Moçambique de Gunga como instrumento de aprendizagem musical: proposta de ensino musical sobre o “sotaque” do Moçambique da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Justinópolis/MG
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/238093 |
Resumo: | Trazendo como proposta um ensino musical abrangente e multicultural, este trabalho busca a reflexão sobre os nossos métodos de ensino e práxis musical, procurando entender a influência de um “senso comum” sobre toda a estrutura do nosso pensar musical, que muitas vezes nos faz cultuar conhecimentos estrangeiros. O principal fio condutor deste trabalho está relacionado à inserção da cultura tradicional brasileira que muitas vezes é negligenciada nos processos de construção de conhecimento, à prática, ensino e aprendizado de música no Brasil. |
id |
UNSP_4c21dafe1bdd289bfaba457360b769a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/238093 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Moçambique de Gunga como instrumento de aprendizagem musical: proposta de ensino musical sobre o “sotaque” do Moçambique da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Justinópolis/MGGunga's Mozambique learning tool: proposal for musical teaching on the “accent” of Mozambique by the Irmandade de Nossa Senhora do Rosário from Justinópolis MGMúsica - Instrução e estudoBerimbauInstrumentos musicais - BrasilInstrumentos de cordaCultura afro-brasileiraTrazendo como proposta um ensino musical abrangente e multicultural, este trabalho busca a reflexão sobre os nossos métodos de ensino e práxis musical, procurando entender a influência de um “senso comum” sobre toda a estrutura do nosso pensar musical, que muitas vezes nos faz cultuar conhecimentos estrangeiros. O principal fio condutor deste trabalho está relacionado à inserção da cultura tradicional brasileira que muitas vezes é negligenciada nos processos de construção de conhecimento, à prática, ensino e aprendizado de música no Brasil.Bringing as a proposal a comprehensive and multicultural musical education, this work seeks to reflect on our teaching methods and musical praxis, seeking to understand the influence of a "common sense" on the entire structure of our musical thinking, which often makes us worship foreign knowledge. The main thread of this work is related to the insertion of traditional Brazilian culture that is often neglected in the processes of knowledge construction, practice, teaching and learning of music in Brazil.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Mesquita, Marcos José Cruz [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Raphael Gomes de [UNESP]2022-12-08T16:09:04Z2022-12-08T16:09:04Z2022-12-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/238093porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-26T06:28:48Zoai:repositorio.unesp.br:11449/238093Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:00:23.807759Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Moçambique de Gunga como instrumento de aprendizagem musical: proposta de ensino musical sobre o “sotaque” do Moçambique da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Justinópolis/MG Gunga's Mozambique learning tool: proposal for musical teaching on the “accent” of Mozambique by the Irmandade de Nossa Senhora do Rosário from Justinópolis MG |
title |
Moçambique de Gunga como instrumento de aprendizagem musical: proposta de ensino musical sobre o “sotaque” do Moçambique da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Justinópolis/MG |
spellingShingle |
Moçambique de Gunga como instrumento de aprendizagem musical: proposta de ensino musical sobre o “sotaque” do Moçambique da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Justinópolis/MG Souza, Raphael Gomes de [UNESP] Música - Instrução e estudo Berimbau Instrumentos musicais - Brasil Instrumentos de corda Cultura afro-brasileira |
title_short |
Moçambique de Gunga como instrumento de aprendizagem musical: proposta de ensino musical sobre o “sotaque” do Moçambique da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Justinópolis/MG |
title_full |
Moçambique de Gunga como instrumento de aprendizagem musical: proposta de ensino musical sobre o “sotaque” do Moçambique da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Justinópolis/MG |
title_fullStr |
Moçambique de Gunga como instrumento de aprendizagem musical: proposta de ensino musical sobre o “sotaque” do Moçambique da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Justinópolis/MG |
title_full_unstemmed |
Moçambique de Gunga como instrumento de aprendizagem musical: proposta de ensino musical sobre o “sotaque” do Moçambique da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Justinópolis/MG |
title_sort |
Moçambique de Gunga como instrumento de aprendizagem musical: proposta de ensino musical sobre o “sotaque” do Moçambique da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Justinópolis/MG |
author |
Souza, Raphael Gomes de [UNESP] |
author_facet |
Souza, Raphael Gomes de [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mesquita, Marcos José Cruz [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Raphael Gomes de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música - Instrução e estudo Berimbau Instrumentos musicais - Brasil Instrumentos de corda Cultura afro-brasileira |
topic |
Música - Instrução e estudo Berimbau Instrumentos musicais - Brasil Instrumentos de corda Cultura afro-brasileira |
description |
Trazendo como proposta um ensino musical abrangente e multicultural, este trabalho busca a reflexão sobre os nossos métodos de ensino e práxis musical, procurando entender a influência de um “senso comum” sobre toda a estrutura do nosso pensar musical, que muitas vezes nos faz cultuar conhecimentos estrangeiros. O principal fio condutor deste trabalho está relacionado à inserção da cultura tradicional brasileira que muitas vezes é negligenciada nos processos de construção de conhecimento, à prática, ensino e aprendizado de música no Brasil. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-08T16:09:04Z 2022-12-08T16:09:04Z 2022-12-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/238093 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/238093 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129571475685376 |