Evasão escolar nos cursos técnicos do PROEJA: um estudo de caso no IFSULDEMINAS - Campus Passos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Gabriela Rocha
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/181801
Resumo: Esta pesquisa focaliza o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Instituído pelo governo federal no ano de 2005, o programa objetiva elevar a escolaridade e, ao mesmo tempo, oferecer profissionalização a jovens e adultos, preferencialmente trabalhadores, que não tiveram a oportunidade ou não puderam concluir alguma etapa da escolarização na idade recomendada por lei. Em sua materialização, um dos desafios observados são os elevados índices de evasão escolar. No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), até o presente momento, cinco campi ofertam ou já ofertaram cursos do PROEJA, e todos apresentam índices de evasão próximos ou superiores a 50%. O IFSULDEMINAS – Campus Passos, em específico, ofereceu o primeiro curso técnico do PROEJA (Técnico em Orientação Comunitária) no ano de 2015. Ingressaram na turma 26 estudantes dos quais apenas três o concluíram; nesse caso, a taxa de evasão chegou a 88,46%. Assim, o objetivo desta pesquisa, que se configura como um estudo de caso, foi identificar os motivos que levaram jovens e adultos a evadirem do curso técnico do PROEJA no IFSULDEMINAS – Campus Passos. Para atingir esse intento, realizou-se uma revisão bibliográfica sobre as políticas de educação profissional, educação de jovens e adultos, evasão escolar e o PROEJA. Além disso, foram analisados alguns dados do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC) sobre os índices de evasão na modalidade por campus e por área do curso técnico oferecido. A etapa posterior constituiu-se em uma pesquisa de campo. Foram realizadas 16 entrevistas semiestruturadas, envolvendo dez estudantes evadidos, cinco docentes que atuaram no curso e o seu coordenador. Os resultados revelaram que as evasões ocorreram, principalmente, por motivo de trabalho e questões pessoais de ordem diversa. Apesar de não serem citados de maneira explícita como causa da evasão, fatores ligados ao formato de oferta e ao conteúdo do curso podem ter influenciado o fenômeno em alguma medida. Percebeu-se, ainda, uma diferença acentuada em relação aos motivos da evasão entre homens e mulheres. Por fim, foram sugeridas duas propostas com vistas à redução dos índices de evasão escolar no PROEJA.
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No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), até o presente momento, cinco campi ofertam ou já ofertaram cursos do PROEJA, e todos apresentam índices de evasão próximos ou superiores a 50%. O IFSULDEMINAS – Campus Passos, em específico, ofereceu o primeiro curso técnico do PROEJA (Técnico em Orientação Comunitária) no ano de 2015. Ingressaram na turma 26 estudantes dos quais apenas três o concluíram; nesse caso, a taxa de evasão chegou a 88,46%. Assim, o objetivo desta pesquisa, que se configura como um estudo de caso, foi identificar os motivos que levaram jovens e adultos a evadirem do curso técnico do PROEJA no IFSULDEMINAS – Campus Passos. Para atingir esse intento, realizou-se uma revisão bibliográfica sobre as políticas de educação profissional, educação de jovens e adultos, evasão escolar e o PROEJA. Além disso, foram analisados alguns dados do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC) sobre os índices de evasão na modalidade por campus e por área do curso técnico oferecido. A etapa posterior constituiu-se em uma pesquisa de campo. Foram realizadas 16 entrevistas semiestruturadas, envolvendo dez estudantes evadidos, cinco docentes que atuaram no curso e o seu coordenador. Os resultados revelaram que as evasões ocorreram, principalmente, por motivo de trabalho e questões pessoais de ordem diversa. Apesar de não serem citados de maneira explícita como causa da evasão, fatores ligados ao formato de oferta e ao conteúdo do curso podem ter influenciado o fenômeno em alguma medida. Percebeu-se, ainda, uma diferença acentuada em relação aos motivos da evasão entre homens e mulheres. Por fim, foram sugeridas duas propostas com vistas à redução dos índices de evasão escolar no PROEJA.This research focuses on the Integration National Program of Professional Education with Basic Education in the Young and Adults Education Modality (PROEJA). Established by the federal government in 2005, the program aims to increase schooling and, at the same time, offer professionalism to young people and adults, mostly workers, who did not have the opportunity or could not complete some schooling stage at the age recommended by law. In its materialization, the school's high rates dropout is one of the challenges observed. At the Education Federal Institute, Science and Technology from the South of Minas Gerais (IFSULDEMINAS) until the present moment, five campuses offer or have already offered the "PROEJA" technical courses, and all have dropout rates close to or greater than 50%. The IFSULDEMINAS – Campus Passos, in particular, offered the first PROEJA's technical course (Community Orientation Technician), in the year 2015, twenty-six students were admitted to the class, only three of whom completed it; in this case, the dropout rate reached 88.46%. Thus, this research purpose, which is configured as a case study, was to identify the reasons that led young people and adults to drop out the PROEJA technical course at IFSULDEMINAS – Campus Passos. To achieve this aim, a bibliographic review was carried out on the policies of professional education, youth and adult education, school dropout and PROEJA. Beyond that, some data from the National Information System for Vocational and Technological Education (SISTEC) were analyzed on the modality's dropout rates by campus and by the technical course area offered. The later stage consisted of field research. Sixteen semi-structured interviews were carried out, involving ten evaded students, five teachers who took part in the course and its coordinator. The results revealed that the evasions occurred mainly because of work and various personal different factors. Although not explicitly mentioned as the cause of evasion, somehow, factors linked to the offering way and course content may have influenced the phenomenon. There was also a substantial difference in the evading reasons between men and women. Finally, two proposals were suggested with the aim of reducing the school dropout rates in PROEJA.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gracioli, Maria Madalena [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Guimarães, Gabriela Rocha2019-04-26T13:43:51Z2019-04-26T13:43:51Z2019-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18180100091580333004072069P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-26T19:06:31Zoai:repositorio.unesp.br:11449/181801Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:53:09.839036Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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