêneros acadêmicos (escritos) por graduandos em letras e as possíveis implicações para a formação de professores/pesquisadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Micheli Gomes De [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Bassetto, Lívia Maria Turra [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982013005000026
http://hdl.handle.net/11449/109723
Resumo: Considering the relevance attributed to the research practice during and after the undergraduate studies and the constant difficulty found by beginner researchers in this production, this article aims to analyze undergraduate students'experiences of reading and production of texts. For this purpose we applied a questionnaire to undergraduate students in the Linguistic Course of a public university from the southeast of Brazil, in order to observe, through a qualitative analysis, how these experiences contribute to the inclusion of students into the academic community and to their development as teachers/researchers. The research uses, as theoretical embasement, the literacies and textual genres concepts.
id UNSP_4b835623c250b94ed9cfbb1b297fa8d6
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/109723
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Os processos de apropriação de gêneros acadêmicos (escritos) por graduandos em letras e as possíveis implicações para a formação de professores/pesquisadoresThe appropriation processes of (written) academic genres by language arts undergraduates and the possible implications for teachers/researchers' developmentGêneros acadêmicosdiscurso acadêmicoformação de professoresletramento em gênerosAcademic genresacademic discourseteachersgenres literacyConsidering the relevance attributed to the research practice during and after the undergraduate studies and the constant difficulty found by beginner researchers in this production, this article aims to analyze undergraduate students'experiences of reading and production of texts. For this purpose we applied a questionnaire to undergraduate students in the Linguistic Course of a public university from the southeast of Brazil, in order to observe, through a qualitative analysis, how these experiences contribute to the inclusion of students into the academic community and to their development as teachers/researchers. The research uses, as theoretical embasement, the literacies and textual genres concepts.Considerando a relevância atribuída à prática da pesquisa durante e após a graduação e a constante dificuldade encontrada por pesquisadores iniciantes nessa produção, este artigo objetiva analisar as experiências de leitura e produção de textos de alunos de um curso de licenciatura. Para tanto, foi aplicado um questionário a graduandos do curso de Letras de uma universidade pública de um estado da região Sudeste do Brasil com o intuito de observar, por meio de uma análise qualitativa, como essas experiências contribuem para a inserção dos alunos na comunidade acadêmica e para sua formação como professores/pesquisadores. A pesquisa conta como base teórica com os conceitos de letramento e de gêneros textuais.Universidade Estadual Paulista - UNESPUniversidade Estadual Paulista - UNESPUniversidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de LetrasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Micheli Gomes De [UNESP]Bassetto, Lívia Maria Turra [UNESP]2014-09-30T18:18:37Z2014-09-30T18:18:37Z2014-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article83-110application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982013005000026Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais, v. 14, n. 1, p. 83-110, 2014.1984-6398http://hdl.handle.net/11449/10972310.1590/S1984-63982013005000026S1984-63982014000100005S1984-63982014000100005.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-14T06:18:39Zoai:repositorio.unesp.br:11449/109723Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:17:52.459718Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os processos de apropriação de gêneros acadêmicos (escritos) por graduandos em letras e as possíveis implicações para a formação de professores/pesquisadores
The appropriation processes of (written) academic genres by language arts undergraduates and the possible implications for teachers/researchers' development
title Os processos de apropriação de gêneros acadêmicos (escritos) por graduandos em letras e as possíveis implicações para a formação de professores/pesquisadores
spellingShingle Os processos de apropriação de gêneros acadêmicos (escritos) por graduandos em letras e as possíveis implicações para a formação de professores/pesquisadores
Souza, Micheli Gomes De [UNESP]
Gêneros acadêmicos
discurso acadêmico
formação de professores
letramento em gêneros
Academic genres
academic discourse
teachers
genres literacy
title_short Os processos de apropriação de gêneros acadêmicos (escritos) por graduandos em letras e as possíveis implicações para a formação de professores/pesquisadores
title_full Os processos de apropriação de gêneros acadêmicos (escritos) por graduandos em letras e as possíveis implicações para a formação de professores/pesquisadores
title_fullStr Os processos de apropriação de gêneros acadêmicos (escritos) por graduandos em letras e as possíveis implicações para a formação de professores/pesquisadores
title_full_unstemmed Os processos de apropriação de gêneros acadêmicos (escritos) por graduandos em letras e as possíveis implicações para a formação de professores/pesquisadores
title_sort Os processos de apropriação de gêneros acadêmicos (escritos) por graduandos em letras e as possíveis implicações para a formação de professores/pesquisadores
author Souza, Micheli Gomes De [UNESP]
author_facet Souza, Micheli Gomes De [UNESP]
Bassetto, Lívia Maria Turra [UNESP]
author_role author
author2 Bassetto, Lívia Maria Turra [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Micheli Gomes De [UNESP]
Bassetto, Lívia Maria Turra [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Gêneros acadêmicos
discurso acadêmico
formação de professores
letramento em gêneros
Academic genres
academic discourse
teachers
genres literacy
topic Gêneros acadêmicos
discurso acadêmico
formação de professores
letramento em gêneros
Academic genres
academic discourse
teachers
genres literacy
description Considering the relevance attributed to the research practice during and after the undergraduate studies and the constant difficulty found by beginner researchers in this production, this article aims to analyze undergraduate students'experiences of reading and production of texts. For this purpose we applied a questionnaire to undergraduate students in the Linguistic Course of a public university from the southeast of Brazil, in order to observe, through a qualitative analysis, how these experiences contribute to the inclusion of students into the academic community and to their development as teachers/researchers. The research uses, as theoretical embasement, the literacies and textual genres concepts.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-30T18:18:37Z
2014-09-30T18:18:37Z
2014-03-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982013005000026
Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais, v. 14, n. 1, p. 83-110, 2014.
1984-6398
http://hdl.handle.net/11449/109723
10.1590/S1984-63982013005000026
S1984-63982014000100005
S1984-63982014000100005.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982013005000026
http://hdl.handle.net/11449/109723
identifier_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais, v. 14, n. 1, p. 83-110, 2014.
1984-6398
10.1590/S1984-63982013005000026
S1984-63982014000100005
S1984-63982014000100005.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 83-110
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129184584695808