Os playgrounds nas creches na visão de graduandos de Pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Novaes, Carla Francielly Martini [UNESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/181330
Resumo: O playground contém equipamentos que favorecem a aprendizagem da criança. É um dispositivo comumente presente nas creches e que pode ser apropriados pelos professores para auxiliar as crianças em seu desenvolvimento integral. O presente estudo objetivou verificar a percepção dos estudantes de Pedagogia de uma Universidade Pública do Estado de São Paulo sobre o papel das atividades com equipamentos do playground nas instituições de Educação Infantil e sua relação com a estimulação do desenvolvimento integral da criança de zero a 18 meses de idade. Para isso, foi aplicado um questionário eletrônico inserido na plataforma Google Drive e enviado por e-mail aos participantes, tratando dos temas: formação acadêmica; o papel dos equipamentos do playground e sua relação com a estimulação do desenvolvimento da criança de zero a 1a6m; e os conhecimentos necessários para a atuação junto a essa faixa etária utilizando o dispositivo playground. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Participaram 125 graduandos de Pedagogia dos seis campi da Universidade Estadual Paulista - UNESP. A tabulação dos resultados obtidos pelo questionário foi realizada por meio do processamento de dados em planilha Microsoft Office Excel. A análise dos dados foi feita por meio de estatística descritiva para as questões fechadas e análise de conteúdo para as abertas. Os resultados mostram o pouco conhecimento dos estudantes sobre o uso dos equipamentos do playground no berçário. Os graduandos afirmaram haver relação dos equipamentos do playground com a aprendizagem, citando o tanque de areia e o túnel como os mais importantes. O divertimento e entretenimento, a motricidade e socialização foram elencados como os principais objetivos da utilização desses equipamentos. Essa pesquisa contribuiu para a reflexão sobre a necessidade de maior aprofundamento sobre os temas Educação Infantil e uso dos equipamentos do playground na formação de professores.
id UNSP_4c9444f7af4e57cf68db96816837ca36
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/181330
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Os playgrounds nas creches na visão de graduandos de PedagogiaPlaygrounds in day care centers from the perspective of Pedagogy undergrad studentsPlaygroundBerçárioFormação de professoresCrecheEducação InfantilO playground contém equipamentos que favorecem a aprendizagem da criança. É um dispositivo comumente presente nas creches e que pode ser apropriados pelos professores para auxiliar as crianças em seu desenvolvimento integral. O presente estudo objetivou verificar a percepção dos estudantes de Pedagogia de uma Universidade Pública do Estado de São Paulo sobre o papel das atividades com equipamentos do playground nas instituições de Educação Infantil e sua relação com a estimulação do desenvolvimento integral da criança de zero a 18 meses de idade. Para isso, foi aplicado um questionário eletrônico inserido na plataforma Google Drive e enviado por e-mail aos participantes, tratando dos temas: formação acadêmica; o papel dos equipamentos do playground e sua relação com a estimulação do desenvolvimento da criança de zero a 1a6m; e os conhecimentos necessários para a atuação junto a essa faixa etária utilizando o dispositivo playground. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Participaram 125 graduandos de Pedagogia dos seis campi da Universidade Estadual Paulista - UNESP. A tabulação dos resultados obtidos pelo questionário foi realizada por meio do processamento de dados em planilha Microsoft Office Excel. A análise dos dados foi feita por meio de estatística descritiva para as questões fechadas e análise de conteúdo para as abertas. Os resultados mostram o pouco conhecimento dos estudantes sobre o uso dos equipamentos do playground no berçário. Os graduandos afirmaram haver relação dos equipamentos do playground com a aprendizagem, citando o tanque de areia e o túnel como os mais importantes. O divertimento e entretenimento, a motricidade e socialização foram elencados como os principais objetivos da utilização desses equipamentos. Essa pesquisa contribuiu para a reflexão sobre a necessidade de maior aprofundamento sobre os temas Educação Infantil e uso dos equipamentos do playground na formação de professores.The playground is composed by resources that favor the child's learning. It is a usual device in nurseries and day care centers that can be used by teacher to help children in their full development. The present study aimed to investigate how Pedagogy undergrad students from a public university of the State of São Paulo perceive the role of playground equipment activities in early childhood education institutions and its relationship with the full development stimulation of the child from zero to 18 months of age. For this, an electronic questionnaire inserted in the Google Drive platform was e-mailed to the participants, about the themes: academic formation; the role of playground equipment as well as its relation to the stimulation of child development from 0 to 1y6m; and the required knowledge to work with this age group using the playground device. The research was approved by the Research Ethics Committee. 