Os playgrounds nas creches na visão de graduandos de Pedagogia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/181330 |
Resumo: | O playground contém equipamentos que favorecem a aprendizagem da criança. É um dispositivo comumente presente nas creches e que pode ser apropriados pelos professores para auxiliar as crianças em seu desenvolvimento integral. O presente estudo objetivou verificar a percepção dos estudantes de Pedagogia de uma Universidade Pública do Estado de São Paulo sobre o papel das atividades com equipamentos do playground nas instituições de Educação Infantil e sua relação com a estimulação do desenvolvimento integral da criança de zero a 18 meses de idade. Para isso, foi aplicado um questionário eletrônico inserido na plataforma Google Drive e enviado por e-mail aos participantes, tratando dos temas: formação acadêmica; o papel dos equipamentos do playground e sua relação com a estimulação do desenvolvimento da criança de zero a 1a6m; e os conhecimentos necessários para a atuação junto a essa faixa etária utilizando o dispositivo playground. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Participaram 125 graduandos de Pedagogia dos seis campi da Universidade Estadual Paulista - UNESP. A tabulação dos resultados obtidos pelo questionário foi realizada por meio do processamento de dados em planilha Microsoft Office Excel. A análise dos dados foi feita por meio de estatística descritiva para as questões fechadas e análise de conteúdo para as abertas. Os resultados mostram o pouco conhecimento dos estudantes sobre o uso dos equipamentos do playground no berçário. Os graduandos afirmaram haver relação dos equipamentos do playground com a aprendizagem, citando o tanque de areia e o túnel como os mais importantes. O divertimento e entretenimento, a motricidade e socialização foram elencados como os principais objetivos da utilização desses equipamentos. Essa pesquisa contribuiu para a reflexão sobre a necessidade de maior aprofundamento sobre os temas Educação Infantil e uso dos equipamentos do playground na formação de professores. |
id |
UNSP_4c9444f7af4e57cf68db96816837ca36 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/181330 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Os playgrounds nas creches na visão de graduandos de PedagogiaPlaygrounds in day care centers from the perspective of Pedagogy undergrad studentsPlaygroundBerçárioFormação de professoresCrecheEducação InfantilO playground contém equipamentos que favorecem a aprendizagem da criança. É um dispositivo comumente presente nas creches e que pode ser apropriados pelos professores para auxiliar as crianças em seu desenvolvimento integral. O presente estudo objetivou verificar a percepção dos estudantes de Pedagogia de uma Universidade Pública do Estado de São Paulo sobre o papel das atividades com equipamentos do playground nas instituições de Educação Infantil e sua relação com a estimulação do desenvolvimento integral da criança de zero a 18 meses de idade. Para isso, foi aplicado um questionário eletrônico inserido na plataforma Google Drive e enviado por e-mail aos participantes, tratando dos temas: formação acadêmica; o papel dos equipamentos do playground e sua relação com a estimulação do desenvolvimento da criança de zero a 1a6m; e os conhecimentos necessários para a atuação junto a essa faixa etária utilizando o dispositivo playground. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Participaram 125 graduandos de Pedagogia dos seis campi da Universidade Estadual Paulista - UNESP. A tabulação dos resultados obtidos pelo questionário foi realizada por meio do processamento de dados em planilha Microsoft Office Excel. A análise dos dados foi feita por meio de estatística descritiva para as questões fechadas e análise de conteúdo para as abertas. Os resultados mostram o pouco conhecimento dos estudantes sobre o uso dos equipamentos do playground no berçário. Os graduandos afirmaram haver relação dos equipamentos do playground com a aprendizagem, citando o tanque de areia e o túnel como os mais importantes. O divertimento e entretenimento, a motricidade e socialização foram elencados como os principais objetivos da utilização desses equipamentos. Essa pesquisa contribuiu para a reflexão sobre a necessidade de maior aprofundamento sobre os temas Educação Infantil e uso dos equipamentos do playground na formação de professores.The playground is composed by resources that favor the child's learning. It is a usual device in nurseries and day care centers that can be used by teacher to help children in their full development. The present study aimed to investigate how Pedagogy undergrad students from a public university of the State of São Paulo perceive the role of playground equipment activities in early childhood education institutions and its relationship with the full development stimulation of the child from zero to 18 months of age. For this, an electronic questionnaire inserted in the Google Drive platform was e-mailed to the participants, about the themes: academic formation; the role of playground equipment as well as its relation to the stimulation of child development from 0 to 1y6m; and the required knowledge to work with this age group using the playground device. The research was approved by the Research Ethics Committee. 