O surgimento das práticas de assistência à saúde mental da criança inspiradas na psicanálise no início do século XX através da obra de Durval Bellegard Marcondes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abrão, Jorge Luís Ferreira [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.fafich.ufmg.br/memorandum/a26/
http://hdl.handle.net/11449/126863
Resumo: Psychoanalysis was introduced in Brazil since 1920 contributing to the appearance of new practices of health care for the child. Therefore, the present article aims to discuss the link between psychoanalysis and practices focused on children's mental health that emerged from the 1930s through the work of Durval Marcondes, a pioneer in the dissemination and use of psychoanalysis in Brazil. A historical research was held from a survey on Durval Marcondes’s work and the team led by him confined in the epigraph theme. It was found from that work that the link between mental hygiene, new school and psychoanalysis developed a pioneering service of care to children with school problems based on the diagnostic evaluation and guidance of parents and teachers. It is concluded that this work introduced the differentiation between children with cognitive and emotional problems and provided the foundations of psychoeducational and psycodiagnostic interventions.
id UNSP_4c1018f42864c1383f4d417f34eb3edb
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/126863
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O surgimento das práticas de assistência à saúde mental da criança inspiradas na psicanálise no início do século XX através da obra de Durval Bellegard MarcondesThe emergence of the practice of mental health care of children inspired by psychoanalysis in the early twentieth century through the work of Durval Bellegarde MarcondesPsychoanalysisChildMental healthPsicanáliseCriançaSaúde mentalPsychoanalysis was introduced in Brazil since 1920 contributing to the appearance of new practices of health care for the child. Therefore, the present article aims to discuss the link between psychoanalysis and practices focused on children's mental health that emerged from the 1930s through the work of Durval Marcondes, a pioneer in the dissemination and use of psychoanalysis in Brazil. A historical research was held from a survey on Durval Marcondes’s work and the team led by him confined in the epigraph theme. It was found from that work that the link between mental hygiene, new school and psychoanalysis developed a pioneering service of care to children with school problems based on the diagnostic evaluation and guidance of parents and teachers. It is concluded that this work introduced the differentiation between children with cognitive and emotional problems and provided the foundations of psychoeducational and psycodiagnostic interventions.A psicanálise foi introduzida no Brasil a partir de 1920 contribuindo para o surgimento de novas práticas de atenção à saúde da criança. Assim, o presente artigo tem por objetivo discutir a articulação entre a psicanálise e as práticas voltadas à saúde mental da criança surgidas a partir de 1930 por intermédio da obra de Durval Marcondes, pioneiro na difusão e utilização na psicanálise no Brasil. Foi realizada uma pesquisa histórica a partir de levantamento da obra de Durval Marcondes e da equipe por ele liderada circunscrita no tema em epigrafe. A partir deste material identificou-se que a partir da articulação entre higiene mental, escola nova e psicanálise, desenvolveu-se um serviço pioneiro de atendimento à crianças com problemas escolares sustentado na avaliação diagnóstica e na orientação de pais e professores. Conclui-se que este trabalho introduziu a diferenciação entre criança com déficit cognitivo e problemas emocionais e lançou as bases das intervenções psicodiagnóstica e psicopedagógica.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Avenida Dom Antônio, 2100, CEP 19806-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Avenida Dom Antônio, 2100, CEP 19806-900, SP, BrasilDepartamento de Psicologia Clínica da UNESP de Assis e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e SociedadeUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Abrão, Jorge Luís Ferreira [UNESP]2015-08-21T17:53:21Z2015-08-21T17:53:21Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article131-152application/pdfhttp://www.fafich.ufmg.br/memorandum/a26/Memorandum, n. 26, p. 131-152, 2014.1676-1669http://hdl.handle.net/11449/126863ISSN1676-1669-2014-26-131-152.pdf0012606415251652Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporMemoranduminfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-14T15:11:08Zoai:repositorio.unesp.br:11449/126863Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:14:36.233872Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O surgimento das práticas de assistência à saúde mental da criança inspiradas na psicanálise no início do século XX através da obra de Durval Bellegard Marcondes
The emergence of the practice of mental health care of children inspired by psychoanalysis in the early twentieth century through the work of Durval Bellegarde Marcondes
title O surgimento das práticas de assistência à saúde mental da criança inspiradas na psicanálise no início do século XX através da obra de Durval Bellegard Marcondes
spellingShingle O surgimento das práticas de assistência à saúde mental da criança inspiradas na psicanálise no início do século XX através da obra de Durval Bellegard Marcondes
Abrão, Jorge Luís Ferreira [UNESP]
Psychoanalysis
Child
Mental health
Psicanálise
Criança
Saúde mental
title_short O surgimento das práticas de assistência à saúde mental da criança inspiradas na psicanálise no início do século XX através da obra de Durval Bellegard Marcondes
title_full O surgimento das práticas de assistência à saúde mental da criança inspiradas na psicanálise no início do século XX através da obra de Durval Bellegard Marcondes
title_fullStr O surgimento das práticas de assistência à saúde mental da criança inspiradas na psicanálise no início do século XX através da obra de Durval Bellegard Marcondes
title_full_unstemmed O surgimento das práticas de assistência à saúde mental da criança inspiradas na psicanálise no início do século XX através da obra de Durval Bellegard Marcondes
title_sort O surgimento das práticas de assistência à saúde mental da criança inspiradas na psicanálise no início do século XX através da obra de Durval Bellegard Marcondes
author Abrão, Jorge Luís Ferreira [UNESP]
author_facet Abrão, Jorge Luís Ferreira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Abrão, Jorge Luís Ferreira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Psychoanalysis
Child
Mental health
Psicanálise
Criança
Saúde mental
topic Psychoanalysis
Child
Mental health
Psicanálise
Criança
Saúde mental
description Psychoanalysis was introduced in Brazil since 1920 contributing to the appearance of new practices of health care for the child. Therefore, the present article aims to discuss the link between psychoanalysis and practices focused on children's mental health that emerged from the 1930s through the work of Durval Marcondes, a pioneer in the dissemination and use of psychoanalysis in Brazil. A historical research was held from a survey on Durval Marcondes’s work and the team led by him confined in the epigraph theme. It was found from that work that the link between mental hygiene, new school and psychoanalysis developed a pioneering service of care to children with school problems based on the diagnostic evaluation and guidance of parents and teachers. It is concluded that this work introduced the differentiation between children with cognitive and emotional problems and provided the foundations of psychoeducational and psycodiagnostic interventions.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-08-21T17:53:21Z
2015-08-21T17:53:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.fafich.ufmg.br/memorandum/a26/
Memorandum, n. 26, p. 131-152, 2014.
1676-1669
http://hdl.handle.net/11449/126863
ISSN1676-1669-2014-26-131-152.pdf
0012606415251652
url http://www.fafich.ufmg.br/memorandum/a26/
http://hdl.handle.net/11449/126863
identifier_str_mv Memorandum, n. 26, p. 131-152, 2014.
1676-1669
ISSN1676-1669-2014-26-131-152.pdf
0012606415251652
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Memorandum
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 131-152
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128777756082176