Desenvolvimento da linguagem e ritmos biológicos de lactentes nascidos a termo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Giovanna Pietruci Junqueira Thomaz da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/214219
Resumo: Introdução: A linguagem é um sistema de alta complexidade que utiliza símbolos convencionais para expressar diferentes formas de comunicação e cujo desenvolvimento é influenciado por fatores genéticos, patológicos e ambientais. Dentre esses fatores, a qualidade do sono após o nascimento é necessária para desenvolver vários processos fisiológicos e mentais. Apesar da presença de distúrbios de sono já ter sido correlacionada com problemas de aprendizado e de linguagem em crianças e adultos, a qualidade do sono ainda não foi relacionada ao desenvolvimento de linguagem em lactentes. As causas dos distúrbios de sono nessa fase podem ser características intrínsecas de maturação dos ritmos biológicos ou ambientais. Objetivos: Investigar, aos 12 e 18 meses, em lactentes nascidos a termo, a relação entre o desenvolvimento da linguagem e parâmetros de ritmicidade biológica, considerando-se o tipo de aleitamento. Materiais e Métodos: Participaram do estudo 56 lactentes nascidos a termo com 12 meses de idade, de ambos os sexos. Estes participantes foram subdivididos em dois grupos: um grupo de lactentes amamentados exclusivamente até os 6 meses de idade (grupo AME) e um grupo com outras formas de aleitamento (NAME). Parte desses indivíduos participaram do estudo também aos 18 meses de idade. O desenvolvimento da linguagem foi investigado por meio da Escalas de Desenvolvimento Infantil de Bayley III, a investigação do sono foi realizada por meio do Breve Questionário Sobre Sono na Infância (BQSI), e a análise da melatonina salivar foi feita pelo método ELISA. Resultados: Quanto ao desenvolvimento da linguagem, a média de 11,4 ± 1,8 no escore de linguagem receptiva e de 9,5 ± 2,1 na linguagem expressiva encontrada aos 12 meses de idade está dentro do esperado para a idade e nenhum lactente apresentou escore abaixo do esperado para a idade tanto para linguagem receptiva quanto expressiva. Não houve diferença entre as médias dos grupos AME e NAME, embora os maiores escores individuais da linguagem expressiva tenham sido encontrados no grupo AME. Aos 18 meses a média encontrada foi de 13,6 ± 0,5 para a linguagem receptiva (dentro do esperado para a idade) e de 11,6 ± 1,7 para a linguagem expressiva (abaixo do esperado para a idade). Nesta idade nenhum lactente apresentou escore abaixo do esperado para a idade na linguagem receptiva e 100% apresentaram pontuação abaixo do esperado na linguagem expressiva. Não houve diferença entre as médias dos grupos AME e NAME, embora os maiores escores individuais da linguagem expressiva tenham sido encontrados no grupo AME. A análise do sono mostrou que os lactentes de 12 meses apresentaram em média 9,70 ± 1,4 horas de sono noturno, 2,8 ± 1,5 horas de sono diurno, somando 12,5 ± 1,7 horas de sono total. Aos 18 meses, o horário de dormir dos lactentes passou de 21:10 para 22:29 ± 0:95 h, e o tempo total de sono (dia+noite) passou de 12,5 ± 1,7h nos lactentes de 12 meses para 11,4 ± 1,3 h nos lactentes de 18 meses. Segundo o BQSI, 52 % dos lactentes dormem menos do que o esperado para a idade considerando ambas as faixas etárias (12 e 18 meses), sendo esse percentual menor no grupo AME (45%) do que no grupo NAME (63%). Além disso, quando comparados os dois momentos 12 e 18 meses 30% dos lactentes apresentaram diminuição e 70% não apresentaram alteração nas horas de sono dia e no tempo para adormecer e aproximadamente 40% apresentaram diminuição e 60% não apresentaram alteração no total de horas de sono, número de despertares a noite e tempo acordado a noite. Quanto a análise da melatonina, o grupo AME apresentou ritmo dia/noite e maior conteúdo noturno de melatonina, ao contrário do grupo NAME, aos 12 meses. A dosagem de melatonina aos 18 meses foi realizada em dois lactentes do grupo AME e demonstrou que nestes dois casos os ritmos dia e noite de melatonina se mantiveram nesses lactentes. Aos 18 meses houve relação entre qualidade de sono e linguagem, sendo que quanto mais tarde o lactente foi dormir pior foi o desempenho de linguagem expressiva. Conclusões: Os lactentes nascidos a termo apresentaram o desenvolvimento da linguagem e o sono esperado para a idade aos 12, mas não aos 18 meses onde apresentaram atraso no desenvolvimento da linguagem expressiva e menos horas de sono do que o indicado para a idade. Quanto mais tarde foi o horário em que o lactente adormeceu, pior foi o desempenho de linguagem expressiva nessa condição. Os lactentes aos 12 meses de idade, amamentados exclusivamente até os 6 meses de idade apresentaram ritmo dia/noite no conteúdo de melatonina salivar, maior concentração noturna, menor percentual de problemas de sono e melhores escores de desenvolvimento de linguagem do que lactentes que receberam outras formas de aleitamento.
