Uma abordagem da geometria plana nos anos finas do ensino fundamental por meio de construções geométricas e materiais manipulativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Silzia Mendes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/244639
Resumo: A Geometria está presente desde os primórdios da humanidade e é de fundamental importância para o nosso cotidiano. Infelizmente, na maioria das vezes, é deixada para o final do curso ou nem é citada durante o ensino de Matemática nas escolas. Sua abordagem se faz necessária, visto que foi utilizada para a construção das imensas pirâmides, estátuas e templos na antiguidade e que podem ser vistos até hoje. Tem extrema relevância para construção de plantas na área de Engenharia atual, além de ser um instrumento de muita utilidade para melhor compreensão de conceitos algébricos. Este trabalho contempla resultados elementares importantes de Geometria para utilização em aulas e tem a finalidade de abordar propostas de atividades com construções geométricas e materiais manipulativos que facilitam o entendimento dos conceitos geométricos presentes no Currículo Paulista para a Educação Básica, bem como sua aplicação em situações-problema. As habilidades que aqui apresentamos são sugeridas para os Anos Finais do Ensino Fundamental, mas podem ser utilizadas para a aprendizagem e retomada desse conteúdo no Ensino Médio. O desenvolvimento das atividades visa promover o ensino de Geometria em sala de aula, proporcionando ao aluno uma melhor compreensão dos conceitos e uma aplicação em situações cotidianas.
id UNSP_4c21815c181b3d50dba5cf3ae329db6a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/244639
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Uma abordagem da geometria plana nos anos finas do ensino fundamental por meio de construções geométricas e materiais manipulativosAn approach to plane geometry in the final years of elementary school through geometric constructions and manipulative materialsGeometriaConstruções geométricasSituações-problemaMateriais manipulativosGeometryGeometric constructionsProblem situatiomManipulative materialsA Geometria está presente desde os primórdios da humanidade e é de fundamental importância para o nosso cotidiano. Infelizmente, na maioria das vezes, é deixada para o final do curso ou nem é citada durante o ensino de Matemática nas escolas. Sua abordagem se faz necessária, visto que foi utilizada para a construção das imensas pirâmides, estátuas e templos na antiguidade e que podem ser vistos até hoje. Tem extrema relevância para construção de plantas na área de Engenharia atual, além de ser um instrumento de muita utilidade para melhor compreensão de conceitos algébricos. Este trabalho contempla resultados elementares importantes de Geometria para utilização em aulas e tem a finalidade de abordar propostas de atividades com construções geométricas e materiais manipulativos que facilitam o entendimento dos conceitos geométricos presentes no Currículo Paulista para a Educação Básica, bem como sua aplicação em situações-problema. As habilidades que aqui apresentamos são sugeridas para os Anos Finais do Ensino Fundamental, mas podem ser utilizadas para a aprendizagem e retomada desse conteúdo no Ensino Médio. O desenvolvimento das atividades visa promover o ensino de Geometria em sala de aula, proporcionando ao aluno uma melhor compreensão dos conceitos e uma aplicação em situações cotidianas.Since the beginning of humanity Geometry has been present and it is fundamen tally important to everyday life. Unfortunately, the majority of the time, it is placed at the end of the course or not even mentioned over the Math studies in schools. Geo metry is necessary based on the impact of its applications to the constructions of the pyramids, statues and monuments of antiquity that are symbols of society to this day. It has extreme relevance to contemporary engineering calculations and executions in addition to being a crucial instrument to improve the comprehension of the algebraic concepts. This paper contemplates important elementary results of Geometry useful for the learning process and has the finality of approaching activities that subserve the understanding of geometric concepts and construction and the application of ma nipulative materials present in Currículo Paulista para Educação Básica, as well as its application in problem solving. The topics that will be exhibited are suggested to Middle School classes, nevertheless they can and should be utilized for the learning and recapture of this subject in High School. The development of the activities aim promoting the tutorship of Geometry in classrooms, providing to students a better comprehension of concepts and utilization in daily situations.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lázaro, Cristiane Alexandra [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cunha, Silzia Mendes2023-07-19T11:08:54Z2023-07-19T11:08:54Z2023-06-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/24463931075010001P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-18T06:09:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/244639Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:15:24.926051Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma abordagem da geometria plana nos anos finas do ensino fundamental por meio de construções geométricas e materiais manipulativos
An approach to plane geometry in the final years of elementary school through geometric constructions and manipulative materials
title Uma abordagem da geometria plana nos anos finas do ensino fundamental por meio de construções geométricas e materiais manipulativos
spellingShingle Uma abordagem da geometria plana nos anos finas do ensino fundamental por meio de construções geométricas e materiais manipulativos
Cunha, Silzia Mendes
Geometria
Construções geométricas
Situações-problema
Materiais manipulativos
Geometry
Geometric constructions
Problem situatiom
Manipulative materials
title_short Uma abordagem da geometria plana nos anos finas do ensino fundamental por meio de construções geométricas e materiais manipulativos
title_full Uma abordagem da geometria plana nos anos finas do ensino fundamental por meio de construções geométricas e materiais manipulativos
title_fullStr Uma abordagem da geometria plana nos anos finas do ensino fundamental por meio de construções geométricas e materiais manipulativos
title_full_unstemmed Uma abordagem da geometria plana nos anos finas do ensino fundamental por meio de construções geométricas e materiais manipulativos
title_sort Uma abordagem da geometria plana nos anos finas do ensino fundamental por meio de construções geométricas e materiais manipulativos
author Cunha, Silzia Mendes
author_facet Cunha, Silzia Mendes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lázaro, Cristiane Alexandra [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Silzia Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria
Construções geométricas
Situações-problema
Materiais manipulativos
Geometry
Geometric constructions
Problem situatiom
Manipulative materials
topic Geometria
Construções geométricas
Situações-problema
Materiais manipulativos
Geometry
Geometric constructions
Problem situatiom
Manipulative materials
description A Geometria está presente desde os primórdios da humanidade e é de fundamental importância para o nosso cotidiano. Infelizmente, na maioria das vezes, é deixada para o final do curso ou nem é citada durante o ensino de Matemática nas escolas. Sua abordagem se faz necessária, visto que foi utilizada para a construção das imensas pirâmides, estátuas e templos na antiguidade e que podem ser vistos até hoje. Tem extrema relevância para construção de plantas na área de Engenharia atual, além de ser um instrumento de muita utilidade para melhor compreensão de conceitos algébricos. Este trabalho contempla resultados elementares importantes de Geometria para utilização em aulas e tem a finalidade de abordar propostas de atividades com construções geométricas e materiais manipulativos que facilitam o entendimento dos conceitos geométricos presentes no Currículo Paulista para a Educação Básica, bem como sua aplicação em situações-problema. As habilidades que aqui apresentamos são sugeridas para os Anos Finais do Ensino Fundamental, mas podem ser utilizadas para a aprendizagem e retomada desse conteúdo no Ensino Médio. O desenvolvimento das atividades visa promover o ensino de Geometria em sala de aula, proporcionando ao aluno uma melhor compreensão dos conceitos e uma aplicação em situações cotidianas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-19T11:08:54Z
2023-07-19T11:08:54Z
2023-06-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/244639
31075010001P2
url http://hdl.handle.net/11449/244639
identifier_str_mv 31075010001P2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128489492054016