125 students from the six campuses of São Paulo State University - UNESP took part in the research. The tabulation of the results obtained by the questionnaire was done through data processing in Microsoft Office Excel spreadsheets. Data treatment was performed by descriptive statistics to multiple choice questions and content analyses to openended questions. The results show the little knowledge of the students about the use of playground equipment at the nursery. The graduate students have stated there is a relation of playground equipment to learning, citing sandbox and the tunnel as the most important. Amusement and entertainment, motricity and socialization were counted as the main goals of use these equipments. This research contributed to the reflection of the need for further deepening about the issues of early childhood education and the use of playground equipment in teacher formation.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)1667787Universidade Estadual Paulista (Unesp)Vitta, Fabiana Cristina Frigieri de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Novaes, Carla Francielly Martini [UNESP]2019-04-02T16:46:43Z2019-04-02T16:46:43Z2019-02-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18133000091452533004030079P236960280654010530000-0001-9545-7588porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T13:53:59Zoai:repositorio.unesp.br:11449/181330Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:22:32.130842Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os playgrounds nas creches na visão de graduandos de Pedagogia
Playgrounds in day care centers from the perspective of Pedagogy undergrad students
title Os playgrounds nas creches na visão de graduandos de Pedagogia
spellingShingle Os playgrounds nas creches na visão de graduandos de Pedagogia
Novaes, Carla Francielly Martini [UNESP]
Playground
Berçário
Formação de professores
Creche
Educação Infantil
title_short Os playgrounds nas creches na visão de graduandos de Pedagogia
title_full Os playgrounds nas creches na visão de graduandos de Pedagogia
title_fullStr Os playgrounds nas creches na visão de graduandos de Pedagogia
title_full_unstemmed Os playgrounds nas creches na visão de graduandos de Pedagogia
title_sort Os playgrounds nas creches na visão de graduandos de Pedagogia
author Novaes, Carla Francielly Martini [UNESP]
author_facet Novaes, Carla Francielly Martini [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vitta, Fabiana Cristina Frigieri de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Novaes, Carla Francielly Martini [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Playground
Berçário
Formação de professores
Creche
Educação Infantil
topic Playground
Berçário
Formação de professores
Creche
Educação Infantil
description O playground contém equipamentos que favorecem a aprendizagem da criança. É um dispositivo comumente presente nas creches e que pode ser apropriados pelos professores para auxiliar as crianças em seu desenvolvimento integral. O presente estudo objetivou verificar a percepção dos estudantes de Pedagogia de uma Universidade Pública do Estado de São Paulo sobre o papel das atividades com equipamentos do playground nas instituições de Educação Infantil e sua relação com a estimulação do desenvolvimento integral da criança de zero a 18 meses de idade. Para isso, foi aplicado um questionário eletrônico inserido na plataforma Google Drive e enviado por e-mail aos participantes, tratando dos temas: formação acadêmica; o papel dos equipamentos do playground e sua relação com a estimulação do desenvolvimento da criança de zero a 1a6m; e os conhecimentos necessários para a atuação junto a essa faixa etária utilizando o dispositivo playground. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Participaram 125 graduandos de Pedagogia dos seis campi da Universidade Estadual Paulista - UNESP. A tabulação dos resultados obtidos pelo questionário foi realizada por meio do processamento de dados em planilha Microsoft Office Excel. A análise dos dados foi feita por meio de estatística descritiva para as questões fechadas e análise de conteúdo para as abertas. Os resultados mostram o pouco conhecimento dos estudantes sobre o uso dos equipamentos do playground no berçário. Os graduandos afirmaram haver relação dos equipamentos do playground com a aprendizagem, citando o tanque de areia e o túnel como os mais importantes. O divertimento e entretenimento, a motricidade e socialização foram elencados como os principais objetivos da utilização desses equipamentos. Essa pesquisa contribuiu para a reflexão sobre a necessidade de maior aprofundamento sobre os temas Educação Infantil e uso dos equipamentos do playground na formação de professores.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-02T16:46:43Z
2019-04-02T16:46:43Z
2019-02-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/181330
000914525
33004030079P2
3696028065401053
0000-0001-9545-7588
url http://hdl.handle.net/11449/181330
identifier_str_mv 000914525
33004030079P2
3696028065401053
0000-0001-9545-7588
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128800853065728