Ser ou não ser (de santo)?: aspectos do campo religioso afro-brasileiro na peça teatral Balbina de Iansã, de Plínio Marcos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Gilberto Figueiredo [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/article/view/8298
http://hdl.handle.net/11449/127124
Resumo: To be or not to be (of candomblé)? – aspects of Afro-Brazilian religious field in the theater play Balbina de Iansã, by Plínio Marcos. In 1970, the playwright born in Santos-SP Plínio Marcos writes and directs the spectacle Balbina de Iansã, an adaptation (in form of a musical) from Romeo and Juliet, by Shakespeare. The action happens in a candomblé yard, managed authoritatively by a Mãe-de Santo, who tries to prevent the young protagonist couple’s love. This study analyzes the representation of some rites and principles of Afro-Brazilian religion in the play, especially concerning the critique of the relations of power that exist in the yards of São Paulo.
id UNSP_4c6e37ca48afd578e391a7af40fc8543
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/127124
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Ser ou não ser (de santo)?: aspectos do campo religioso afro-brasileiro na peça teatral Balbina de Iansã, de Plínio MarcosTo be or not to be (of candomble)?: aspects of afro-brazilian religious field in the theater play Balbina de Iansã, by Plinio MarcosBrazilian dramaturgyPlínio MarcosAfroBrazilian religionsIntertextualityDramaturgia brasileiraPlínio MarcosReligiões afro-brasileirasIntertextualidadeTo be or not to be (of candomblé)? – aspects of Afro-Brazilian religious field in the theater play Balbina de Iansã, by Plínio Marcos. In 1970, the playwright born in Santos-SP Plínio Marcos writes and directs the spectacle Balbina de Iansã, an adaptation (in form of a musical) from Romeo and Juliet, by Shakespeare. The action happens in a candomblé yard, managed authoritatively by a Mãe-de Santo, who tries to prevent the young protagonist couple’s love. This study analyzes the representation of some rites and principles of Afro-Brazilian religion in the play, especially concerning the critique of the relations of power that exist in the yards of São Paulo.Ser ou não ser (de santo)? – aspectos do campo religioso afro-brasileiro na peça teatral Balbina de Iansã, de Plínio Marcos. Em 1970, o dramaturgo santista Plínio Marcos escreve e dirige o espetáculo Balbina de Iansã, uma adaptação (em forma de musical) de Romeu e Julieta, de Shakespeare. A ação ocorre em um terreiro de candomblé, dirigido autoritariamente por uma mãe-de-santo, que tenta impedir o amor do jovem casal protagonista. O ensaio analisa a representação de alguns ritos e princípios da religião afro-brasileira na peça, com destaque para a crítica às relações de poder vigentes nos terreiros paulistas.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Av. Dom Antônio, 2100, Parque Universitário, CEP 19806900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Av. Dom Antônio, 2100, Parque Universitário, CEP 19806900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Martins, Gilberto Figueiredo [UNESP]2015-08-21T17:53:57Z2015-08-21T17:53:57Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article61-84http://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/article/view/8298Cerrados, v. 29, n. 19, p. 61-84, 2010.0104-3927http://hdl.handle.net/11449/1271245596807699085632Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCerradosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-13T19:07:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/127124Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:20:25.047426Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ser ou não ser (de santo)?: aspectos do campo religioso afro-brasileiro na peça teatral Balbina de Iansã, de Plínio Marcos
To be or not to be (of candomble)?: aspects of afro-brazilian religious field in the theater play Balbina de Iansã, by Plinio Marcos
title Ser ou não ser (de santo)?: aspectos do campo religioso afro-brasileiro na peça teatral Balbina de Iansã, de Plínio Marcos
spellingShingle Ser ou não ser (de santo)?: aspectos do campo religioso afro-brasileiro na peça teatral Balbina de Iansã, de Plínio Marcos
Martins, Gilberto Figueiredo [UNESP]
Brazilian dramaturgy
Plínio Marcos
AfroBrazilian religions
Intertextuality
Dramaturgia brasileira
Plínio Marcos
Religiões afro-brasileiras
Intertextualidade
title_short Ser ou não ser (de santo)?: aspectos do campo religioso afro-brasileiro na peça teatral Balbina de Iansã, de Plínio Marcos
title_full Ser ou não ser (de santo)?: aspectos do campo religioso afro-brasileiro na peça teatral Balbina de Iansã, de Plínio Marcos
title_fullStr Ser ou não ser (de santo)?: aspectos do campo religioso afro-brasileiro na peça teatral Balbina de Iansã, de Plínio Marcos
title_full_unstemmed Ser ou não ser (de santo)?: aspectos do campo religioso afro-brasileiro na peça teatral Balbina de Iansã, de Plínio Marcos
title_sort Ser ou não ser (de santo)?: aspectos do campo religioso afro-brasileiro na peça teatral Balbina de Iansã, de Plínio Marcos
author Martins, Gilberto Figueiredo [UNESP]
author_facet Martins, Gilberto Figueiredo [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Gilberto Figueiredo [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Brazilian dramaturgy
Plínio Marcos
AfroBrazilian religions
Intertextuality
Dramaturgia brasileira
Plínio Marcos
Religiões afro-brasileiras
Intertextualidade
topic Brazilian dramaturgy
Plínio Marcos
AfroBrazilian religions
Intertextuality
Dramaturgia brasileira
Plínio Marcos
Religiões afro-brasileiras
Intertextualidade
description To be or not to be (of candomblé)? – aspects of Afro-Brazilian religious field in the theater play Balbina de Iansã, by Plínio Marcos. In 1970, the playwright born in Santos-SP Plínio Marcos writes and directs the spectacle Balbina de Iansã, an adaptation (in form of a musical) from Romeo and Juliet, by Shakespeare. The action happens in a candomblé yard, managed authoritatively by a Mãe-de Santo, who tries to prevent the young protagonist couple’s love. This study analyzes the representation of some rites and principles of Afro-Brazilian religion in the play, especially concerning the critique of the relations of power that exist in the yards of São Paulo.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2015-08-21T17:53:57Z
2015-08-21T17:53:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/article/view/8298
Cerrados, v. 29, n. 19, p. 61-84, 2010.
0104-3927
http://hdl.handle.net/11449/127124
5596807699085632
url http://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/article/view/8298
http://hdl.handle.net/11449/127124
identifier_str_mv Cerrados, v. 29, n. 19, p. 61-84, 2010.
0104-3927
5596807699085632
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cerrados
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 61-84
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128921209667584