A escola que sonhamos: base nacional comum curricular e educação criativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Novo, Laura Fontana [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/155723
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-03/000888627.pdf
Resumo: Este projeto de Conclusão de Curso é composto pelo relatório de atividades desenvolvidas e por uma reportagem transmídia, que aborda aspectos da construção conceitual e político-administrativa da Base Nacional Comum Curricular e as suas implicações na educação formal e não formal de crianças e jovens brasileiros. Foi produzida uma série de entrevistas com educadores de todo o Brasil, que atuam direta ou indiretamente na construção de projetos políticos pedagógicos de escolas e projetos sociais. A reportagem também registra relatos de crianças e adolescentes nos ambientes escolares, como um recurso para despertar o interesse das pessoas pela trajetória da Base Nacional Comum Curricular e instigar professores, diretores, coordenadores, pais, alunos, educomunicadores e a sociedade em geral a conhecerem escolas e propostas pedagógicas altamente criativas e inovadoras, que ensinam na medida em que aprendem e que constroem a relação de aprendizagem com base na democracia de ideias, na horizontalidade, na decisão coletiva e no exercício pleno das habilidades emocionais, cognitivas, físicas, sociais e simbólicas. Para tanto, a realização de entrevistas e pesquisas aprofundadas sobre a educação, o papel da escola e a construção da Base serviram como subsídio indispensável para a produção de pautas temáticas, que permitiram a captação de uma grande quantidade de entrevistas e a produção de uma reportagem transmídia que utiliza diversos recursos interativos
id UNSP_4bda991b0860775f573c2583f0468679
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/155723
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A escola que sonhamos: base nacional comum curricular e educação criativaJornalismoEducaçãoCurriculosReportagens e reporteresEste projeto de Conclusão de Curso é composto pelo relatório de atividades desenvolvidas e por uma reportagem transmídia, que aborda aspectos da construção conceitual e político-administrativa da Base Nacional Comum Curricular e as suas implicações na educação formal e não formal de crianças e jovens brasileiros. Foi produzida uma série de entrevistas com educadores de todo o Brasil, que atuam direta ou indiretamente na construção de projetos políticos pedagógicos de escolas e projetos sociais. A reportagem também registra relatos de crianças e adolescentes nos ambientes escolares, como um recurso para despertar o interesse das pessoas pela trajetória da Base Nacional Comum Curricular e instigar professores, diretores, coordenadores, pais, alunos, educomunicadores e a sociedade em geral a conhecerem escolas e propostas pedagógicas altamente criativas e inovadoras, que ensinam na medida em que aprendem e que constroem a relação de aprendizagem com base na democracia de ideias, na horizontalidade, na decisão coletiva e no exercício pleno das habilidades emocionais, cognitivas, físicas, sociais e simbólicas. Para tanto, a realização de entrevistas e pesquisas aprofundadas sobre a educação, o papel da escola e a construção da Base serviram como subsídio indispensável para a produção de pautas temáticas, que permitiram a captação de uma grande quantidade de entrevistas e a produção de uma reportagem transmídia que utiliza diversos recursos interativosUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Magnoni, Antonio Francisco [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Novo, Laura Fontana [UNESP]2018-08-30T18:22:51Z2018-08-30T18:22:51Z2016-19-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis56 f.application/pdfNOVO, Laura Fontana. A escola que sonhamos: base nacional comum curricular e educação criativa. 2017. 56 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Comunicação Social-Jornalismo) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2017.http://hdl.handle.net/11449/155723000888627http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-03/000888627.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-19T19:18:16Zoai:repositorio.unesp.br:11449/155723Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:02:36.331017Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A escola que sonhamos: base nacional comum curricular e educação criativa
title A escola que sonhamos: base nacional comum curricular e educação criativa
spellingShingle A escola que sonhamos: base nacional comum curricular e educação criativa
Novo, Laura Fontana [UNESP]
Jornalismo
Educação
Curriculos
Reportagens e reporteres
title_short A escola que sonhamos: base nacional comum curricular e educação criativa
title_full A escola que sonhamos: base nacional comum curricular e educação criativa
title_fullStr A escola que sonhamos: base nacional comum curricular e educação criativa
title_full_unstemmed A escola que sonhamos: base nacional comum curricular e educação criativa
title_sort A escola que sonhamos: base nacional comum curricular e educação criativa
author Novo, Laura Fontana [UNESP]
author_facet Novo, Laura Fontana [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Magnoni, Antonio Francisco [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Novo, Laura Fontana [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Jornalismo
Educação
Curriculos
Reportagens e reporteres
topic Jornalismo
Educação
Curriculos
Reportagens e reporteres
description Este projeto de Conclusão de Curso é composto pelo relatório de atividades desenvolvidas e por uma reportagem transmídia, que aborda aspectos da construção conceitual e político-administrativa da Base Nacional Comum Curricular e as suas implicações na educação formal e não formal de crianças e jovens brasileiros. Foi produzida uma série de entrevistas com educadores de todo o Brasil, que atuam direta ou indiretamente na construção de projetos políticos pedagógicos de escolas e projetos sociais. A reportagem também registra relatos de crianças e adolescentes nos ambientes escolares, como um recurso para despertar o interesse das pessoas pela trajetória da Base Nacional Comum Curricular e instigar professores, diretores, coordenadores, pais, alunos, educomunicadores e a sociedade em geral a conhecerem escolas e propostas pedagógicas altamente criativas e inovadoras, que ensinam na medida em que aprendem e que constroem a relação de aprendizagem com base na democracia de ideias, na horizontalidade, na decisão coletiva e no exercício pleno das habilidades emocionais, cognitivas, físicas, sociais e simbólicas. Para tanto, a realização de entrevistas e pesquisas aprofundadas sobre a educação, o papel da escola e a construção da Base serviram como subsídio indispensável para a produção de pautas temáticas, que permitiram a captação de uma grande quantidade de entrevistas e a produção de uma reportagem transmídia que utiliza diversos recursos interativos
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-19-18
2018-08-30T18:22:51Z
2018-08-30T18:22:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NOVO, Laura Fontana. A escola que sonhamos: base nacional comum curricular e educação criativa. 2017. 56 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Comunicação Social-Jornalismo) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2017.
http://hdl.handle.net/11449/155723
000888627
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-03/000888627.pdf
identifier_str_mv NOVO, Laura Fontana. A escola que sonhamos: base nacional comum curricular e educação criativa. 2017. 56 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Comunicação Social-Jornalismo) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2017.
000888627
url http://hdl.handle.net/11449/155723
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-03/000888627.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 56 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129153726152704