Moçambique de Gunga como instrumento de aprendizagem musical: proposta de ensino musical sobre o “sotaque” do Moçambique da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Justinópolis/MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Raphael Gomes de [UNESP]
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/238093
Resumo: Trazendo como proposta um ensino musical abrangente e multicultural, este trabalho busca a reflexão sobre os nossos métodos de ensino e práxis musical, procurando entender a influência de um “senso comum” sobre toda a estrutura do nosso pensar musical, que muitas vezes nos faz cultuar conhecimentos estrangeiros. O principal fio condutor deste trabalho está relacionado à inserção da cultura tradicional brasileira que muitas vezes é negligenciada nos processos de construção de conhecimento, à prática, ensino e aprendizado de música no Brasil.
id UNSP_4c21dafe1bdd289bfaba457360b769a1
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/238093
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Moçambique de Gunga como instrumento de aprendizagem musical: proposta de ensino musical sobre o “sotaque” do Moçambique da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Justinópolis/MGGunga's Mozambique learning tool: proposal for musical teaching on the “accent” of Mozambique by the Irmandade de Nossa Senhora do Rosário from Justinópolis MGMúsica - Instrução e estudoBerimbauInstrumentos musicais - BrasilInstrumentos de cordaCultura afro-brasileiraTrazendo como proposta um ensino musical abrangente e multicultural, este trabalho busca a reflexão sobre os nossos métodos de ensino e práxis musical, procurando entender a influência de um “senso comum” sobre toda a estrutura do nosso pensar musical, que muitas vezes nos faz cultuar conhecimentos estrangeiros. O principal fio condutor deste trabalho está relacionado à inserção da cultura tradicional brasileira que muitas vezes é negligenciada nos processos de construção de conhecimento, à prática, ensino e aprendizado de música no Brasil.Bringing as a proposal a comprehensive and multicultural musical education, this work seeks to reflect on our teaching methods and musical praxis, seeking to understand the influence of a "common sense" on the entire structure of our musical thinking, which often makes us worship foreign knowledge. The main thread of this work is related to the insertion of traditional Brazilian culture that is often neglected in the processes of knowledge construction, practice, teaching and learning of music in Brazil.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Mesquita, Marcos José Cruz [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Raphael Gomes de [UNESP]2022-12-08T16:09:04Z2022-12-08T16:09:04Z2022-12-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/238093porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-26T06:28:48Zoai:repositorio.unesp.br:11449/238093Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:00:23.807759Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Moçambique de Gunga como instrumento de aprendizagem musical: proposta de ensino musical sobre o “sotaque” do Moçambique da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Justinópolis/MG
Gunga's Mozambique learning tool: proposal for musical teaching on the “accent” of Mozambique by the Irmandade de Nossa Senhora do Rosário from Justinópolis MG
title Moçambique de Gunga como instrumento de aprendizagem musical: proposta de ensino musical sobre o “sotaque” do Moçambique da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Justinópolis/MG
spellingShingle Moçambique de Gunga como instrumento de aprendizagem musical: proposta de ensino musical sobre o “sotaque” do Moçambique da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Justinópolis/MG
Souza, Raphael Gomes de [UNESP]
Música - Instrução e estudo
Berimbau
Instrumentos musicais - Brasil
Instrumentos de corda
Cultura afro-brasileira
title_short Moçambique de Gunga como instrumento de aprendizagem musical: proposta de ensino musical sobre o “sotaque” do Moçambique da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Justinópolis/MG
title_full Moçambique de Gunga como instrumento de aprendizagem musical: proposta de ensino musical sobre o “sotaque” do Moçambique da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Justinópolis/MG
title_fullStr Moçambique de Gunga como instrumento de aprendizagem musical: proposta de ensino musical sobre o “sotaque” do Moçambique da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Justinópolis/MG
title_full_unstemmed Moçambique de Gunga como instrumento de aprendizagem musical: proposta de ensino musical sobre o “sotaque” do Moçambique da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Justinópolis/MG
title_sort Moçambique de Gunga como instrumento de aprendizagem musical: proposta de ensino musical sobre o “sotaque” do Moçambique da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Justinópolis/MG
author Souza, Raphael Gomes de [UNESP]
author_facet Souza, Raphael Gomes de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mesquita, Marcos José Cruz [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Raphael Gomes de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Música - Instrução e estudo
Berimbau
Instrumentos musicais - Brasil
Instrumentos de corda
Cultura afro-brasileira
topic Música - Instrução e estudo
Berimbau
Instrumentos musicais - Brasil
Instrumentos de corda
Cultura afro-brasileira
description Trazendo como proposta um ensino musical abrangente e multicultural, este trabalho busca a reflexão sobre os nossos métodos de ensino e práxis musical, procurando entender a influência de um “senso comum” sobre toda a estrutura do nosso pensar musical, que muitas vezes nos faz cultuar conhecimentos estrangeiros. O principal fio condutor deste trabalho está relacionado à inserção da cultura tradicional brasileira que muitas vezes é negligenciada nos processos de construção de conhecimento, à prática, ensino e aprendizado de música no Brasil.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-08T16:09:04Z
2022-12-08T16:09:04Z
2022-12-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/238093
url http://hdl.handle.net/11449/238093
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129571475685376