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spelling Desenvolvimento da linguagem e ritmos biológicos de lactentes nascidos a termoLanguage development and biological rhythms in full-term infantsAquisição de linguagemRitmos biológicosLactentes desenvolvimentoLanguage acquisitionBiological rhythmsIntrodução: A linguagem é um sistema de alta complexidade que utiliza símbolos convencionais para expressar diferentes formas de comunicação e cujo desenvolvimento é influenciado por fatores genéticos, patológicos e ambientais. Dentre esses fatores, a qualidade do sono após o nascimento é necessária para desenvolver vários processos fisiológicos e mentais. Apesar da presença de distúrbios de sono já ter sido correlacionada com problemas de aprendizado e de linguagem em crianças e adultos, a qualidade do sono ainda não foi relacionada ao desenvolvimento de linguagem em lactentes. As causas dos distúrbios de sono nessa fase podem ser características intrínsecas de maturação dos ritmos biológicos ou ambientais. Objetivos: Investigar, aos 12 e 18 meses, em lactentes nascidos a termo, a relação entre o desenvolvimento da linguagem e parâmetros de ritmicidade biológica, considerando-se o tipo de aleitamento. Materiais e Métodos: Participaram do estudo 56 lactentes nascidos a termo com 12 meses de idade, de ambos os sexos. Estes participantes foram subdivididos em dois grupos: um grupo de lactentes amamentados exclusivamente até os 6 meses de idade (grupo AME) e um grupo com outras formas de aleitamento (NAME). Parte desses indivíduos participaram do estudo também aos 18 meses de idade. O desenvolvimento da linguagem foi investigado por meio da Escalas de Desenvolvimento Infantil de Bayley III, a investigação do sono foi realizada por meio do Breve Questionário Sobre Sono na Infância (BQSI), e a análise da melatonina salivar foi feita pelo método ELISA. Resultados: Quanto ao desenvolvimento da linguagem, a média de 11,4 ± 1,8 no escore de linguagem receptiva e de 9,5 ± 2,1 na linguagem expressiva encontrada aos 12 meses de idade está dentro do esperado para a idade e nenhum lactente apresentou escore abaixo do esperado para a idade tanto para linguagem receptiva quanto expressiva. Não houve diferença entre as médias dos grupos AME e NAME, embora os maiores escores individuais da linguagem expressiva tenham sido encontrados no grupo AME. Aos 18 meses a média encontrada foi de 13,6 ± 0,5 para a linguagem receptiva (dentro do esperado para a idade) e de 11,6 ± 1,7 para a linguagem expressiva (abaixo do esperado para a idade). Nesta idade nenhum lactente apresentou escore abaixo do esperado para a idade na linguagem receptiva e 100% apresentaram pontuação abaixo do esperado na linguagem expressiva. Não houve diferença entre as médias dos grupos AME e NAME, embora os maiores escores individuais da linguagem expressiva tenham sido encontrados no grupo AME. A análise do sono mostrou que os lactentes de 12 meses apresentaram em média 9,70 ± 1,4 horas de sono noturno, 2,8 ± 1,5 horas de sono diurno, somando 12,5 ± 1,7 horas de sono total. Aos 18 meses, o horário de dormir dos lactentes passou de 21:10 para 22:29 ± 0:95 h, e o tempo total de sono (dia+noite) passou de 12,5 ± 1,7h nos lactentes de 12 meses para 11,4 ± 1,3 h nos lactentes de 18 meses. Segundo o BQSI, 52 % dos lactentes dormem menos do que o esperado para a idade considerando ambas as faixas etárias (12 e 18 meses), sendo esse percentual menor no grupo AME (45%) do que no grupo NAME (63%). Além disso, quando comparados os dois momentos 12 e 18 meses 30% dos lactentes apresentaram diminuição e 70% não apresentaram alteração nas horas de sono dia e no tempo para adormecer e aproximadamente 40% apresentaram diminuição e 60% não apresentaram alteração no total de horas de sono, número de despertares a noite e tempo acordado a noite. Quanto a análise da melatonina, o grupo AME apresentou ritmo dia/noite e maior conteúdo noturno de melatonina, ao contrário do grupo NAME, aos 12 meses. A dosagem de melatonina aos 18 meses foi realizada em dois lactentes do grupo AME e demonstrou que nestes dois casos os ritmos dia e noite de melatonina se mantiveram nesses lactentes. Aos 18 meses houve relação entre qualidade de sono e linguagem, sendo que quanto mais tarde o lactente foi dormir pior foi o desempenho de linguagem expressiva. Conclusões: Os lactentes nascidos a termo apresentaram o desenvolvimento da linguagem e o sono esperado para a idade aos 12, mas não aos 18 meses onde apresentaram atraso no desenvolvimento da linguagem expressiva e menos horas de sono do que o indicado para a idade. Quanto mais tarde foi o horário em que o lactente adormeceu, pior foi o desempenho de linguagem expressiva nessa condição. Os lactentes aos 12 meses de idade, amamentados exclusivamente até os 6 meses de idade apresentaram ritmo dia/noite no conteúdo de melatonina salivar, maior concentração noturna, menor percentual de problemas de sono e melhores escores de desenvolvimento de linguagem do que lactentes que receberam outras formas de