Análise Comportamental da Cultura e Educação: o papel do professor no ensino e aprendizagem de comportamentos pró-éticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borelli, Laura Moreira [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/144474
Resumo: São frequentes as iniciativas para melhoria da educação em um cenário atual que urge por mudanças, quando é examinado a partir de dados que apontam deficiências em vários aspectos, dentre eles o próprio processo de ensino-aprendizagem. A crise na educação se estende a uma crise de valores diante da qual permanece necessária a participação, na busca de soluções, dos diversos grupos e instituições sociais, dentre eles a escola, considerada responsável, ao lado da família, pela formação de crianças e jovens em relação a valores éticos imprescindíveis para o exercício da cidadania. Nesse contexto, os objetivos deste estudo foram: 1) identificar, descrever e analisar as definições de ética e de comportamentos pró-éticos utilizadas por docentes no contexto escolar e as propostas de ensino destes comportamentos na escola; 2) identificar o papel do professor no processo de ensino e aprendizagem de comportamentos pró-éticos; 3) levantar necessidades e apontar alternativas de delineamentos para fortalecimento e consolidação do ensino de comportamentos pró-éticos relevantes para as pessoas das escolas participantes. Participaram 75 professores e 10 gestores de seis escolas públicas de uma cidade do interior de São Paulo. Os professores responderam a um questionário e os gestores a uma entrevista, com o objetivo de identificar as características do contexto escolar importantes para um planejamento cultural. Os resultados demonstram que os professores procuram ensinar comportamentos pró-éticos com frequência diante de situações de problemas de comportamentos e ofensas, visando a mudança de comportamento do aluno. Há pouca clareza sobre o que se espera do aluno nesta perspectiva, e o ensino acontece informalmente, sem orientações sistematizadas. As principais demandas para intervenção se referem aos problemas de comportamento dos alunos e à ausência da família na escola, e neste sentido, podem ser realizadas intervenções para fortalecer as práticas culturais relativas ao ensino de comportamentos pró-éticos aos alunos, com base em estratégias analítico-comportamentais, como por exemplo em formato de formação continuada aos professores.
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Nesse contexto, os objetivos deste estudo foram: 1) identificar, descrever e analisar as definições de ética e de comportamentos pró-éticos utilizadas por docentes no contexto escolar e as propostas de ensino destes comportamentos na escola; 2) identificar o papel do professor no processo de ensino e aprendizagem de comportamentos pró-éticos; 3) levantar necessidades e apontar alternativas de delineamentos para fortalecimento e consolidação do ensino de comportamentos pró-éticos relevantes para as pessoas das escolas participantes. Participaram 75 professores e 10 gestores de seis escolas públicas de uma cidade do interior de São Paulo. Os professores responderam a um questionário e os gestores a uma entrevista, com o objetivo de identificar as características do contexto escolar importantes para um planejamento cultural. Os resultados demonstram que os professores procuram ensinar comportamentos pró-éticos com frequência diante de situações de problemas de comportamentos e ofensas, visando a mudança de comportamento do aluno. Há pouca clareza sobre o que se espera do aluno nesta perspectiva, e o ensino acontece informalmente, sem orientações sistematizadas. As principais demandas para intervenção se referem aos problemas de comportamento dos alunos e à ausência da família na escola, e neste sentido, podem ser realizadas intervenções para fortalecer as práticas culturais relativas ao ensino de comportamentos pró-éticos aos alunos, com base em estratégias analítico-comportamentais, como por exemplo em formato de formação continuada aos professores.Efforts to improve brazilian education are common in the current context that urges for changes when it is examined from data indicating deficiencies in various aspects, including the own teaching-learning process. The crisis in education extends to a crisis of values on which remains necessary to participate in the search for solutions, the various social groups and institutions, including the school, held responsible, next to the family, the education of children and youth in relation to ethical values indispensable for the exercise of citizenship. In this context, the objectives of this study were: 1) to identify, describe and analyze the definitions of ethics and pro-ethical behavior used by teachers in the school context and educational proposals of these behaviors at school; 2) identify the teacher's role in teaching-learning process of pro-ethical behavior; 3) raising needs and alternative solutions to designs for strengthening and consolidating the teaching of relevant pro-ethical behavior for people from participating schools. Participated 75 teachers and 10 managers from six public schools in a city in the interior of São Paulo. Teachers answered a questionnaire and managers to interview, in order to identify the important school context characteristics for cultural planning. The results show that teachers seek to teach pro-ethical behaviors often in situations of behavior and abuse problems, aiming to change student behavior. There is little clarity about what is expected of students in this perspective, and teaching happens informally, without systematic guidelines. The main demands identified for intervention refer to students' behavior problems and the absence of the family in school, and in this sense, interventions can be made to strengthen the cultural practices related to the teaching pro-ethical behavior students, based on behavioral analytical strategies, such as format of continuing education for teachers.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carrara, Kester [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Borelli, Laura Moreira [UNESP]2016-10-31T16:21:24Z2016-10-31T16:21:24Z2016-08-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14447400087491033004056085P046543777166513630000-0002-7501-7662porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-26T06:05:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/144474Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:59:30.420641Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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