125 students from the six campuses of São Paulo State University - UNESP took part in the research. The tabulation of the results obtained by the questionnaire was done through data processing in Microsoft Office Excel spreadsheets. Data treatment was performed by descriptive statistics to multiple choice questions and content analyses to openended questions. The results show the little knowledge of the students about the use of playground equipment at the nursery. The graduate students have stated there is a relation of playground equipment to learning, citing sandbox and the tunnel as the most important. Amusement and entertainment, motricity and socialization were counted as the main goals of use these equipments. This research contributed to the reflection of the need for further deepening about the issues of early childhood education and the use of playground equipment in teacher formation.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)1667787Universidade Estadual Paulista (Unesp)Vitta, Fabiana Cristina Frigieri de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Novaes, Carla Francielly Martini [UNESP]2019-04-02T16:46:43Z2019-04-02T16:46:43Z2019-02-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18133000091452533004030079P236960280654010530000-0001-9545-7588porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T13:53:59Zoai:repositorio.unesp.br:11449/181330Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:22:32.130842Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os playgrounds nas creches na visão de graduandos de Pedagogia Playgrounds in day care centers from the perspective of Pedagogy undergrad students |
title |
Os playgrounds nas creches na visão de graduandos de Pedagogia |
spellingShingle |
Os playgrounds nas creches na visão de graduandos de Pedagogia Novaes, Carla Francielly Martini [UNESP] Playground Berçário Formação de professores Creche Educação Infantil |
title_short |
Os playgrounds nas creches na visão de graduandos de Pedagogia |
title_full |
Os playgrounds nas creches na visão de graduandos de Pedagogia |
title_fullStr |
Os playgrounds nas creches na visão de graduandos de Pedagogia |
title_full_unstemmed |
Os playgrounds nas creches na visão de graduandos de Pedagogia |
title_sort |
Os playgrounds nas creches na visão de graduandos de Pedagogia |
author |
Novaes, Carla Francielly Martini [UNESP] |
author_facet |
Novaes, Carla Francielly Martini [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vitta, Fabiana Cristina Frigieri de [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Novaes, Carla Francielly Martini [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Playground Berçário Formação de professores Creche Educação Infantil |
topic |
Playground Berçário Formação de professores Creche Educação Infantil |
description |
O playground contém equipamentos que favorecem a aprendizagem da criança. É um dispositivo comumente presente nas creches e que pode ser apropriados pelos professores para auxiliar as crianças em seu desenvolvimento integral. O presente estudo objetivou verificar a percepção dos estudantes de Pedagogia de uma Universidade Pública do Estado de São Paulo sobre o papel das atividades com equipamentos do playground nas instituições de Educação Infantil e sua relação com a estimulação do desenvolvimento integral da criança de zero a 18 meses de idade. Para isso, foi aplicado um questionário eletrônico inserido na plataforma Google Drive e enviado por e-mail aos participantes, tratando dos temas: formação acadêmica; o papel dos equipamentos do playground e sua relação com a estimulação do desenvolvimento da criança de zero a 1a6m; e os conhecimentos necessários para a atuação junto a essa faixa etária utilizando o dispositivo playground. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Participaram 125 graduandos de Pedagogia dos seis campi da Universidade Estadual Paulista - UNESP. A tabulação dos resultados obtidos pelo questionário foi realizada por meio do processamento de dados em planilha Microsoft Office Excel. A análise dos dados foi feita por meio de estatística descritiva para as questões fechadas e análise de conteúdo para as abertas. Os resultados mostram o pouco conhecimento dos estudantes sobre o uso dos equipamentos do playground no berçário. Os graduandos afirmaram haver relação dos equipamentos do playground com a aprendizagem, citando o tanque de areia e o túnel como os mais importantes. O divertimento e entretenimento, a motricidade e socialização foram elencados como os principais objetivos da utilização desses equipamentos. Essa pesquisa contribuiu para a reflexão sobre a necessidade de maior aprofundamento sobre os temas Educação Infantil e uso dos equipamentos do playground na formação de professores. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-02T16:46:43Z 2019-04-02T16:46:43Z 2019-02-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/181330 000914525 33004030079P2 3696028065401053 0000-0001-9545-7588 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/181330 |
identifier_str_mv |
000914525 33004030079P2 3696028065401053 0000-0001-9545-7588 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128800853065728 |