aleitamento.Introduction: Language is a highly complex system that uses conventional symbols to express different forms of communication and whose development is influenced by genetic factors, different pathologies and environmental factors. Sleep quality, essential for cognitive functions such as memory consolidation and new information, has not yet been investigated in language development in infants, despite the presence of sleep disorders having already been correlated with learning and language problems in children and adults. In the first months after birth, infants spend most of their time sleeping, which is necessary to develop their physiological and mental aspects. However, it is not uncommon to detect sleep problems at this stage, such as restlessness during sleep, many nighttime sleeps. The causes of such problems can be intrinsic characteristics of maturation of biological or environmental rhythms such as food or exposure to light. Thus, the development of the language of infants may be related to biological rhythms, including those of activity and rest and sleep-vigilance expected for the age group. Objective: To investigate and correlate language development with biological rhythmicity and breastfeeding parameters at 12 and 18 months in full-term infants. Materials and Methods: 56 individuals aged 1 year of both sexes recruited from municipal health units. Language development was investigated using the Bayley Scales Infant Development (BAYLEY III), sleep investigation was performed using the Brief Questionnaire on Childhood Sleep (BQSI), and the sleep- wake cycle was investigated using salivary collection and melatonin analysis. Results: Results: In the analysis of language development, we found a mean of 11.4 ± 1.8 in receptive language score and 9.5 ± 2.1 in expressive language at 12 months of age when no infant had a score lower than expected for age for both receptive and expressive language. The AME and NAME groups at 12 months did not differ in terms of mean language subtest scores, although the highest expressive language scores were found in the AME group. At 18 months, the mean found was 13.6 ± 0.5 for receptive language and 11.6 ± 1.7 for expressive language. Of these, none of the infants had a lower than expected score for their age in receptive language and 100% had a lower than expected score in expressive language. Statistically, the AME and NAME groups at the age of 18 months did not differ in terms of mean scores in the language subtests, although the highest scores were found in the AME group. Sleep analysis showed that 12-month-old infants had an average of 9.70 ± 1.4 hours of nighttime sleep, 2.8 ± 1.5 hours of daytime sleep, totaling 12.5 ± 1.7 hours of total sleep . At 18 months, the infants' bedtime increased from 9:10 pm to 10:29 pm ± 0:95 hours, and the lowest total sleep time (day+night), which increased from 12.5 ± 1.7 h in infants 12 months to 11.4 ± 1.3 h in infants aged 18 months. According to the BQSI, 52% of infants sleep less than expected for their age considering both age groups (12 and 18 months), this percentage being lower in the AME group (45%) than in the NAME group (63%). In addition, 30% of the infants evaluated at both times 12 and 18 months had a fall and 70% had no change in the hours of daytime sleep and time to fall asleep and approximately 40% of the infants evaluated at both times 12 and 18 months had a fall and 60% showed no change in the total hours of sleep, number of awakenings at night and time awake at night. The AME group presented a day/night rhythm in the melatonin content, unlike the NAME group. The nocturnal salivary melatonin content was higher in the AME group when compared to the NAME group at 12 months. At 18 months, there was a relationship between sleep quality and language, and the later the infant went to sleep, the worse the expressive language performance. The measurement of melatonin at 18 months was only performed in two infants in the AME group and showed that in these two cases the day and night rhythms of melatonin were maintained in these infants. Conclusion: At 12 months, no infant had a lower than expected score on the Receptive Language and Expressive Language subscales. Sleep onset time had a negative relationship with the development of expressive language that is acquired during the day by the infant. Breastfeeding can influence the synchronization of endogenous biological rhythms such as the rhythm of melatonin hormone content.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pinato, Luciana [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Giovanna Pietruci Junqueira Thomaz da2021-08-27T02:24:25Z2021-08-27T02:24:25Z2021-08-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21421933004110045P7porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T18:07:49Zoai:repositorio.unesp.br:11449/214219Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T18:07:49Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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